Buscar

3ª Lista de Eco Ind 2017b

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Boa Noite Prezados Alunos e Alunas:
Para resolver a 3ª lista de exercícios de avaliação (que vale Hum ponto da prova) a leitura sugerida, além das lâminas do power point utilizadas em sala de aula, serão o capítulo 5 do nosso livro texto EDIÇÃO DE 2013 (Economia industrial. Organizadores: Kupfer David. & Hasenclever, Lia). 
Somente serão aceitos trabalhos realizados em WORD, PDF ou através de SCANNER (desde que claro e legível), não sendo aceitos trabalhos que não forem realizados individualmente. Aqueles trabalhos que forem constados alguma forma de PLÁGIO não serão corrigidos. 
Os trabalhos devem obrigatoriamente constar a DEMONSTRAÇAO DOS CÁLCULOS, e serem postados na Plataforma Moodle, obedecendo estritamente o prazo limite de entrega. 
Salienta-se que o Moodle permite que sejam enviados arquivos, pelos alunos, APENAS DE UMA VEZ SÓ, não podendo fazer múltiplas de envios de arquivos.
Feitas essas considerações, desejo bons estudos a todos vocês.
Prof. Julio 
�
 Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
 3ª Lista de Avaliação de Economia Industrial 2017/02 – Turma B 
1. Assinale com um “X” a única alternativa correta, de acordo com os enunciados dos parênteses abaixo, e justifique sua resposta. 
a) Suponha que uma dada indústria tenha CR4 = 100, então se pode concluir que o índice Herfindahl dessa indústria não poderá ser inferior a 2.500.
(	) Não Concordo	 		(	) Concordo
b) Sabendo que existem cinco empresas em um mercado local para a água engarrafada, e que o preço de mercado da garrafa de agua é de $ 1,20; e ainda que os custos marginais por garrafa de água são constantes e iguais a, respectivamente para cada empresa, $ 0,80; $ 0,70; $ 0,85; $ 0,65 e $ 0,75 para a última; aponte qual das cinco empresas possui maior market share.
( ) Empresa 1; ( 	 ) Empresa 2; (	 ) Empresa 3; ( ) Empresa 4; ( ) Empresa 5.
2. Suponha que a indústria brasileira de cosméticos seja composta por nove firmas, com as seguintes parcelas de mercado, em ordem crescente: 2%, 3%, 5%, 8%, 10%, 12%, 15%, 20%, e 25%. Fazendo uso dos índices de concentração industrial determine as alternativas abaixo:
a) Calcule o HH para essa indústria.
b) Suponha agora que haja fusão entre a terceira a quarta firmas. Calcule o HH após a fusão e explique se as autoridades de defesa da concorrência aprovarão ou não essa fusão.
3. Considere um tripólio de Cournot cuja procura é dada por P = 500 – Q e com custos marginais constantes para as firmas iguais a C1 = 100, C2 = C3 = 200.
a) determine as quotas de mercado (market-share) de cada empresa.
b) suponha agora duas situações (i) e (ii), em que se verifica uma fusão entre:
(i) a empresa 1 e 2, ficando a nova empresa com um custo marginal constante igual a 100; e
(ii) a empresa 2 e 3, ficando a nova empresa com um custo marginal constante igual a 200. 
Calcule as quotas de mercado da nova situação de equilíbrio em cada um dos casos acima.
c) Compare o valor do índice de Herfindahl calculado com base nas quotas de mercado da alínea “b” com o valor obtido das quotas de mercado iniciais na alínea “a” e comente o resultado.
4. Considere a indústria A formada por cinco empresas, cuja produção de cada firma, dada em toneladas, é 24, 144, 12, 48 e 12 respectivamente; e a indústria B composta também por cinco empresas, cujas produções, em toneladas, são: três firmas com 72 e duas firmas com 12.
De posse desses dados, calcule a razão de concentração das três maiores empresas, e o índice de Herfindahl para as duas indústrias e explique qual dessas indústrias é a mais concentrada.
5. Uma indústria em determinado país é constituída por oito empresas cujas produções em unidades são respectivamente: q1 = 60; q2 = 36; q3 =24 e q4 = q5 = q6 = q7 = q8 = 6 unidades. A mesma indústria, em outro país, também é formada por oito empresas, mas de iguais produções. Compare o grau de concentração dessa indústria nos dois países e explique o resultado com base em uma das propriedades desejáveis para as medidas de concentração.
� EMBED PBrush ���
_1151242681/ole-[42, 4D, 42, 9A, 01, 00, 00, 00]

Outros materiais