Buscar

CURTA AULA 6 ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. (UnB/CESPE PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária 2007) I - No Brasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde. III - É vedada a participação de serviços do setor privado no sistema de saúde brasileiro, ainda que em caráter complementar. IV - No Brasil, o sistema de saúde oferta atenção à saúde gratuita exclusivamente à população mais pobre. Estão CORRETOS os itens:
		
	
	III e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
Explicação:
 Segundo a disposição preliminar do Sistema Único de Saúde, A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
		
	
	a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
	
	a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
	
	um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
	
	a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	 
	uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
	
Explicação:
O Pacto pela Saúde é resultado de um esforço das esferas municipal, estadual e federal para, em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde, rediscutir a organização e o funcionamento do SUS. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS é uma das prioridades:
		
	 
	Pacto pela vida.
	
	Pacto Tripartipe.
	
	Pacto pela Promoção da Saúde.
	
	Pacto em defesa do SUS.
	
	Pacto de Gestão do SUS.
	
Explicação:
Pacto pela saúde com ênfase na Descentralização; Regionalização; Financiamento; Programação Pactuada e Integrada; Regulação; Participação e Controle Social; Planejamento; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Estratégia de Saúde da Família incorpora diversos sentidos da integralidade da atenção à saúde e tem várias diretrizes básicas, com EXCEÇÃO:
		
	
	articulação entre e assistência individual e coletiva.
	 
	identificação de problemas e estímulo a intervenções federais.
	
	promoção, prevenção e continuidade da atenção.
	
	promoção, prevenção, cura e reabilitação.
	
	humanização, vínculo e responsabilização.
	
Explicação:
 
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Logo identificação de problemas e estímulo a intervenções federais, não fazem parte das estratégias da saúde da família e sim como atribuições delegadas aos gestores do SUS.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao Pacto em Defesa do SUS, é correto afirmar que:
		
	 
	Reafirma a fidelidade de todos com um sistema público que garanta a equidade e o acesso universal e a demonstração de que os recursos financeiros existentes são insuficientes para a materialização dos princípios constitucionais.
	
	Explicita as prioridades operacionais em relação a indicadores e ações de promoção, prevenção e reabilitação. É constituído por um conjunto de compromissos sanitários, que deverão expressar uma prioridade inequívoca dos três entes federativos, com definição das responsabilidades de cada um.
	
	Fortalece a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
	
	Estabelece as responsabilidades claras de cada ente federativo, de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais evidente o papel de cada um, contribuindo, assim, com o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária no SUS.
	
	Elabora e implanta a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação saudável e combate ao tabagismo.
	
Explicação:
O Pacto em Defesa do SUS tem como prioridades a mobilização social, o desafio de mostrar a saúde como direito de cidadania e repotilização, bem como a garantia de financiamento adequado para materialização dos princípios e diretrizes.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A estratégia prioritária da Atenção Básica é:
		
	 
	Saúde da Família
	
	Saúde da Criança e do Adolescente
	
	Saúde do Homem
	
	Saúde da Mulher
	
	Saúde dos indígenas
	
Explicação:
A Política Nacional de Atenção Básica, teve como um dos seus objetivos: Afirmar os fundamentos e diretrizes estratégicas para a política nacional de atenção básica; reforçando a Saúde da Família como estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
		
	 
	Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
	
	Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
	
	Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
	
	Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
	Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
	
Explicação:
Cabe ao pacto de Defesa do SUS, eaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços públicos de saúde.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As ações da equipe do PSF devem ser norteadas dentro da lógica da:
		
	
	vigilância sanitária.
	 
	vigilância em saúde.
	
	vigilância ambiental.
	
	vigilância epidemiológica.
	
	vigilância em saúde do trabalhador.
	
Explicação:
A Vigilância em Saúde planeja as ações de saúde, baseando-se em dois princípios fundamentais da estratégia Saúde da Família: a corresponsabilidade sanitária e a participação social. Sendo assim,considera-se que a estratégia Saúde da Família constitui o principal meio para a operacionalização da Vigilância em Saúde.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 1a Questão
	
	
	
	A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas ESTÃO CORRETAS: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
		
	
	Nenhuma esta correta;
	
	Apenas I e III estão corretas;
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas;
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
Explicação:
A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, verifica-se que o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; A época, o sanitarismo campanhista significava uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social; e, o processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o:
		
	
	pacto de atenção secundária.
	
	pacto de atenção básica.
	
	pacto intergestores.
	 
	pacto pela saúde.
	
	pacto de atenção terciária.
	
Explicação:
O pacto pela saúde, foi um dos instrumentos jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite(2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):
		
	
	redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
	
	análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
	
	diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
	 
	grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
	
	significativa redução das queixas dos usuários.
	
Explicação:
 Por seus princípios, o Programa Saúde da Família é, nos últimos anos, a mais importante mudança estrutural já realizada na saúde pública no Brasil. Junto ao Programa dos Agentes Comunitários de Saúde com o qual se identifica cada vez mais permitindo a inversão da lógica anterior, que sempre privilegiou o tratamento da doença nos hospitais. Ao contrário, promove a saúde da população por meio de ações básicas, para evitar que as pessoas fiquem doentes. Porém, se o programa se restringir apenas à atenção básica, tenderá ao fracasso. A aposta do Brasil é no SUS, na atenção integral e em todos os níveis de complexidade.
A estratégia do PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde, bem como para a sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis e complexidade assistencial. Assume o compromisso de prestar assistência universal, integral, equânime, contínua e, acima de tudo, resolutiva à população, na unidade de saúde e no domicílio, sempre de acordo com as suas reais necessidades além disso, identifica os fatores de risco aos quais ela está exposta, neles intervindo de forma apropriada.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS:
		
	
	I, II e III.
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I e III
	
	I;
	
Explicação:
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
Identifica a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS e tem como fundamentos: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da equidade; efetivar a integralidade em seus vários aspectos, e ainda tem como fundamentos: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada,
 
 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao Pacto pela Saúde e a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa que não apresenta vínculo a regulação de atenção à saúde:
		
	
	A busca da redução das desigualdades sociais e territoriais e promoção da equidade.
	 
	A busca de equilíbrio das relações humanas, com preconização das ciências sociais e humanas.
	
	Descentralização administrativa relativo à gestão para as Comissões Intergestores Bipartite. 
 
	
	A garantia da integralidade na atenção a saúde.
	
	A garantia de acesso, resolutividade e qualidade às ações e serviços de saúde.
	
Explicação:
Apesar de ser um tema fundamental para as relações humanas a Regulação de Atenção à Saúde nào explicita as questões das ciências sociais e humanas.
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
		
	
	reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.
	 
	implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
	
	fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
	
	consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
	
	contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
	
Explicação:
A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da PessoaIdosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Pacto de Gestão trata das diretrizes para a gestão nos seguintes aspectos, EXCETO:
		
	
	financiamento.
	
	descentralização.
	
	regionalização.
	
	planejamento.
	 
	educação primária.
	
Explicação:
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
	
	1a Questão
	
	
	
	São prioridades do Pacto em Defesa do SUS são, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio - PE Concurso Público 2010)
		
	 
	Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
	
	Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
	
	Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
	
	Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
	Implementar um projeto permanente de mobilização social.
	
Explicação:
Apresenta como prioridades três pactos: o Pacto pela Vida; o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. 
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vários compromissos inter gestores surgiram com o pacto em defesa da vida. Qual a alternativa FALSA em relação a esse pacto?
		
	 
	Como política prioritária temos a mobilização pelo desarmamento.
	
	Como prioridade temos a implementação da política do idoso.
	
	Existe uma exclusividade para a política de promoção e prevenção da saúde do homem (prevenção de cancer de próstata).
	
	Como eixo estruturador temos a redução da mortalidade materno-infantil.
	
	A educação em saúde é uma das metas.
	
Explicação:
Apresenta como prioridades três pactos: o Pacto pela Vida; o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. 
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa que não se enquadra nos temas prioritários preconizadas pelo Pacto pela Vida:
		
	
	Saúde do Idoso;
	
	Promoção da Saúde;
	
	Atenção Básica à Saúde;
	 
	Cirurgias Reparadoras;
	
	Câncer de Colo de Útero e de Mama;
	
Explicação:
As prioridades e objetivos preconizados pelo Pacto pela Vida em 2006 são: Saúde do Idoso, câncer de colo de útero e de mama, mortalidade infantil e materna, doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue e na hanseníase, promoção da saúde e atenção básica à saúde.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O documento que será revisado anualmente com base nas necessidades de saúde da população e baseado nos princípios do sistema único de saúde e tem como objetivo o enfrentamento e superação das dificuldades e o avanço para consolidação do Sistema Único de Saúde é:
		
	 
	PACTO PELA VIDA
	
	PLANO DIRETOR REGIONAL
	
	PLANO REGIONAL DE SAÚDE
	
	PACTO INTERGETORES
	
	PACTO PELO SUS
	
Explicação:
PACTO PELA VIDA:
O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.
Significa uma ação prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados.
As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos:
Saúde do idoso; Cancer de colo de útero e mama; mortalidade infantil e materna.
	1a Questão
	
	
	
	O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do Sistema Único de Saúde valorizando a relação solidária entre os gestores. Tendo como eixos de ação pactuados, EXCETO:
		
	
	descentralização.
	 
	centralização no SUS.
	
	regionalização.
	
	planejamento no SUS.
	
	financiamento do SUS.
	
Explicação:
O pacto pela saúde estabelece as diretrizes para a gestão do SUS, com ênfase na Descentralização; Regionalização; Financiamento; Programação Pactuada e Integrada; Regulação; Participação e Controle Social; Planejamento; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que diz respeito às equipes de saúde da família (ESF) e aos núcleos de apoio à saúde da família (NASF), assinale a opção correta.
		
	
	Os NASF compartilham as mesmas responsabilidades e competências inerentes às equipes de saúde da família.
	 
	As ESF são responsáveis por oferecer serviços de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade.
	
	As ESF, os NASF e as equipes de saúde bucal vinculam-se a um número mínimo de famílias distribuídas ao longo do território em que estão situados.
	
	Os NASF são responsáveis por promover ações verticais em saúde materno-infantil junto às populações de baixo risco.
	
	A supervisão continuada das equipes multiprofissionais e a execução de protocolos de atendimento têm sido avaliadas como medidas de sucesso para a expansão do Programa Saúde da Família no território nacional.
	
Explicação:
Com a criação do SUS a atenção básica passa a ser a porta de entrada dos usuários nos serviços de saúde e com a qualificação dos profissionais de saúde desta área a maioria dos problemas de saúde da população podem ser solucionados, desafogando os serviços terciários e outros.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	As ações e serviços de Saúde, implementados pelos estados, municípios e Distrito Federal são financiados com recursos próprios da União, estados e municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. 
O financiamento de custeio será organizado e transferido em blocos de recursos, utilizando recursos federais.Em relação ao Financiamento do Sistema Único de Saúde a Portaria número 399 descreve que:
I) É responsabilidade da União o financiamento do Sistema Único de Saúde.
II) A redução das iniqüidades macrorregionais, estaduais e regionais.
III) O repasse deverá ser realizado fundo a fundo, definido como modalidade preferencial de transferência de recursos entre os gestores.
IV) O financiamento de custeio será organizado e transferido em blocos de recursos, utilizando recursos municipais.
V) Os blocos do financiamento para o custeio ficou dividido para: Atenção básica; Atenção de média e alta complexidade; Vigilância em Saúde; Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS.
No que se refere ao financiamento do SUS pode-se afirmar que:
		
	 
	Os itens II, III e IV estão corretos.
	
	Os itens I, III e V estão corretos.
	
	Os itens I, II e V estão corretos;
	
	Os itens I, II, III e IV estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
Explicação:
. É responsabilidade das três esferas de gestão ¿ União, Estados e Municípiospelo financiamento do Sistema Único de Saúde.
. A redução das iniqüidades macrorregionais, estaduais e regionais.
. O repasse deverá ser realizado fundo a fundo, definido como modalidade preferencial de transferência de recursos entre os gestores.
. O financiamento de custeio será organizado e transferido em blocos de recursos, utilizando recursos federais. 
. Os blocos do financiamento para o custeio ficou dividido para: Atenção básica; Atenção de média e alta complexidade; Vigilância em Saúde; Assistência Farmacêutica e Gestão 
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa que melhor representa as prioridades do Pacto pela Saúde:
		
	
	Pacto pela vida, Pacto pela Gestão e Pacto pela Qualidade de Vida;
	 
	Pacto de Gestão, Pacto pela Vida e Pacto em Defesa do SUS;
	
	Pacto em Defesa do SUS, Pacto pelo Idoso e Pacto pela Criança;
	
	Pato pela Vida, Pacto de Gestão e Pacto pelo Idoso.
	
	Pacto pela Criança, Pacto pela Mulher e Pacto pelo Idoso;
	
Explicação:
O Pacto pela Saúde com base nos princípios doutrinários do SUS tem sua discussão centrada nas necessidades de saúde da população. Apresenta como prioridades três pactos: o Pacto pela Vida; o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão.

Continue navegando