Buscar

Estudo dirigido 1

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido I
O que a legislação ambiental brasileira (Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981) define por poluição?
R: É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudicam a saúde da população afetando desfavoravelmente a biota. 
O que a legislação ambiental (resolução CONAMA n.1/86) define como Impacto Ambiental?
R: Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota e a qualidade dos recursos ambientais.
Para um determinado ambiente, o que se entende por resiliência?
R: Resiliência é a capacidade de se restabelecer o equilíbrio de certo ambiente após uma perturbação, ou seja, sua capacidade de recuperação. 
Apresente um exemplo de um empreendimento passível de licenciamento ambiental, descrevendo um exemplo de: Atividade – aspecto ambiental e impacto ambiental.
R: De acordo com a Resolução CONAMA 2397, podemos citar como empreendimentos passíveis ao Licenciamento Ambiental: extração e tratamento de minerais, indústria metalúrgica, indústria mecânica, indústria de papel e celulose, indústria química, obras civis, produção de energia termoelétrica, ETA, uso de recursos naturais, entre outros.
Aspecto – o que vai gerar, não tão evidente no EIA. Ex: o consumo de água numa lavandeira, por exemplo.
Impacto - 
Qual a diferença entre Avaliação de dano ambiental e Avaliação de impacto ambiental?
R: ADA o dano já foi feito, não tem como gerar impacto. Ex: vazamento de petróleo.
AIA não ocorreu.
Quais os principais elementos (meios) que compõem o processo de Avaliação de Impacto Ambiental e o que eles abordam? 
R: Meios físicos, bióticos e abióticos (clima, solo), socioeconômicos e arqueológico. 
Quando e em que empreendimentos, iniciou-se a Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil?
R: Hidrelétrica de Sobradinho em 1972 e Tucuruí em 1977. AIA começaram a serem feitos por ordem de financiadores dos empreendimentos.
Quais os tipos de licença ambiental que um determinado empreendimento tem que obter do órgão licenciador?
R: Licença prévia (LP), licença de instalação (LI) e licença de operação (LO).
O que é ECA e qual sua função? 
R: É um licenciamento corretivo para atividades em operação, mas não licenciadas. Contém diagnóstico atualizado do ambiente, avaliação dos impactos gerados pela implantação e operação da atividade/empreendimento, incluindo os riscos, além de medidas de controle, mitigação, compensação e de readequação, se couber. A profundidade do ECA é a mesma dos demais estudos (EIA/RIMA, EAS/ RAP).
Empreendimento já estava em funcionamento, e não tinha as licenças e estudos.
Quais características um determinado empreendimento tem que apresentar para que seja licenciado por: órgão nacional (IBAMA); (ICMBIO); órgão estadual (FATMA) e; municipal (FAMCRI)?
R: IBAMA – abrange uma reserva ou parque nacional, dois países, dois estados.
Estadual – mais de um município, dentro de UC estadual.
Municipal – um município que tenha que um órgão licenciador.
Cite ao menos cinco instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental empregados no Brasil. 
R: Estudo Ambiental Simplificado (EAS): destina-se a avaliar as consequências ambientais de atividades e empreendimentos considerados de impactos ambientais de pequena magnitude e não significativos.
Relatório Ambiental Preliminar (RAP) : destina-se a avaliar sistematicamente as
consequências das atividades ou empreendimentos considerados potencial ou efetivamente causadores de degradação do meio ambiente, em que são propostas medidas mitigadoras com vistas à sua implantação.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA) : destina-se a avaliar sistematicamente as consequências consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente bem como propor medidas mitigadoras e/ou compensatórias com vistas à sua implantação.
PRAD
Análise prelimiar de risco.
Plano de manejo.
ECA não é incluído nesses instrumentos.
O que define a resolução CONSEMA 02/2011?
R: Reconhece a lista oficial de espécie faunísticas ameaçadas de extinção de SC.
Quais os objetivos da Avaliação de Impacto Ambiental?
R: Assegurar que as considerações ambientais sejam explicitamente tratadas e incorporadas ao processo decisório; Antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos negativos relevantes biofísicos, sociais e outros; Proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais assim como os processos ecológicos que mantém suas funções; Promover o desenvolvimento sustentável e otimizar o uso e as oportunidades de gestão de recursos.
O que é ESCOPO?
R: Identificação de questões relevantes, definição da abrangência e planejamento dos EIAs.
 O que é Termo de Referência?
R: Documento no qual o órgão ambiental estabelece os termos pelos quais um serviço deve ser prestado. Traz definição do objeto, orçamento detalhado de acordo com os preços estimados de mercado, métodos, estratégias de suprimentos, cronograma, retratando os planejamentos iniciais da licitação e da contratação, definindo seus elementos básicos.
O que são listas positivas e listas negativas de empreendimentos?
R: Listas positivas são listas de obras e serviços no qual é obrigatória a realização do estudo (Resolução 237/97). Já as listas negativas são listas de obras e serviços no qual desobriga a realização do estudo.
Qual a diferença entre EIA e RIMA?
R: O EIA é responsável por dizer a respeito da coleta de material, analise, bibliografia, bem como estudo das prováveis conseqüências ambientais que podem ser causados pela obra. Este estudo tem por finalidade analisar os impactos causados pela obra, propondo condições para sua implantação e qual o procedimento que deverá ser adotado para sua construção.
O RIMA é um relatório conclusivo que traduz os termos técnicos para esclarecimento, analisando o Impacto Ambiental. Este relatório é responsável pelos levantamentos e conclusões, devendo o órgão público licenciador analisar o relatório observando as condições de empreendimento. Recebido o RIMA o mesmo será publicado em edital, anunciado pela imprensa local abrindo o prazo de 45 dias para solicitação de audiência pública que poderá ser requerida por 50 ou mais cidadãos ou pelo Ministério Público, onde após a realização de quantas audiências forem necessárias é elaborado o parecer final, podendo ser autorizado um licenciamento prévio para realização da obra ou o indeferimento do projeto.
Como deve ser feita a descrição dos impactos ambientais em um EIAs?
O mais simplificado e objetivo possível. Não se pode fazer descrições abrangentes.
O que são impactos cumulativos? Cite exemplos de situações que podem ocorrer impactos cumulativos.
R: É o impacto ambiental derivado da soma de outros impactos ou por cadeias de impacto que se somam, gerado por um ou mais empreendimentos isolados, porém contíguos, num mesmo sistema ambiental.
Essas ação, ao longo dos anos, sem o controle adequado vem causando uma série de transtornos ao meio ambiente.
Esgoto doméstico, instalação de marina, por exemplo.
O que são matrizes de identificação de impacto?
R: São matrizes que permite visualizar o tamanho(grau) de um impacto ambiental antes de uma posterior implantação. 
Quais os conteúdos mínimos para os estudos de base de um EIA/RIMA?
R: a Resolução nº 001/86 do CONAMA (Arts. 5º, 6° e 9º) dispõem sobre o conteúdo mínimo do EIA/RIMA: 1. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto - consiste no levantamento e análise dos recursos ambientais e suas interações na área de influência do projeto, considerando o meio físico, biológico e sócio-econômico. O diagnóstico ambiental é trabalho preliminar do EIA, referente ao levantamento das características da região, ainda sem a consideração das alterações queadvirão com a futura implementação do empreendimento. A área de influência do projeto é aquela que será afetada pelos impactos, podendo transcender ao espaço territorial do município sede do empreendimento. 2. Descrição da ação proposta e suas alternativas e identificação, análise e previsão dos impactos significativos, positivos e negativos. 3. Definição das medidas mitigadoras desses impactos, tais como, a implementação de equipamentos antipoluentes. Entre tais medidas, embora não expressamente prevista pela Resolução do CONAMA, poderão estar as compensatórias, em caso de impacto irreversível. 4. Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Note-se que o monitoramento dos impactos produzidos pela atividade estudada ocorrerá após o deferimento da Licença de Operação.
O que são bioindicadores? Quais grupos podem ser utilizados?
R: Bioindicadores podem ser indivíduos ou mesmo comunidades, cujas funções vitais se relacionam tão estreitamente com determinados fatores ambientais, que podem ser empregados como indicadores na avaliação de uma determinada área. Sentinelas: introduzidas para indicar níveis de degradação e prever ameaças ao ecossistema. Detectores: são espécies locais que respondem a mudanças ambientais de forma mensurável. Exploradoras: reagem positivamente a perturbações. Acumuladoras: permitem a verificação de bioacumulação. Sensíveis: modificam acentuadamente o comportamento. 
Quais os métodos de previsão de impacto?
R: Listas de verificação, modelos matemáticos, comparações com outros estudos, experimentos de laboratórios, consultas de especialistas.
Qual a diferença entre perigo ambiental e risco ambiental?
R: Perigo é uma condição química ou física com potencial para causar danos às pessoas e ao ambiente que ameace a integridade de ambos. Um risco ambiental é definido como a possibilidade de ocorrência de um perigo.
Perigo – instalação de gasoduto. 
Risco – contaminação de um corpo de água. 
Quais os objetivos da análise de risco ambiental?
R: Antecipar um possível problema que venha a ocorrer depois e durante a implantação de um projeto(tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente), definindo uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde dos envolvidos no projeto e aos riscos existentes no ambientes de trabalho.
O que é plano de gestão ambiental e quais seus conteúdos?
R: O Plano de Gestão Ambiental abrange medidas de ordem técnicas...(resposta correta – Gabriel).
O que são medidas mitigatórias?
R: Avaliam os danos que vem a serem provocados por empresas que realizam explorações em áreas de destinação à preservação ambiental.
O que são medidas compensatórias?
R: Medidas destinadas a compensar impactos ambientais negativos, que não podem ser evitados (como a utilização de recursos ambientais não renováveis, faz-se necessário a utilização de uma medida compensatória).
Qual a função dos monitoramentos ambientais?
R: Verificar se os possíveis impactos anteriormente identificado realmente ocorreram, verificar se não houve impactos ainda mais prejudiciais e verificar mesmo depois da implantação do projeto se houve novos impactos que não foram levantados como um possível impacto ambiental no projeto de implantação. 
Quais as formas de comunicação dos resultados de um EIA?
Audiências públicas. 
O que é um impacto significativo e impacto pouco-significativo? Quais os critérios adotados para definir estes dois termos?
R: São considerados impactos ambientais significativos àqueles que por algum motivo são considerados graves pela empresa de acordo com sua possibilidade de ocorrência, visibilidade, abrangência e/ou outros critérios que a empresa/indústria pode definir.

Continue navegando