Buscar

CURTA AULA 9 ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A _________________ é o primeiro passo do sistema de vigilância epidemiológica desencadeia o processo informação decisão ação.
		
	
	análise
	
	coleta
	
	monitorização
	
	pesquisa
	 
	notificação
	
Explicação:
A Investigação Epidemiológica tem que ser iniciada imediatamente após a notificação de caso(s) isolado(s) ou agregados de doença/agravo, seja(m) ele(s) suspeito(s), clinicamente declarado(s), ou mesmo contato(s), para o(s) qual(is), as autoridades sanitárias considerem necessário dispor de informações complementares.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O sistema que compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância ambiental em saúde, visando conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde é:
		
	
	SIM (Sistema Informação de Mortalidade)
	
	 SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos)
	
	SIA/SUS (Sistema de Informação Ambulatorial)
	 
	SINVAS (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde)
	
	SIH/SUS ( Sistema de Informação Hospitalar)
	
Explicação:
SINVAS (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde) tem por objetivo  vigilância ambiental em saúde que é apoiada no reconhecimento da relação entre riscos e seus efeitos adversos sobre a saúde. Uma das tarefas primordiais para o estudo da relação entre ambiente e saúde é a seleção de indicadores para esses níveis de manifestação dos problemas ambientais. Esses componentes devem estar combinados para que se defina uma estratégia eficaz para a prevenção ou redução do impacto dos problemas ambientais sobre a saúde. Um modelo de interligação desses componentes, onde são destacados os eventos que devem ser monitorados pelas ações de vigilância ambiental.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Vigilância Sanitária é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da ocorrência das doenças e seu aumento e propagação, onde atua a Vigilância Epidemiológica. Vigilância sanitária refere-se à:
		
	
	controle da mortalidade da população em geral.
	
	Controle do nível de escolaridade da sociedade.
	 
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
	
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
	
	Controle da incidência de doenças tropicais.
	
Explicação:
Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; como exemplo: Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A vigilância sanitária tem como ações básicas:
		
	
	o controle das ações da assistência primária e secundária da saúde.
	
	o controle dos surtos e epidemias.
	
	o controle de vetores e roedores.
	 
	o controle de bens de consumo e da prestação de serviços que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde.
	
	o controle das doenças endêmicas.
	
Explicação:
Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I - O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;
II - O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde:
		
	 
	Vigilância sanitária
	
	Vigilância ambiental
	
	Vigilância epidemiológica
	
	Vigilância do trabalhador
	
	Vigilância da saúde
	
Explicação:
A definição de VIGILÂNCIA SANITÁRIA, apregoada pela Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, conforme o artigo 6º, parágrafo 1º, diz o seguinte: "Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a legislação brasileira cada esfera de governo tem uma responsabilidade em relação às ações de vigilância sanitária. Diante da afirmação, indique sua abrangência.
 
		
	
	controle de bens de consumo, controle epidemiológico.
	 
	controle de bens de consumo, controle da prestação de serviços.
	
	controle da prestação de serviços, controle de monitoramento urbano.
	
	controle epidemiológico, controle de monitoramento urbano.
	
	controle de bens de consumo, controle de monitoramento urbano.
	
Explicação:
De acordo com a Lei 8.080 de 1990 no artigo 6 - inciso 1º - entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
1. O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
2. O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na instância local, integram-se as atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental. A vigilância ambiental contribui:
		
	
	para o monitoramentos dos alimentos e medicamentos ofertados a sociedade.
	 
	para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença.
	
	para investigação das propagações de doenças em crianças menores de 01 ano.
	
	para atividades voltadas para a identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	
	para o monitoramento e controle dos portos e aeroportos do país.
	
Explicação:
Vigilância ambiental: conjunto de ações que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são "verdadeiras". Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. Apresentamos 5 conceitos que podem ser considerados verdadeiros, apenas um é FALSO, assinale:
		
	
	Epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde.
	
	Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicasde prevenção, controle, erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
	
	Antigamente a epidemiologia estudava as doenças epidêmicas, e hoje estuda também doenças endêmicas e, em geral, agravos à saúde. Ou ainda com os primeiros estudos de diferenciais de mortalidade em diversos grupos de uma mesma população.
	
	A epidemiologia está atenta para as ocorrências de doença e não doença que envolvem as pessoas em coletividades. Quando se trata da ausência de doença a epidemiologia estuda os casos de doenças infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física. Como exemplo: dengue, malária, diabetes, acidentes de transporte e outras.
	 
	A epidemiologia estuda apenas as doenças epidêmicas e os agravos que podem aumentar o índice de mortalidade em diversos grupos populacionais.
	
Explicação:
Epidemiologia estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No que concerne a noções básicas de saúde coletiva e de vigilância sanitária, julgue os itens subseqüentes. (UnB/CESPE  PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária  2007)
 I - A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é exercida, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde.
II - A atuação da vigilância sanitária estende-se por todo o território nacional, exceto nas áreas de portos, aeroportos e fronteiras, considerados espaços de jurisdição internacional.
 III - Como não há leis específicas que disponham sobre a emissão de alvarás e o fechamento de estabelecimentos irregulares pela vigilância sanitária, os profissionais da vigilância devem estar acompanhados de policiais para realizarem essas ações.
IV - O cidadão lida, no seu cotidiano, com objetos, produtos e serviços que interferem em sua saúde, tais como: creme dental, alimentos, medicamentos, material de limpeza, entre outros. É sobre esse conjunto de serviços e produtos utilizados pelo cidadão que a vigilância sanitária atua.
Estão CORRETOS os itens:
		
	
	I e II
	
	III e IV
	
	II e IV
	 
	I e IV
	
	II e III
	
Explicação:
O campo de atuação da vigilância sanitária é amplo e quase inesgotável, intervindo em todos os aspectos que possam dizer respeito à saúde dos cidadãos. As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
Para que a fiscalização da Vigilância Sanitária seja válida, sempre deve existir a presença de um profissional de Farmácia junto com o fiscal. É o farmacêutico quem verificará as condições de armazenamento, exposição e distribuição dos alimentos, indicando se existe risco microbiológico ou não.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A execução dos serviços de vigilância epidemiológica é da competência:
		
	
	das Secretarias Municipais de Saúde e da direção Estadual do SUS
	
	do Ministério da Saúde e da direção Municipal do SUS
	
	do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde
	 
	da direção Municipal e, em caráter complementar, da direção Estadual do SUS
	
	da Fundação Nacional de Saúde e da direção estadual do SUS
	
Explicação:
Vigilância Epidemiológica: Conceitua-se como um conjunto de atividades voltadas para a identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade. A vigilância à saúde engloba as ações coletivas de saúde, expandindo a possibilidade da utilização da epidemiologia no planejamento, programação e avaliação dos serviços de saúde, incluindo ainda outras áreas do conhecimento.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância:
		
	
	ambiental
	
	ativa
	 
	sanitária
	
	clínica
	
	epidemiológica
	
Explicação:
CAPÍTULO I DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Art. 1º O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária compreende o conjunto de ações definido pelo § 1º do art. 6º e pelos arts. 15 a 18 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, executado por instituições da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que exerçam atividades de regulação, normatização, controle e fiscalização na área de vigilância sanitária.
Art. 2º Compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:
I - definir a política nacional de vigilância sanitária; II - definir o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; III - normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde; IV - exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios; V - acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária; VI - prestar cooperação técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; VII - atuar em circunstâncias especiais de risco à saúde; e VIII - manter sistema de informações em vigilância sanitária, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os
	
	 1a Questão
	
	
	
	De acordo com a Lei número 8.080/90, identifique três prioridades da atuação da vigilância ambiental:
		
	
	analisar o impacto de mudanças ambientais e situações de catástrofes, controle da prestação de serviços, controle de monitoramento urbano.
	
	controle da prestação de serviços, controle de monitoramento urbano, controle de bens de consumo.
	 
	aumentar a capacidade de detecção precoce de situações de risco à saúde humana, prevenir e controlar as zoonoses, analisar o impacto de mudanças ambientais e situações de catástrofes.
	
	prevenir e controlar as zoonoses, controle da prestação de serviços, controle de monitoramento urbano.
	
	aumentar a capacidade de detecção precoce de situações de risco à saúde humana, controle da prestação de serviços, controle de monitoramento urbano.
	
Explicação:
Percebe a importância da Lei no 8.080 de 1990 releia esta Lei na íntegra.
As prioridades na atuação da vigilância ambiental, de acordo com a Lei número 8.080 de 1990:
1 - aumentar a capacidade de detecção precoce de situações de risco à saúde humana, envolvendo fatores físicos
químicos e biológicos presentes na água, ar e solo.
2 - prevenir e controlar as zoonoses.
3 - estabelecer ações de vigilância entomológica para monitorar e orientar as ações de controle nas doenças transmitidas por vetores.
4 - analisar o impacto de mudanças ambientais e situações de catástrofes, acidentes com produtos perigosos e desastres naturais sobre a saúde das populações, visando ao desencadeamento de ações preventivas2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conteúdo estudado, indique três prioridades da atuação da vigilância sanitária de acordo com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):
		
	
	medicamentos de uso humano, saúde do idoso, saúde do homem, saúde da mulher.
	
	saúde do homem, imunobiológicos e suas substâncias ativas, saúde da mulher.
	 
	medicamentos de uso humano, imunobiológicos e suas substâncias ativas, derivados ou não do tabaco.
	
	saúde do idoso, saúde do homem, saúde da mulher.
	
	derivados ou não do tabaco, saúde do idoso, saúde do homem.
	
Explicação:
Algumas prioridades na atuação da vigilância sanitária de acordo com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):
1 - medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
2 - alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.
3 - equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem.
4 - imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados.
radioisótopos para uso diagnóstico in vivo, radiofármacos e produtos radioativos utilizados em diagnóstico e terapia.
5 - cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco.
6 - aqueles voltados para a atenção ambulatorial, seja de rotina ou de emergência, os realizados em regime de internação, os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como aqueles que impliquem a incorporação de novas tecnologias.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco e das doenças ou agravos. Trata-se da definição de:
		
	
	Vigilância em Saúde Coletiva
	
	Vigilância Sanitária
	
	Vigilância em Saúde
	
	Vigilância Epidemiológica
	 
	Vigilância Ambiental
	
Explicação:
Saúde ambiental é a parte da saúde pública que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Epidemiologia é a ciência que estuda ______________ em coletividades humanas, analisando a distribuição e os ___________________, danos à saúde eventos associados__________________, propondo medidas específicas de prevenção, controle, erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
		
	
	O processo de saúde e doença; fatores determinantes das enfermidades; à saúde do indivíduo.
	
	O processo de saúde e doença; fatores indicados pelos sujeitos; à saúde coletiva.
	
	O processo único da patologia; fatores indicados pelos sujeitos; à saúde do indivíduo.
	
	À saúde do indivíduo; fatores determinantes das enfermidades; ao processo de saúde e doença.
	 
	O processo de saúde e doença; fatores determinantes das enfermidades; à saúde coletiva.
	
Explicação:
Epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde. (PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: Teoria e Prática. 6. reimpressão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002).
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A vigilância à saúde engloba as ações coletivas de saúde, expandindo a possibilidade da utilização da epidemiologia no planejamento, programação e avaliação dos serviços de saúde. Conceitua-se como um conjunto de atividades voltadas para?
		
	
	planejamento, identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	
	identificação, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	
	análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	 
	 identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	
	identificação, análise, monitorização.
	
Explicação:
Na instância local, integram-se as atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental. Esta última contribui na vigilância à saúde não apenas para o atendimento aos danos e ao controle de determinados riscos, como também para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como a fiscalização e o controle da qualidade de medicamentos, alimentos, higiene e adequação das instalações de estabelecimentos de saúde são de atuação da Vigilância Sanitária. Vigilância epidemiológica refere-se ao:
		
	 
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
	
	Controle do atendimento prestado à população.
	
	Controle do nível de escolaridade da população.
	
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
	
	Controle do padrão de consumo da população.
	
Explicação:
A vigilância epidemiológica deve fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação. bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, bem como a norma tização das atividades técnicas correlatas.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando a Vigilância Sanitária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Garante ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
	
	Realiza revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais.
	 
	Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	Presta assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho Participa na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
	
	Participa, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde - SUS, em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
	
Explicação:
Já na década de 80, a VISA começou a contar com a participação popular, e logo em seguida foi criada a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é onde as vigilâncias estaduais e municipais cuidam de todas as áreas. Foi criada pela Lei nº 9.782 de 26 de janeiro de 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A atuação abrange tanto a regulação sanitária, quanto a regulação econômica do mercado.
A ANVISA é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Também se encontra vinculada ao Ministério da Saúde, e integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Lei n8.080 de 1990 no Art. 6º § 1º entende se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo. Dentre as diversas ações desenvolvidas qual delas está INCORRETA em relação à vigilância sanitária?
		
	 
	Controle sobre os vetores, hospedeiros, reservatórios e qualidade da água para consumo humano, prevenir e controlar as zoonoses.
	
	Controle dos medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
	
	Controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	Controle dos alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares.
	
	Controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
Explicação:
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com base no Decreto n.° 3.450, de 9 de maio de 2000, que estabeleceu como sua competência institucional a ¿gestão do sistema nacional de vigilância ambiental¿, apresenta neste documento, com vistas à implantação em todo território nacional, a Vigilância Ambiental em Saúde. A Vigilância Ambiental em Saúde constitui-se no conjunto de ações e serviços que proporcionam o conhecimento e a detecção de fatores de risco do meio ambiente que interferem na saúde humana, tais como controle sobre os vetores, hospedeiros, reservatórios e qualidade da água para consumo humano, prevenir e controlar as zoonoses. 
Já a lei Lei n 8.080 de 1990 no Art. 6º é responsável pela vigilância sanitária e não por vigilância ambiental.