Buscar

AP1 GET II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GET II
AP 1
1. De acordo com o conteúdo abordado em nossa Aula 1, há diversas concepções e interpretações sobre o que pode ser considerado como “evento”, dependendo da área de estudo que se apropria da abordagem em questão. Entretanto, sob a perspectiva que nos interessa, aquela dos eventos na esfera do turismo, é possível diferenciar esses acontecimentos a partir de sua dinâmica de planejamento e organização. Nesse sentido, discorra sobre a importância dos eventos para o setor de turismo e para o profissional em gestão de turismo. (1,5)
Atualmente os eventos exercem importante papel dinamizador das atividades turísticas numa localidade, seja no sentido de diversificar a oferta turística local, ou como recurso para a diminuição dos efeitos da sazonalidade da demanda. Muitos governos e profissionais em turismo têm utilizado os eventos como parte de suas estratégias de desenvolvimento econômico e de divulgação do destino turístico. Além disso, os eventos se constituem em importantes formas de perpetuação de símbolos e de desenvolvimento de relações sociais. 
2. Os Jogos Olímpicos consistem num evento de grande projeção internacional, abarcando competições esportivas de diversas modalidades. Sobre esse evento, apresente sua classificação de acordo com os seguintes critérios: (1,5)
a) Quanto à data de realização: Data móvel (ocorre de quatro em quatro anos, com datas variáveis em cada edição) .
b) Quanto ao porte: Megaevento (ou evento de grande porte) 
c) Quanto ao perfil dos participantes: Geral
3. Assinale a alternativa que contém um evento considerado historicamente como um precursor do que se conhece hoje como o Carnaval: (1,0)
a) Feira de Champagne
b) Diáspora
c) Festas Saturnálias (x)
d) Palio de Siena
4. As exposições universais foram acontecimentos importantes na história dos eventos, em virtude do legado que deixaram em termos de estrutura de organização e projeção internacional das sedes de cada edição. Assinale a alternativa que cita um monumento que foi construído por ocasião de uma dessas exposições: (1,0)
a) Estátua da Liberdade, em Nova Iorque
b) Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
c) Torre de Pisa, em Pisa
d) Torre Eiffel, em Paris (x)
5. Assinale a alternativa que contém organizações e associações relacionadas ao setor de organização de eventos no Brasil: (1,0)
a) ABRACCEF e ABEOC (x)
b) ABRACCEF e UNICEF
c) UNICEF e ABEOC
d) ABRACCEF e ABAV
6. “Evento com formato semelhante ao de uma palestra, porém com mais formalidade. Pode fazer parte da programação de um evento maior”. O tipo de evento descrito está corretamente relacionado na alternativa: (1,0)
a) Conferência 
(x) b) Seminário
c) Simpósio d) Workshop
7. De acordo com o conteúdo estudado em nossa Aula 7, descreva e diferencie a organização de um jantar em relação à promoção de um banquete. (1,0)
O banquete consiste numa refeição requintada e solene, oferecida para um grande número de pessoas, derivado de eventos similares oferecidos pelas monarquias inglesa e francesa, em meados do século XVII. Em termos de organização, suas principais diferenças em relação a um jantar se referem ao número de pessoas (normalmente é maior no banquete), à sofisticação do cardápio e dos serviços oferecidos, além do rigor exigido na recepção e na disposição dos convidados.
8. A partir do que estudamos em nossa Aula 3, discorra sobre os diferentes papéis do poder público e do setor privado no que se refere à organização de eventos. (2,0)
No que tange à organização de eventos, o poder público é o responsável pela criação de órgãos de gestão pública para o setor, bem como de políticas e programas direcionados a esta área. Cabem ainda ao poder público o desenvolvimento de infraestruturas de apoio ao turismo e o papel de articulador das diversas esferas de representação e atuação na organização local de eventos. 
À iniciativa privada, por sua vez, compete a operacionalização do mercado de eventos por meio de entidades representativas (como os Convention Bureaux). O setor privado é responsável pela viabilização das estruturas e serviços turísticos, como espaços para a realização de eventos e serviços especializados. As entidades representativas do segmento empresarial ainda atuam na captação e na criação de eventos locais.

Continue navegando