Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DE PORTA EM PORTA
SINOPSE E DETALHES
Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na WatkinsCompany. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pelas pessoas “normais”, mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (KyraSedgwick).
De porta em porta é um filme de Steve Schachter (baseado em uma história real). É uma lição de vida que não tem a intenção de revolucionar mentes e maneiras de como encarar a vida, mas contar a história de superação e inclusão de portadores de deficiência no contexto social, que enfrentam o preconceito e a indiferença dos “normais” e, sobretudo, relata a dificuldade para vencer as barreiras impostas pela sociedade.
Bill Potter sofria paralisia cerebral, devido ao problema na hora do parto, tinha dificuldades para falar, não conseguia usar o braço direito e andava com o corpo curvado, mas não era retardado mental, apenas tinha defeitos físicos, porém era um ser bastante capacitado e tinha junto consigo a coragem, determinação, vontade de vencer.
Com todos os problemas, Bill sai em busca de emprego, é recusado, insiste, consegue a vaga e tornar-se um dos maiores vendedores de sua época. Antes recebeu muitos “nãos”, foi discriminado por alguns, até conseguir fazer a sua primeira venda. Era bastante dedicado à sua profissão, sabia ouvir os clientes sobre suas necessidades e oferecia produtos mais adequados, tornou-se uma pessoa conhecida e todos o cumprimentavam nas ruas.
Enquanto esteve com ele, sua mãe o ensinou a encarar a vida e os problemas com paciência e persistência, sem medo de se envergonhar. Doente, Bill cuidou dela até a morte. Com a chegada da modernidade, ele tenta se adaptar à inovação tecnológica, porque para ele o vendedor tem que ser aquela pessoa que atende o cliente “à moda antiga”.
O filme traz a mensagem de que os portadores de deficiência são pessoas normais e como tais devem ser tratadas, apesar de ainda serem discriminadas por uma parte da sociedade. Ensina que os deficientes precisam apenas de apoio e de oportunidades para mostrarem o quanto são capazes, seja no trabalho, na escola, na música, na dança, nos esportes. O problema é que as pessoas enxergam os deficientes como coitadinhos, com sentimentos de dó ou pena. 
Independente dos problemas que possam ter, as pessoas têm que acreditar em si mesmas, arregaçar as mangas e partir em busca de seus objetivos, não se importando com os obstáculos e dificuldades que possam encontrar pelo caminho. Num mundo competitivo, onde o não sobrepõe o sim, as pessoas precisam ter atitudes e determinação e não esmorecer jamais diante dos desafios que a vida impõe. Assim, a vitória é inevitável e recompensadora.
PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA
Uma das maiores lições diretas que o filme passa é o conceito de Paciência e Persistência que a mãe de Bill lhe ensina. Segundo ela, Bill enfrentaria diversas dificuldades durante a vida, mas isso não deveria ser motivo para que ele desistisse ou se envergonhasse, o filho deveria seguir em frente e continuar fazendo as coisas como ele acreditasse que fosse certo.

Mais conteúdos dessa disciplina