A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Fundamento das Ciencias Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL1329_AV_201802239707 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201802239707 - ARIANE SIMOES SAMPAIO DA COSTA
	Professor:
	ALMIR JOSE PILON
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 13/11/2018 14:00:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201802492351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as áreas de conhecimento humano, marque a única opção abaixo que contempla o tripé teórico fundamental das Ciências Sociais.
		
	
	sociologia, ciência política e geografia
	 
	ciência política, sociologia e antropologia
	
	história, sociologia e biologia
	
	antropologia, sociologia e biologia
	
	geografia, física e antropologia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201802277489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que:
		
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201803081808)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	heliocentrismo
	
	heterocentrismo
	 
	etnocentrismo
	 
	egocentrismo
	
	multicentrismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201803041352)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado
		
	
	ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
	
	a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
	 
	é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.
	 
	é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
	
	é estabelecida por meio do corporativismo prioritariamente exercido a favor de grupos e classes dominantes social e economicamente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201802930438)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em que consiste o cientificismo?
		
	 
	Ele representa um entusiasmo em relação ao conhecimento científico e se traduz pela crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
	
	Segundo ele, a Sociedade concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, como um modelo físico ou mecânico.
	 
	Ele significa a aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	
	Ele representa a utilização da dúvida metódica na análise das sociedades.
	
	Segundo ele, a explicação da origem, do desenvolvimento e da finalidade da sociedade deixa de ser compreendido como obra divina e sim como obra humana.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201802927681)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A formação da sociologia teve como um de seus temas centrais, a sociedade moderna. Para os primeiros sociólogos, era de primeira importância compreender o processo social em curso, visível em transformações nas relações de trabalho, de amizade, e até mesmo na vida religiosa das pessoas. Aponte a alternativa que INDICA os conceitos desenvolvidos pelo sociólogo francês Émile Durkheim
		
	
	Feudalismo e Idade Moderna.
	
	Sociedade complexa e democrática.
	 
	Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
	
	Capital e trabalho.
	 
	Objetividade e secularização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201802510985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir e faça o que se pede: "Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Um dos tópicos teóricos mais importantes de Weber é, sem dúvida, o conceito de Ação Social. Segundo este autor, a ação social pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. A partir dos conhecimentos teóricos a respeito deste conceito weberiano, marque a única opção correta:
		
	
	Ação social racional com relação a fins, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.,
	
	Ação social afetiva, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
	 
	Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
	
	Ação social racional com relação a valores, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
	
	Ação social racional com relação a valores, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.,
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201802871152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos temas encontrado dentre do pensamento de Max é o da alienação do trabalhador, uma situação que provoca a descaracterização do homem, já que, para Marx o trabalho é a essência concreta do homem.
Tendo como referência o pensamento de Karl Marx, qual das revoluções abaixo contribuiu para o processo de alienação do trabalhador.
		
	
	A Revolução Americana
	
	A Revolução Farroupilha.
	
	A Revolução Francesa.
	 
	Revolução Industrial.
	
	A Revolução Glorioso
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201802511434)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desde a Revolução industrial, e se observarmos a atual realidade brasileira, um aspecto aparece como objeto de constante reflexão da parte da sociologia:
		
	 
	O fato de que ainda que a revolução científica tenha avançado com a evolução industrial, não ofereceu uma solução justa aos problemas sociais ocasionados.
	
	Todas as afirmativas são complementares.
	
	O fato de que os problemas sociais atuais estão em nada relacionados com a revolução industrial, como tampouco com a revolução científica.
	 
	O fato de que tanto a revolução industrial, quanto a revolução científica tornaram possível com seus avanços solucionar os mais graves problemas sociais.
	
	O fato de que ainda que a revolução industrial tenha avançado, não ofereceu