Buscar

questoes 2018 2 aulas 17,20,22,23,26 minha

Prévia do material em texto

Questão 1: Apesar das vantagens da centralização no tocante ao compartilhamento de informações, eventualmente um sistema não pode ser centralizado de forma natural, pois as empresas fabricantes, as empresas distribuidoras e os varejistas podem ser de diferentes proprietários, que possuem objetivos distintos. Para tentar acomodar estes casos e ainda assim ampliar o nível de eficiência do sistema, são formadas as alianças estratégicas na rede logística, que têm caráter multifacetado, com metas de longo prazo, e onde riscos e recompensas são compartilhados. Existem alguns aspectos motivadores, que determinam uma crescente busca pela integração das operações de produção e logística, de tal forma a minimizar o custo total, para um determinado nível de serviço, no âmbito de um a cadeia de suprimentos. Enuncie e explique quais são estes aspectos motivadores:
 
Resposta: 
- a pressão para reduzir os níveis de estoques, em virtude dos elevados custos de oportunidade envolvidos na manutenção dos estoques; 
- a pressão para agilizar o atendimento ao cliente, com vistas à diminuir os prazos de entrega e aumentar a disponibilidade, em virtude do aumento do grau de exigência dos clientes atualmente; 
- a pressão para customizar em massa, no sentido de oferecer para uma grande variedade de clientes distintos, produtos concebidos exclusivamente para atender às suas necessidades específicas. (AULA17) 
Questão 2 (2,0 pontos): Em regra, não existe uma receita padrão para que se possa determinar quais são os aspectos mais relevantes em um determinado problema de distribuição, ou mesmo quais estratégias serão bem-sucedidas nessa tarefa. Esse autor registra que muitas empresas são capazes de implementar com sucesso abordagens completamente distintas. Além disso, é possível encontrar cadeias de suprimentos que utilizam em conjunto várias estratégias de distribuição, e ainda assim estão obtendo êxito em suas operações. Diga como o componente relativo às informações influencia o projeto da Cadeia de Suprimentos:
Resposta: Um projeto de uma cadeia de suprimentos que atenda a uma determinada situação, produto ou empresa específica, apenas poderá ser definido se forem consideradas com atenção as especificidades da situação. 
Nesse sentido, a disponibilidade de informações desempenha um papel relevante na cadeia de suprimentos. Em algumas situações, a cadeia de suprimentos deve ser projetada para tornar a informação disponível. 
Em outros casos, a cadeia deve ser configurada para tirar vantagens de informações que já estão disponíveis. E ainda, em muitos casos, uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. 
A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. (AULA 17)
Questão 2 (2,0 pontos): Uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado  e o controle descentralizado. 	Em um sistema do tipo centralizado, a tomada de decisão é realizada em um local central para a cadeia inteira. O objetivo consiste em minimizar o custo total do sistema, satisfazendo algumas exigências de nível de serviço. Isto ocorre tanto quando a rede logística pertence a uma única organização, ou mesmo quando estão incluídas muitas organizações diferentes. Um controle centralizado conduz a uma otimização global. Explique em qual situação não é possível adotar uma estratégia de centralização e diga qual a condição fundamental para adoção dessa estratégia:
R: Em um sistema logístico no qual cada instalação apenas pode acessar as suas próprias informações, não é possível adotar uma estratégia de centralização. Apenas com o emprego de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) é que as instalações de um sistema centralizado podem ter acesso à mesma base de dados. (AULA 17)
Questão 3 (2,0 pontos): Com relação ao emprego das TIC nas Cadeias de Suprimentos, explique o que vem a ser o conceito de ponto único de contato:
	
R: Com relação ao emprego das TIC, atualmente existe o conceito de ponto-único-de-contato para toda a informação disponível. 
Tal conceito significa que a informação possa ser acessada imediatamente, e seja a mesma, independentemente de qual seja a forma de consulta utilizada (fax, Internet, telefone, quiosque no shopping etc.) ou de quem esteja realizando a consulta. 
Tal exigência ainda é difícil de ser atendida, em razão do fato de que, para atender uma consulta específica de um determinado cliente, a informação requerida pode estar localizada dentro de uma empresa apenas, e, em determinados casos, dentro de várias empresas. (AULA 17) 
Questão 4: Para os casos em uma cadeia de suprimentos se inicia com um fabricante e o seu fornecedor ou distribuidor, e continua, para o caso de bens de varejo, até o varejista no seu estágio final, é possível identificar três estratégias distintas na distribuição das suas saídas: a remessa direta; o estoque no depósito, e o cross-docking. Explique como se verifica a estratégia de cross-docking e quais são as suas características. 
 
R: Emprego de cross-docking: esta estratégia foi tornada famosa pela Wal-Mart. 
Nesse sistema, os depósitos funcionam como pontos de coordenação de estoques, em vez de armazenamento de estoques. Nos sistemas de cross-docking típicos, as mercadorias chegam aos depósitos a partir dos fabricantes e são transferidas para veículos que vão atender aos varejistas, sendo entregues o mais rápido possível. As mercadorias permanecem pouquíssimo tempo no depósito (eventualmente até menos de 12 horas). Esse sistema reduz os custos de estoques e diminui os lead times por meio da diminuição do tempo de armazenamento. Os sistemas de cross-docking exigem um grande investimento inicial e são difíceis de gerenciar. No cross-docking, todas as entidades envolvidas devem estar conectadas com avançados sistemas de informação para assegurar que todas as retiradas e entregas sejam feitas no tempo necessário. É preciso que exista um sistema de transporte rápido e responsivo para o cross-docking funcionar. As previsões de demanda são fundamentais, o que requer um amplo compartilhamento de informações. 
Por fim, as estratégias cross-docking SÃO ADEQUADAS APENAS PARA GRANDES CENTROS D DISTRIBUIÇÃO, nos quais um grande número de veículos está entregando e recebendo as mercadorias das instalações do Centro de Distribuição simultaneamente. Em tais sistemas EXIGE um volume diário de mercadorias que permite remessas em quantidades CC (carga completa de caminhão) dos fornecedores aos depósitos, o que reduz a manutenção de estoques de segurança e diminui os custos. (AULA 17)
Questão 5 (2,0 pontos): Uma empresa deve ser capaz de atingir um equilíbrio entre os custos de implantação de um novo depósito, com os benefícios em termos de serviços incorporados e de redução de custos devido à maior proximidade como seus clientes. Diga qual o princípio básico que se relaciona com a abertura de um novo depósito e explique do que depende tal procedimento:	
R: Um princípio básico que se relaciona com a abertura de um novo depósito é a consolidação do transporte. Tal procedimento vai depender da tendência do comportamento dos pedidos. Por exemplo, caso os pedidos se caracterizem por ser pequenos ou fracionados num determinado mercado, o potencial para a consolidação pode justificar a abertura de um novo armazém naquela região. (AULA 20)
 
Questão 7: Em face da enormidade de informações requeridas, a elaboração de um modelo de otimização para o problema da configuração de rede logística é uma tarefa bastante complexa. Um típico sistema de distribuição de refrigerantes envolve um relacionamento com algo entre 10 mil e 120 mil clientes distintos. Ou, no caso de uma rede logística como a da Wal -Mart, existem centenas de milharesde produtos fluindo ao longo do canal. Para que possa ser feita uma análise mais efetiva, é preciso inicialmente realizar a agregação dos dados segundo alguns critérios consagrados. Caracterizeos dois critérios de agregação mais empregados: 
 
Resposta: Existem critérios de agregação tanto de clientes, quanto de itens. 
Em regra, os clientes localizados próximos uns dos outros devem ser agrupados por alguma técnica de agrupamento. Os clientes podem ser agrupados pelo CEP (Código de Endereçamento Postal), pelo seu nível de serviço ou pela freqüência de entrega, sendo que nestes dois últimos casos eles são agrupados por classes. 
Cada agrupamento representa uma unidade ou aglomerado organizacional e para efeito de análise os 
clientes de cada unidade devem ser substituídos por um único cliente teórico, no centro do aglomerado. Por sua vez, os itens são a grupados de acordo com um número razoável de grupos de produtos. Os critérios de agrupamento são: por padrão de distribuição e por tipo de produto. 
No critério de agrupamento por padrão de distribuição, todos os itens apanhados na mesma fonte e despachados para os mesmos clientes devem ser agrupados. 
 Por sua vez, no critério de agrupamento por tipo de produto, aqueles itens análogos são agrupados, ainda que se diferenciem em modelos ou estilos. (AULA 20)
Questão 8: Explique como se verifica a relação, para efeito de tomada de decisão no planejamento da Cadeia de Suprimentos, entre o custo total dos transportes e a abertura de um novo armazém:
	
R: Em regra, a relação geral entre o custo total de transporte (suprimento e distribuição) e a abertura de um novo armazém para a consolidação é favorável à essa última, pois o custo total de transportes cai à medida que novos depósitos são adicionados à Rede Logística. A redução de custo é resultante dos carregamentos consolidados até o depósito, por ocasião do suprimento, ao mesmo tempo em ocorrem pequenos carregamentos despachados a curtas distâncias até os clientes finais. 
Por sua vez, se o número de depósitos aumenta muito, os ganhos decorrentes da consolidação nas entregas até o depósito tende a diminuir, porque os volumes transportados nessas múltiplas consolidações tendem a reduzir-se, em virtude da pulverização dos carregamentos. (AULA 20)
Questão 9 (2,0 pontos): O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). A fase seguinte do processamento do pedido é o atendimento dos pedidos. É comum na maioria das empresas que não existam critérios de prioridade para os embarques na etapa de atendimento do pedido. Não obstante, é importante a definição de critérios de prioridade de embarque, de forma a aumentar a eficiência desta etapa. Existem algumas regras de priorização que podem ser adaptadas com sucesso na maioria das empresas. Estas regras podem ser empregadas isoladamente ou em conjunto, caso não haja conflito. Cite duas dessas regras e explique do que vai depender a escolha das mesmas: 
R: As regras são: 
 - o primeiro pedido a ser recebido é o primeiro a ser processado; 
- o pedido com menor tempo de processamento deve ser priorizado; 
- os pedidos são acompanhados de uma ordem de prioridade, que deve ser obedecida; 
- os pedidos menores e menos complexos devem ser priorizados; Com menor prazo de entrega prometido devem ser priorizados; 
- Os pedidos com menos tempo restante até a data prometida de entrega devem ser priorizados. 
A escolha de uma dessas regras vai depender de critérios de justiça para com os clientes, da importância diferenciada dos pedidos e da velocidade total de processamento que pode ser atingida. (AULA 22)
Questão 10 (2,0 pontos): O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). Este ciclo do pedido é definido como o intervalo de tempo transcorrido entre o momento do pedido do cliente (ordem de compra ou requisição do serviço) e o instante em que o produto ou serviço é entregue ao cliente. Mais especificamente, estas atividades incluem a preparação, a transmissão, o recebimento e a expedição do pedido, e o relatório da situação do pedido. Explique como se inicia e se encerra a preparação do pedido e como a Tecnologia da Informação beneficiou esta atividade: 
 
R: A preparação do pedido se inicia com a identificação da necessidade de aquisição de produtos ou serviços e termina com a seleção de potenciais fornecedores. 
A a atividade de preparação do pedido tem sido bastante beneficiada com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), destacando-se os seguintes recursos: 
O emprego de códigos de barras nos caixas de supermercados e lojas.
O advento de sites na internet com lojas virtuais.
O acionamento automático de pedidos entre fornecedores e clientes varejistas ou industriais, por meio de tecnologia de intercâmbio eletrônico de dados (situação em que os computadores do comprador e do vendedor ficam interconectados, de tal forma que um determinado nível de estoque no comprador dispara a ordem de compra), que também é conhecida por seu acrônimo em inglês EDI (eletronic data interchange).
O emprego de sistemas de identificação por radiofreqüência, também conhecidos por sistemas RFID, que, por meio de TAGs (dispositivos ativos e passivos que ficam aderidos aos itens movimentados), ativam os sistemas de informação, transmitindo automaticamente as informações sobre os itens, eliminando assim a necessidade de preenchimento manual de formulários ou de conferência de itens em movimentação. (22)
Questão 11: O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). Este ciclo do pedido é definido como o intervalo de tempo transcorrido entre o momento do pedido do cliente (ordem de compra ou requisição do serviço) e o instante em que o produto ou serviço é entregue ao cliente. A terceira fase do processamento do pedido consiste no recebimento do pedido, que compreende várias tarefas que devem ser realizadas antes do seu atendimento propriamente dito. Enuncie as tarefas desta fase do processamento do pedido: 
(1) Verificação da exatidão das informações contidas, tais como a descrição, a quantidade e o preço dos itens. 
(2) Conferência da disponibilidade em estoque dos itens pedidos.
(3) Preparação da documentação do pedido em carteira ou o seu cancelamento, quando necessário.
(4) Verificação da situação de crédito do cliente.
(5) Transcrição das informações do pedido conforme as necessidades.
(6) Realização do faturamento. (AULA 22)
Questão 12: O Relatório da Situação do Pedido caracteriza a última fase do processamento de pedidos. Explique qual é o principal objetivo dessa fase do ciclo de pedidos: 
 
Resposta: Ela visa garantir um nível ideal de serviço ao manter o cliente informado acerca de eventuais atrasos no processamento ou entrega do pedido. Basicamente, compreende duas etapas:
- ACOMPANHAR e LOCALIZAR o pedido ao longo de todo o seu ciclo; e 
- Comunicar ao cliente a localização exata do pedido no ciclo e a previsão para a entrega. Trata-se de uma ação de acompanhamento que não afeta o tempo global de processamento do pedido. (AULA22).
Questão 13: A transmissão do pedido ocorre após a decisão de aquisição dos produtos ou serviços e após ter sido preparado o pedido. Ela se caracteriza pela transferência dos documentos do pedido do seu ponto de origem até o local em que pode ser manuseado. Existem duas formas básicas de realizar a transmissão do pedido: manual ou eletrônica. Explique e caracterize como funcionam cada uma dessas modalidades: 
Na transmissão manual são utilizados os próprios funcionários, que levam o pedido manualmente até o ponto de atendimento, ou também pode ser empregado o serviço postal.Esse sistema possui uma elevada suscetibilidade a erros e é lento, em razão de seu envio pressupor o preenchimento de formulários de papel.
 A transmissão eletrônica pressupõe um amplo leque de opções tecnológicas, tais como sites na internet, call centers, palm tops, telefones 0800, EDI, aparelhos de fax, comunicação por satélite e outros recursos. Essas tecnologias permitem uma transmissão quase instantânea de informações, com grande confiabilidade e precisão, com custos decrescentes. A difusão do uso da transmissão eletrônica tornou obsoleta a transmissão manual, que praticamente desapareceu no âmbito dos grandes players do mercado (AULA 22)
Questão 14: De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Logística, múltiplas são as razões que fazem com que uma empresa resolva terceirizar uma parte ou a totalidade de suas operação logísticas. Enuncie três vantagens e ao menos uma desvantagem advinda da decisão de terceirização: 
VANTAGENS: 
- redução de ativos envolvidos na operação e a redução do custo da mão-de-obra, 
- o aumento da flexibilidade para alteração na capacidade, 
- o acesso à novas tecnologias, bem como a possibilidade de permitir o foco em atividades-chave. 
DESVANTAGENS:
- a possibilidade de a empresa perder o controle da operação, 
- o não acompanhamento dos avanços tecnológicos do setor,
- assumir o risco de eventualmente piorar sua performance operacional (pois o operador contratado pode fracassar na sua pretensão de fornecer um ótimo serviço), 
- ou ainda abrir mão de habilidades que são essenciais para o sucesso. 
 (AULA 23)
Questão 15: A decisão de terceirizar uma determinada operação da empresa envolve necessariamente a ideia de criação de valor. Considerando uma abordagem de rede de suprimentos, a decisão de terceirizar deve passar pelo crivo gerencial, que buscará verificar se a mesma efetivamente proporcionará criação de valor para a rede de suprimentos como um todo e assim aumentar a vantagem competitiva. Uma fonte bastante expressiva de aumento de valor consiste na economia de escala. Explique como se manifesta essa economia de escala. 
 
Resposta: A Economia de escala se manifesta quando o processo produtivo é organizado de tal maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. 
Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção. (AULA 23)

Continue navegando

Outros materiais