Buscar

Atividade Discursiva (Direito Internacional)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva de Direito Internacional
1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional?
R: O Direito Internacional privado, em sua parte geral, é representado por normas que definem qual o direito a ser aplicado a uma relação jurídica, com conexão internacional, indicando o direito aplicável. Como fundamentos que podem ser destacados: conflito de leis; intercâmbio universal ou comércio internacional; extraterritorialidade das leis. É importante observar que, sob ótica das ordens jurídicas elas podem ser de dois modos: uma só ordem (quando para solução de um problema independe de outro ordenamento jurídico senão o próprio do país); e duas ou mais ordens jurídicas (quando para solução de um problema é preciso se levar em conta o ordenamento jurídico de um outro país).
2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço?
R: O conflito de leis no espaço decorre de dois fatores: a diversidade legislativa (cada sistema jurídico, autônomo e soberano, dá tratamento diferente a aspectos sociais) e a existência de uma sociedade transnacional (relações entre indivíduos vinculados a sistemas jurídicos diferentes). Se existisse um direito absolutamente uniforme ou sociedades herméticas, não existiria o "fato anormal" (fato jurídico vinculado, por qualquer de seus elementos, a mais de um ordenamento), que gera o conflito de leis.
3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente.
R: Somente a autoridade judiciária brasileira será competente para conhecer ações relativas a imóveis situados no Brasil, conforme a LINDB. Caso o imóvel seja localizado em outro país, compete a autoridade judiciária do local.

Continue navegando