Buscar

Exercício 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 6
FLC 276 Morfologia do Português, 2017
Prof. Dr. Gabriel Antunes de Araujo
NOME: Bárbara Corrêa Hungria Pinto T Período matutino (10 horas)
Limite-se ao espaço de 7 linhas. Textos fora do espaço serão DESCONSIDERADOS. Entregar na sala de aula (exclusivamente) no dia designado no calendário.
Posto que as teorias linguísticas que lidam com o Léxico o veem como um estoque da informação linguística
irregular (pelo menos em um de seus componentes, associado a um conjunto de mecanismos de formação de
palavras, a partir de peças mais ou menos previsíveis — morfemas) e que a informação sobre a arbitrariedade do signo precisa estar ‘listada’ em algum lugar e poderá ser associada à aplicação de regras/restrições da morfologia ou da sintaxe, qual seria o lugar de pizzaiolo e ciclista no Léxico, depois de ter sido demonstrado, na aula, que separar sufixos nessas palavras é ignorar suas histórias de incorporação na língua portuguesa?
1 O papel dessas palavras é mostrar que separar morfemas e dar significado nem sempre se justifica, visto 2 que, muitas vezes, se vê as palavras como componentes inteiros e não compostos. “Ciclista” foi uma 3 palavra incorporada do francês e “pizzaiolo” tem sua origem no italiano. É interessante saber que na 4 separação de sufixo há seis princípios básicos a serem seguidos: cultismo, o quanto a palavra é comum na 5 língua; diacronia e sincronia; opacidade e transparência, este último tem relação ao quanto o significado da 6 palavra é facilmente descrito, sem ambiguidade; a combinação raiz, sufixo e/ou prefixo; se há prefixos 7 concorrentes e por fim o uso.

Outros materiais