UNINGA   estudo de caso
2 pág.

UNINGA estudo de caso

Pré-visualização1 página
MEDICAMENTOS
Hoje há uma grande preocupação com a saúde, que é definida por especialistas como um \u201cestado de bem-estar físico mental e social\u201d, portanto, nota-se que não é apenas ao que tange a \u201causência de enfermidade\u201d, para tanto lança-se mão de diversos recursos, como boa alimentação, prática de exercícios, boa higiene, etc. porem, quando uma enfermidade aparece, são utilizados muitos recursos para que a saúde seja restabelecida, entre eles esta os medicamentos, que já eram utilizados desde tempos remotos. Esses medicamentos podem ser classificados em alopáticos, homeopáticos, produtos da medicina tradicional chinesa, produtos da medicina ayurvédica, fitoterapia ocidental.
Galeno defendia a utilização de \u201cmedicamentos de qualidades opostas às da doença que se pretende curar\u201d, e Segundo ele os medicamentos são classificados em três grandes grupos: pelo critério fisiopatológico humoral (seco, úmido, quente ou frio); compostos com mais de uma finalidade; e os que atuavam especificamente (purgantes, vomitativos, etc.). (PALMEIRA FILHO, PAN, 2018, p. 5)
Galeno definiu a constituição dos medicamentos dessa forma: 
\u2022 Princípios ativos: conferem as propriedades terapêuticas; 
\u2022 Compostos que têm uma ação corretiva das características organolépticas;
\u2022 Excipientes: substâncias ativas são neles incorporadas. 
Os medicamentos produzidos segundo as projeções de Galeno são chamados de alopáticos, que são os medicamentos produzidos deforma que tenham a qualidade oposta á doença a ser curada, esses são os mais utilizados no ocidente e os mais vendidos no mundo todo. Já Paracelso concebeu a homeopatia onde os medicamentos tem a mesma qualidade da doença a ser curada. Galeno utilizava extratos vegetais para a fabricação dos seus medicamentos, 
Um medicamento é composto por fármaco e aditivos. O fármaco é a base ou o principio ativo do medicamento e que irá agir sobre a doença, e o aditivo é uma ou mais substâncias que irão alterar ou complementar a ação do fármaco, por exemplo, \u201cas organolépticas, e as formas de administração, o estado físico-químico e a velocidade de absorção.\u201d (PALMEIRA FILHO, PAN, 2018, p. 5)
Hoje os medicamentos estão divididos em:
Medicamento Fitoterápico, a base de plantas; 
Medicamento Alopático;
Medicamento Homeopático;
Medicamento Similar;
Medicamento Genérico;
Medicamento de Referência;
Medicamento Manipulado.
REFERENCIAS 
PALMEIRA FILHO, Pedro Lins. PAN, Simon Shi Koo . CADEIA FARMACÊUTICA NO BRASIL: AVALIAÇÃO PRELIMINAR E PERSPECTIVAS. BNDES. Indústria Farmacêutica. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/3077/2/BS%2018%20Cadeia%20farmaceutica%20no%20Brasil_P.pdf