Buscar

AP1 GET II (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GET II
AP 1 
1.Selecione um evento no qual você tenha se envolvido como participante ou observador próximo. Com base no conteúdo estudado na Aula 4, identifique o maior número de impactos do evento, tanto positivos quanto negativos e, em seguida, responda às seguintes perguntas: 
a) Os impactos positivos ultrapassaram os negativos? Justifique sua resposta.(1,0) 
b )Que medidas os organizadores tomaram no local para maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos? (1,0) 
c) Como gestor de eventos, que outras medidas você poderia ter tomado para ontrabalançar os impactos e melhorar os resultados do evento? (1,0) 
Nas três alíneas dessa questão, espera-se que o aluno demonstre capacidade analítica relacionada a um evento de seu conhecimento, apresentando argumentos e aspectos técnicos da área de organização de eventos. Dessa forma, não devem ser consideradas respostas simplistas como “eles poderiam ter divulgado mais” (sem justificativa desse ponto de vista) ou baseadas no senso comum, a exemplo de “o evento foi muito bom para a comunidade”. A resposta deve privilegiar aspectos logísticos, mercadológicos e protocolares, por exemplo. 
2. Os eventos de sucesso envolvem uma cadeia de diversos tipos de serviços, empresas e profissionais. Nesse sentido, descreva dois setores atingidos pelo efeito multiplicador do turismo de eventos (conforme estudamos na Aula 3), destacando sua relação com a promoção de eventos. (1,0) 
O aluno deverá descrever dois setores envolvidos com o efeito multiplicador do turismo de eventos, a exemplo do que segue (há outros setores que podem ser descritos): 
a) Agências de turismo: Essas empresas muitas vezes atendem as demandas de pessoas que viajam para participar de eventos, organizando roteiros específicos, realizando reservas e fazendo traslados. Há muitos eventos que estabelecem parcerias com agências de turismo para a oferta de tarifas e condições especiais aos participantes – as chamadas “agências turísticas oficiais” de um evento; 
b) Hotelaria: Os empreendimentos hoteleiros se beneficiam com a promoção de eventos a partir da ocupação de suas unidades por participantes, muitas vezes oferecendo condições especiais para receberem a chancela de “hotel oficial do evento”. Há também muitos meios de hospedagem que, além de hospedar os participantes, oferecem toda a estrutura para sediar eventos, principalmente nas áreas empresarial e científica. Essa é uma das medidas relacionadas à diminuição dos efeitos nocivos da sazonalidade da demanda turística nos hotéis. 
3. Diferentes marcas brasileiras de vestuário pretendem se unir para realizar um evento a fim de promover seus lançamentos e coleções de produtos para a próxima temporada. Tal evento deverá ter projeção nacional, com um público estimado em mais de 2000 pessoas. A cidade sede conta com infra-estrutura turística e espaços para eventos com capacidade para atender às necessidades do público participantes. Sobre o contexto apresentado acima, esponda: 
a) Que tipo de evento você indicaria ao cliente promotor? Justifique sua resposta. (1,0) 
O tipo de evento mais adequado para o contexto em questão seria o desfile, pois tem um Formato adequado ao mercado da moda, além de apresentar finalidade mercadológica. Como não se solicita um evento para venda direta, mas sim para a promoção de novas coleções que ainda serão lançadas no mercado, o desfile se mostra mais adequado em relação a uma feira, por exemplo. 
b) Qual seria o público potencial, considerando o objetivo do evento? (0,5) 
O público potencial seria composto principalmente pela imprensa especializada, varejistas e empresários de moda, estilistas e blogueiros com expressivo reconhecimento na área. 
4. A cerimônia de entrega do Oscar é o maior evento do cinema mundial, premiando profissionais e produções ligadas à Sétima Arte todos os anos. O Teatro Dolby, local onde ocorre a premiação, recebe cerca de 3300 pessoas na noite do evento, que é transmitido ao vivo para mais de 200 países no mundo todo. Com base no conteúdo estudado na Aula 1, classifique esse evento de acordo com os seguintes critérios: (1,5) 
a) Data de realização: Móvel (a data se modifica a cada ano, mas a freqüên cia é anual) b) Porte: Grande (entre 500 e 5000 participantes) 
c) Perfil dos participantes: Específico (restrito aos convidados, principalmente profissionais da área de Cinema)
5. Assinale V nas afirmações corretas e F nas incorretas: (1,0) 
( F ) O Carnaval foi instituído por Dionísio, imperador que sistematizou o calendário de festividades no Império Romano. 
( V ) As feiras comerciais realizadas durante a Idade Média influenciaram em grande medida as feiras promovidas atualmente. 
( V ) O cerimonial e a hospitalidade são importantes heranças de rituais da Idade Antiga e da Idade Média. 
( F ) Os Jogos Olímpicos ocorrem a cada quatro anos desde a primeira edição, ainda na Antiguidade. 
( V ) Até a chegada da Família Real no Brasil, o país não teve acontecimentos que se destacaram como eventos de maior projeção. 
 
6. De acordo com o conteúdo da Aula 3, os promotores de um evento podem ser melhor descritos da seguinte maneira (assinale a alternativa correta): (1,0) a) São os agentes que assumem o custeio de parte do evento, em troca da exposição de sua marca no material publicitário. 
b) São os profissionais com conhecimento e capacitação para organizar o evento em todas as suas etapas. 
c) ( X ) São os agentes responsáveis pela concepção/criação do evento, para os quais os prestadores de serviços trabalham. 
d) São associações que fiscalizam a regularidade da realização dos eventos, de acordo com normas de segurança pré-estabelecidas. 
e) São agentes ou instituições que proporcionam apoio material e logístico aos organizadores do evento, em troca da exposição de sua marca no material publicitário. 
 
7. Sobre os eventos conhecidos como “tardes/noites de autógrafos” é incorreto afirmar que: (1,0) 
a) podem ocorrer como parte da programação de eventos maiores, a exemplo de festivais literários; 
b) são recursos importantes para que o autor de uma obra ganhe visibilidade junto ao seu público; 
c) geralmente são acompanhados de coquetel, enquanto o autor autografa os exemplares dos participantes; 
d) ( X ) são realizados na maioria das vezes em locais abertos, como praças e parques; 
e) são atrativos para a divulgação das obras literárias em lançamento.

Outros materiais