Buscar

CURTA AULA 10 ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	De acordo com o estudado, o coeficiente de letalidade é a transição entre um indicador de morbidade e mortalidade. Mede o poder de uma doença determinar a morte. Assim, o coeficiente calculado pela estimativa do risco que as crianças nascidas vivas têm de morrer antes de completar um ano de idade é descrito como:
		
	
	Coeficiente de mortalidade infanto-juvenil (CMIJ). 
	
	Coeficiente de morbimortalidade infantil (CMBI). 
	
	Coeficiente de mortalidade Geral (CMG). 
	 
	Coeficiente de mortalidade infantil (CMI).
	
	Coeficiente de incidência infantil (CII). 
	
Explicação:
Indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os coeficientes mais utilizados na área da saúde baseiam-se em dados sobre doenças (morbidade) e sobre eventos vitais (nascimentos e mortes). Os coeficientes de morbidade são:
		
	
	coeficiente de prevalência, coeficiente de mortalidade por doenças transmissíveis, Coeficientes de natalidade.
	
	coeficiente de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade por doenças transmissíveis, Coeficientes de natalidade.
	
	coeficiente geral de mortalidade, coeficiente de mortalidade infantil, coeficiente de mortalidade perinatal.
	 
	coeficiente de prevalência, coeficiente de incidência, coeficiente de letalidade.
	
	coeficiente de incidência, coeficiente de letalidade, Coeficientes de natalidade.
	
Explicação:
Coeficientes de Morbidade: Coeficiente de Incidência: representa o risco de ocorrência (casos novos) de uma doença na população
Relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer. Discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência. Muito útil para o objetivo de controle de doenças ou de agravos, bem como para estudos de análise do tipo causa/efeito.
Morbidade e mortalidade: Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo de tempo. Coeficiente de mortalidade : Relação entre a frequência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, causa, etc
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O elemento fundamental para alimentar o sistema de informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) é:
		
	
	Declaração de Óbito
	 
	Declaração de nascido vivo
	
	Notificação e investigação de casos de doenças e agravos
	
	Cartório do Registro civil
	
	Ficha de cadastramento e de acompanhamento
	
Explicação:
Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos ¿ SINASC
Contém informações sobre as características dos nascidos vivos, das mães, da gestação e do parto.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O planejamento em saúde é um instrumento de gestão que permite aperfeiçoar o desenvolvimento Institucional, ou seja, melhora o desempenho, aperfeiçoa a produção e consequentemente eleva a eficácia e eficiência dos sistemas.  Qual o tipo de PLANEJAMENTO que  Indica os meios  pelos quais se julga que seja possível atingir as metas desejadas de médio e longo prazos; define a estrutura sistêmica para a ação organizacional e as medidas de efetividade - indicadores - para análise dos resultados?
		
	
	Planejamento normativo.
	 
	Planejamento estratégico.
	
	Planejamento tático.
	
	Planejamento de políticas.
	
	Planejamento operacional.
	
Explicação:
O Planejamento Estratégico de uma organização está relacionado ao ¿processo de desenvolver e construir estratégia e administrar a empresa de acordo com as decisões e os objetivos estabelecidos a médio e a longo prazo¿. As organizações que adotam o planejamento estratégico preocupando-se com o futuro buscam claramente definir onde querem estar em um certo período de tempo.
O planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e preocupa-se com a formulação dos objetivos a serem seguidos. Essa ferramenta avalia todo o potencial da empresa e associa claramente seus objetivos às iniciativas e aos recursos necessários para atingir a meta, define a estrutura sistêmica para a ação organizacional e as medidas de efetividade,indicadores, para análise dos resultados. Pois o planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia,
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é utilizado na avaliação:
		
	
	do estado sanitário de áreas determinadas.
	
	de informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional.
	 
	da estimativa do risco que as crianças nascidas vivas têm de morrer antes de completar um ano de idade.
	
	de investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. 
	
	de informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.
	
Explicação:
Coeficiente de mortalidade infantil (CMI): é uma estimativa do risco que as crianças nascidas vivas tem de morrer antes de completar um ano de idade. É considerado um indicador sensível das condições de vida e saúde de uma comunidade.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O indicador de saúde deve revelar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. São usados para medir aspectos não sujeitos à observação direta como, ______, ________, indicando um aspecto como, por exemplo, __________.
		
	
	data de nascimento, sexo, raça.
	
	idade, saúde, mortalidade.
	
	sexo, raça, mortalidade.
	
	idade, sexo, raça.
	 
	saúde, felicidade, mortalidade.
	
Explicação:
Indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os dados obtidos em saúde servem de material para a produção de:
		
	
	Indicador
	 
	Informação
	
	Artigo
	
	Índice
	
	Memorando
	
Explicação:
Os dados obtidos em saúde servem de material para a produção de informação. A vigilância sanitária trabalha com coleta, análise e disseminação de informações sobre saúde.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para implementar-se a Gestão de um Sistema de Saúde, conforme previsto na legislação brasileira, são necessárias algumas condições político-institucionais, mínimas, assim como algumas condições técnico-político- administrativas por parte do gestor. São condições técnico-político-administrativas do gestor, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio PE Concurso Público 2010)
		
	 
	Ter os instrumentos de gestão do SUS implementados.
	
	Ter capacidade para alocar recursos orçamentários e financeiros específicos para o setor saúde junto ao próprio governo e às outras esferas de governo.
	
	Ter noções e saber utilizar métodos de planejamento.
	
	Ter capacidade para conduzir plano de ação.
	
	Ter conhecimento da realidade onde irá atuar, ser capaz de descrevê-la, analisá-la e propor soluções para os problemas localizados.
	
Explicação:
 São condições técnico-político-administrativas do gestor:
Ter conhecimento da realidade onde irá atuar, ser capaz de descrevê-la, analisá-la e propor soluções para os problemas localizados.
Ter noções e saber utilizar métodos de planejamento.
Ter capacidade para conduzir plano de ação.
Ter capacidade para alocar recursos orçamentários e financeiros específicos para o setor saúde junto ao próprio governo e às outras esferas de governo
	
	 1a Questão
	
	
	
	Diante da definição de dado, ¿um valor quantitativo referente a um fato ou circunstância¿, os materiais obtidosem saúde, servem de base para a produção de informação. Sendo assim, indique os elementos analisados em relação a polução.
		
	
	abastecimento de água, sexo, unidades de saúde
	
	raça, óbitos, idade.
	
	tratamento de esgoto, coleta e disposição do lixo, idade.
	 
	número de habitantes, idade, sexo, raça etc.
	
	óbitos, nascimento de vivos e mortos, renda
	
Explicação:
O conhecimento adquirido por meio dos dados, irá gerar a informação separadamente para cada tipo de agravo ou situação apresentada. Em relação aos dados da população, foi estabelecido a coleta do número de habitantes, idade, sexo, raça etc.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória alimentam um dos sistemas de informação em saúde do Brasil, denominado:
		
	
	Sistema de Informações Gerenciais de Doenças de notificação compulsória (SIG-NC).
	
	Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória (SINASC).
	
	Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
	 
	Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
	
	Sistema Nacional de Morbidade e Mortalidade (SIM).
	
Explicação:
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde -SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde.  É necessário existir mais de um sistema de informação para podermos registrar os diversos tipos de dados obtidos. É necessário o conhecimento de todos os passos de cada etapa de um sistema de informações para assegurar a fidedignidade das bases de dados e a sua utilização total. Com base nessas informações, identifique qual  sistema de informação, dos listados abaixo,  está com a classificação ERRADA:
		
	
	SIM - Sistema de Informação sobre Mortalidade.
	
	SINASC - Sistema de informação sobre Nascidos Vivos.
	
	SINAN - Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação.
	 
	SIA - Sistema de Informações Ambientais.
	
	SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica.
	
Explicação:
O Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA) é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, previsto no inciso VII do artigo 9º da Lei nº 6.938/81.
A divulgação de informações ambientais é considerada estratégica para o Ministério do Meio Ambiente - MMA
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise:
		
	
	o estudo epidemiológico e soluções viáveis.
	
	a coleta e registro sigiloso das informações.
	
	a pesquisa e a procura de novos casos.
	 
	a divulgação e recomendações para a ação.
	
	a divulgação e registros de casos recorrentes.
	
Explicação:
Os dados obtidos em saúde servem de material para a produção de informação. 
A vigilância sanitária trabalha com coleta, análise e disseminação de informações sobre saúde.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um sistema de informação em saúde, compatível com as diretrizes do SUS, baseia-se em alguns dos seguintes princípios, EXCETO:(Prefeitura Municipal de Afrânio ¿ PE Concurso Público 2010)
		
	
	Uso adequado e divulgação das informações.
	 
	Quem produz os dados deve ser gestor do sistema de informação.
	
	Garantia de privacidade do cidadão sobre as informações específicas de sua saúde.
	
	Acesso da população às informações de seu interesse.
	
	Criação de espaços de livre expressão.
	
Explicação:
Os sistemas de informação em saúde são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.  Baseia-se em alguns dos seguintes princípios:
	Uso adequado e divulgação das informações.
Acesso da população às informações de seu interesse.
Garantia de privacidade do cidadão sobre as informações específicas de sua saúde.
Criação de espaços de livre expressão.
 
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diante da definição de dado - um valor quantitativo referente a um fato ou circunstância - os materiais obtidos em saúde, servem de base para a produção de informação. Sendo assim, indique os elementos analisados em relação a Eventos Vitais.
		
	
	renda e sexo.
	 
	óbitos e nascimentos vivos e mortos.
	
	sexo e idade.
	
	nascimentos vivos e mortos e sexo.
	
	idade e raça.
	
Explicação:
O conhecimento adquirido por meio dos dados, irá gerar a informação separadamente para cada tipo de agravo ou situação apresentada. Em relação aos dados de eventos vitais, foi estabelecido a coleta em relação ao número de óbitos, nascimentos vivos e mortos, principalmente.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O elemento fundamental para alimentar o sistema de informação de mortalidade (SIM) é:
		
	
	Declaração de nascido vivo
	
	Ficha de cadastramento e de acompanhamento
	 
	Declaração de Óbito
	
	Notificação e investigação de casos de doenças
	
	Atestado de Óbito
	
Explicação:
O Ministério da Saúde implantou, desde 1976, um modelo único de Declaração de Óbito (DO) para ser utilizado em todo o território nacional, como documento base do Sistema de Informações sobre Mortalidade ¿ SIM. A DO tem dois objetivos principais: o primeiro é o de ser o documento padrão para a coleta das informações sobre mortalidade, que servem de base para o cálculo das estatísticas vitais e epidemiológicas do Brasil; o segundo, de caráter jurídico, é o de ser o documento hábil, conforme preceitua a Lei dos Registros Públicos ¿ Lei 6.015/73, para lavratura, pelos Cartórios de Registro Civil, da Certidão de Óbito, indispensável para as formalidades legais do sepultamento. 
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é ascendente, do nível local até o federal. Esse planejamento é baseado nas necessidades apontadas por seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.
Em relação ao Plano de Saúde assinale a opção FALSA:
		
	
	Os planos de saúde são a base das atividades e programações da saúde de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS). 
	 
	O plano de saúde não pode ser discutido com a população no conselho de saúde. 
	
	Na formulação do planejamento e consequentemente, do plano de saúde, deve ser observado os critérios legais: epidemiologia, organização de serviços e demografia. 
	
	É vedada a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde, exceto em situações emergenciais ou de calamidade pública, na área de saúde. 
	
	Os recursos devem ser alocados nos fundos de saúde das esferas de governo correspondentes e devem ser aplicados de acordo com o plano de saúde. 
	
Explicação:
A saúde é objeto de ação e demanda dos movimentos sociais desde os anos 60, oque forneceu as bases para a cultura setorial de participação social. A institucionalização da participação social, que se materializa em Conselhos e Conferências de Saúde, tem como intenção introduzir no interior do Estado uma nova dinâmica de democratização da esfera pública, tornando-a mais permeável a presença e ação da sociedade. 
Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação comunitária, a Constituição Federal de 1988 apontou para a relevância da inserção da população brasileira na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde. Além disso, atribuiu importância a instâncias populares na fiscalização e controle das ações do Estado, considerando as especificidades de cada região brasileira.
	
	1a Questão
	
	
	
	Os dados obtidos em saúde servem de material de produção de:
		
	
	texto.
	
	evento.
	
	cultura.
	
	dado.
	 
	informação.
	
Explicação:
Os dados obtidos em saúde servem de material para a produção de informação. A vigilância sanitária trabalha com coleta, análise e disseminação de informações sobre saúde.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, tendo como seus princípios básicos e incorporados e reafirmados pela Estratégia da Saúde da Família:
		
	 
	Universalidade; Integralidade; Descentralização; Controle Social.
	
	Universalização; Integralidade; Descentralização; Controle da União.
	
	Regionalização; Integralidade; Descentralização; Controle Social.
	
	Universalidade; Integralidade; Centralização; Controle Social.
	
	Municipalização; Integralidade; Descentralização; Controle Social.
	
Explicação: O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, tendo como seus princípios básicos e incorporados e reafirmados pela Estratégia da Saúde da Família: Universalidade; Integralidade; Descentralização; Controle Social.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A epidemiologia descreve os agravos à saúde da população a partir de dois conceitos-chave:
		
	
	prevalência e morbidade.
	
	incidência e mortalidade.
	
	mortalidade e morbidade.
	
	normalidade, mortalidade.
	 
	incidência e prevalência.
	
Explicação:
Incidência: Frequência de casos novos de determinado agravo à saúde, em um determinado período de tempo.
Prevalência: O verbo prevalecer significa ser mais, ter mais valor, preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade daquilo que prevalece, portanto, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Casos prevalentes são os anteriormente diagnosticados (casos antigos) mais aqueles que foram descobertos posteriormente (casos novos), retirando-se as curas e os óbitos. A prevalência, como ideia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste à doença na população. É uma medida mais utilizada para avaliação de doenças crônicas.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para que ocorra o planejamento em saúde é necessária a definição de vários termos. E o conceito que indica orientação para ação e propõe a otimização dos trabalhos de outros, que não é o do planejador é o:
		
	 
	plano
	
	planejamento estratégico
	
	gerenciamento em saúde
	
	método de planificação
	
	diagnóstico situacional
	
Explicação:
Um plano é uma intenção ou um projeto. Trata-se de um modelo sistemático que se elabora antes de realizar uma ação, com o objetivo de a dirigir e de a encaminhar. Neste sentido, um plano também pode ser o conjunto das disposições necessárias para implantação de um projeto.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o estudado, o coeficiente de letalidade é a transição entre um indicador de morbidade e mortalidade. Mede o poder de uma doença determinar a morte. Assim, indique o coeficiente utilizado na avaliação do estado sanitário de áreas determinadas.
		
	 
	Coeficiente de mortalidade Geral (CMG).
	
	Coeficiente de mortalidade infanto-juvenil (CMIJ).
	
	Coeficiente de mortalidade infantil (CMI).
	
	Coeficiente de incidência infantil (CII).
	
	Coeficiente de morbimortalidade infantil (CMBI).
	
Explicação:
Indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. O CMG é prejudicado pela qualidade de registro de dados (subnotificação de óbitos, estimativas erradas de população).
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diante da definição de dado - um valor quantitativo referente a um fato ou circunstância -  os materiais obtidos em saúde, servem de base para a produção de informação. Sendo assim, indique os elementos analisados em relação a questão ambiental.
		
	
	estrutura das unidades básicas de saúde, estrutura dos hospitais, tratamento de esgoto.
	 
	poluição, abastecimento de água, tratamento de esgoto.
	
	condições de moradia, abastecimento de água, estrutura das unidades básicas de saúde.
	
	acesso aos serviços de saúde, estrutura das unidades básicas de saúde, condições de moradia.
	
	abastecimento de água, estrutura das unidades básicas de saúde, estrutura dos hospitais.
	
Explicação:
O conhecimento adquirido por meio dos dados, irá gerar a informação separadamente para cada tipo de agravo ou situação apresentada. Em relação aos dados da questão ambiental, foi estabelecido a coleta em relação a poluição, abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta e disposição do lixo.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Existem requisitos necessários aos municípios para o recebimento dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde. Qual dos requisitos abaixo está CORRETO?
		
	
	 Rede assistencial ambulatorial e hospitalar
 
	
	Alto nível de saúde
	
	Informatização do sistema de pagamentos
	 
	Fundo de saúde
	
	 Consórcio interestadual de saúde
	
Explicação:
Principal instrumento de canalização e gestão dos recursos financeiros do SUS, o Fundo Municipal de Saúde nada mais é do que um instrumento de gestão e não deve ser considerado como um fim em si mesmo. Tem como finalidade permitir maior flexibilidade e autonomia da gestão dos recursos pelas SMS, facilitar os repasses de recursos entre esferas de governo, garantir que os recursos da saúde não sejam desviados para outros fins, facilitar o controle social e propiciar maior racionalidade na alocação e gestão dos recursos da saúde. É uma modalidade de gestão de recursos, criado por lei e revestido de certas formalidades, com o fim de ser o receptor único de todos os recursos destinados à saúde, em cada esfera de governo: recursos financeiros destinados a custear as ações e os serviços públicos de saúde, sejam dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios, bem como transferências de uma esfera estatal a outra, e recursos de outras fontes devem ser depositados no fundo de saúde.
 
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O planejamento em saúde deve estar voltado para o futuro, às necessidades de saúde mudam de acordo com as mudanças ocorridas em uma sociedade, deve ter objetivos determinados, ter um foco para atuação e ter caminhos ou ações alternativas para a ação, isto é pensar estrategicamente. Qual é o termo que significa o detalhamento deste processo, isto é, detalhamento entre a situação atual e a desejada?
		
	
	Planejamento estratégico.
	
	Diagnóstico situacional.
	 
	Plano.Gerenciamento em saúde.
	
	Método de planificação.
	
Explicação:
Planejamento de programas de Promoção de Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva que identificam precocemente o dano e ou controlam a exposição do hospedeiro ao agente causal em um dado meio-ambiente.

Continue navegando