Buscar

03 COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS 
Aula 3: Estruturas sintáticas 
Alguns aspectos gramaticais importantes: os conceitos de frase, oração e período; os processos de coordenação e subordinação
 Compreender como os elementos linguísticos se articulam para veicular certos sentidos é muito importante para entendermos o texto. 
* Na fala, combinamos os elementos de um modo natural, de acordo com as regras de combinação da nossa língua. O nosso ouvinte decodifica, rapidamente, o que dissemos. 
* O falante tem a possibilidade de selecionar e combinar os elementos da língua de diferentes maneiras, de modo a produzir diversos enunciados. 
* A sintaxe faz parte do sistema linguístico e permite a criação e a interpretação de frases, evitando que o usuário da língua formule frases que não fazem parte do sistema de uma dada língua, pois este tipo de criação inviabiliza a comunicação. A partir de um número finito de combinações que a língua permite, cada falante é capaz de criar enunciados ilimitados. É esta capacidade do falante de combinação da língua que nos permite a depreensão de sentidos. “O QUE É A SINTAXE?” 
* DOMÍNIO DA LÍNGUA: A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DO FALANTE 
 A)Meu longe fique de do pescado filé! 
 B)Meuzinali Longecalo Fiquerti dous Pescadihoxino Liletriza! 
POR EXEMPLO, SE A FALA DO PERSONAGEM ESTIVESSE ESCRITA DAS SEGUINTES FORMAS: 
Exemplo (A): como falantes da língua, entendemos que são palavras pertinentes ao sistema da Língua Portuguesa. Entretanto, a “combinação” apresentada não é uma combinação autorizada em nossa língua. A) Meu longe fique de do pescado filé! 
* Exemplo (B): qualquer usuário da língua, consciente de suas possibilidades de realização, não conseguiria depreender sentido deste enunciado, concluindo que é um conglomerado caótico que não diz absolutamente nada. B) Meuzinali Longecalo Fiquerti dous Pescadihoxino Liletriza
 Deve-se entender que a combinação das palavras para formar frases na língua não é aleatória, pois nós, os falantes, precisamos obedecer a determinados princípios que regem a língua. 
 As palavras se combinam em conjuntos, em blocos, sempre em torno de um núcleo. Esses blocos que formam as frases na língua. 
VAMOS COMBINAR OS ELEMENTOS ABAIXO? 
 Nos exemplos, percebemos blocos diferentes, cujo núcleo é o substantivo “menina”. Esses blocos poderiam, perfeitamente, ser utilizados para formar contextos maiores como: “A bonita menina morreu.”, “A menina bonita com vestido rosa comprou um presente caro para a mãe.” Percebemos que, nesses contextos maiores, há outros blocos, constituídos por outros elementos. 
* Não poderíamos combinar os elementos aleatoriamente, como por exemplo: “menina a bonita” ou “bonita com a rosa menina vestido”, pois o nosso ouvinte/leitor não conseguiria nos entender. O bloco irá desempenhar uma função em um conjunto maior, que é a frase. 
FRASE é uma unidade verbal com sentido completo e caracterizada por entonação típica: um tom significativo, por intermédio do qual o homem exprime seu pensamento e/ou sentimento. (ROCHA LIMA, 2004, p. 232) 
a) de uma palavra. Exemplos: (1) Chove. (2) Atenção! (3) Silêncio! AS FRASES PODEM SER FORMADAS
b) de várias palavras com ou sem verbo. Se há verbo, temos uma frase verbal (exemplos (1), (2) e (5)), se há apenas nomes, uma frase nominal (exemplos (3) e (4)). Exemplos: (1) Preste atenção! (2) O sol brilhava forte naquela tarde. (3) Que felicidade! (4) Dia lindo! (5) Você vai sair hoje? 
 FRASE NOMINAL: é a frase formada por palavras nominais. 
 FRASE VERBAL: é a frase que contém verbo
 PREDICADO: é a parte da oração que tem verbo. 
 SUJEITO: é o bloco que tem como núcleo um substantivo (ou um pronome) e que dá as marcas gramaticais para o verbo. Isto significa dizer que, se o sujeito está no singular, o verbo fica no singular. Se o sujeito está no plural, o verbo vai para o plural. Exemplo: Maria saiu. Maria = sujeito Saiu = predicado 
As palavras se combinam em conjuntos, que vão desempenhar uma função maior, que denominamos de oração ou frase verbal. Portanto, ORAÇÃO é a unidade gramatical cujo eixo é o verbo. 
 O período é uma estrutura gramatical constituída de, pelo menos, uma oração, ou seja, 
* Há dois tipos de períodos: 
1. O período simples é formado por apenas uma oração, ou seja, ele possui apenas um verbo. O período simples também é chamado de oração absoluta, já que ele formado por apenas uma oração. A Maria estuda na Estácio. 
2. O período composto é formado por duas ou mais orações, ou seja, para que um período seja composto é preciso que ele tenha dois ou mais verbos. João saiu cedo porque estava com sono
COORDENAÇÃO ASSINDÉTICA: Não fomos ao casamento; mandamos um presente. 
 SINDÉTICA: Não fomos ao casamento, MAS mandamos um presente. (ADVERSATIVA) 
SUBORDINAÇÃO Estruturas sintáticas * * O modo de combinação dos elementos e a diferença de sentido. A ordem das palavras não é arbitrária. Ao contrário, obedece a certos padrões de colocação, que não só contribuem para estabelecer as diferenças entre as línguas, mas indicam um estilo do falante, um efeito de expressividade. (1) Meu amigo não age desta maneira. (2) Amigo meu não age desta maneira. 
Padrão frasal é o modo de combinação dos elementos em uma língua. Há cinco padrões frasais no Português, ou seja, as orações (aquelas frases com verbos) podem se apresentar de cinco maneiras diferentes. 
OS PADRÕES FRASAIS 
A) Meu longe fique de do pescado filé! 
B) Meuzinali Longecalo Fiquerti dous Pescadihoxino Liletriza! 
 A língua apresenta sempre uma linearidade, ou seja, uma palavra vem após a outra, necessariamente, porque se desenrola em uma sucessão temporal. Os cinco padrões frasais apresentados referem-se às orações canônicas, ou seja, as clássicas, as básicas da Língua Portuguesa.

Continue navegando