Buscar

Parecer Psicológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARECER PSICOLÓGICO
I. Identificação 
Paciente: Marcelo 
Idade: 08 anos
Parecerista: Lucileide Freitas – Estudante de Psicologia
II. Exposição de Motivos
O presente documento é um parecer psicológico do paciente, M., 08 anos, solicitado pelo pelos seus pais e encaminhado pelo pediatra ao setor de psicologia. O paciente esteve presente em quatro sessões terapêuticas, sendo estas desenvolvidas no decorrer do mês de Outubro/2018, com o objetivo de obter um diagnóstico através de avaliações psicológicas do seu caso, o paciente apresenta constantes crises de asma que se iniciou desde oito meses de idade, toma muitos remédios para tratar esses “sufocamentos”, desde muito novo sofreu com constantes crises de choro a noite com dificuldades para dormir, o paciente segundo os pais teve episódios de problemas com comida e vômitos, e muitas restrições devido ao seu quadro asmático. Segundo relato dos pais o paciente Marcelo apresenta bom relacionamento na escola e com a irmã mais nova, porém não participa muito das atividades comuns a todas as crianças inclusive no ambiente escolar. Já passou por uma cirurgia emergencial para tratar as recorrentes crises infecciosas, perdeu seu avo paterno muito novo, e tem um relacionamento distante com o pai.
III. Análise
O paciente ora examinado apresentou-se bastante disposto já na primeira sessão, através de um comportamento falante, comunicativo com a profissional, realizava todas as tarefas e atividades que lhe eram propostas, com esmero e capricho, sempre concentrando no momento atual, porém se mostrou um pouco tímido e retraído. Diz que não sabe fazer muitas coisas, pois não consegue brincar devido a estar muito cansado e ficar deitado por muito tempo devido ao uso de muitas medicações.
Fora realizado durante as sessões para avaliação, observação através da aplicação do Teste HTP e também desenho livre.
O Teste HTP foi aplicado com o intuito em obter informação de como a criança experiência sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Como todas as técnicas projetivas, o HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica, permitindo que eles sejam identificados com o propósito de avaliação e usados para o estabelecimento de comunicação terapêutica efetiva.
 Já o desenho livre foi aplicado, já que os desenhos das crianças são considerados um meio privilegiado para a descoberta do seu mundo interno e da sua psicodinâmica, além de constituírem um modo natural de expressão para as mesmas. O desenho, que é um meio de expressão e de comunicação, revela muito do inconsciente daquele que desenha. Hammer (1991), referindo-se ao desenho infantil, diz que as crianças desenham o que sabem não o que veem, sendo o mesmo considerado a expressão do modo como a criança percebe e compreende o mundo. De acordo com ele, as crianças transmitem no desenho aquilo que jamais teriam condições de verbalizar.
Fora observados nos conteúdos dos desenhos evidências como: um forte sentimento de retraimento, indicativo de ansiedade e necessidade de segurança; falta de independência e dificuldade em socialização, o paciente sofre fortes pressões ambientais e familiares; entre outros menos relevantes. 
IV. Conclusão 
Do ponto de vista psicológico e pelo contexto evidenciado, conclui-se tratar-se de uma criança dentro dos padrões de normalidade de acordo com sua faixa etária apesar da fragilidade clínica e suas inseguranças, vale ressaltar que cada ser é único e possuem suas particularidades que devem ser respeitadas, o que parece estar acontecendo com M., segundo parecer solicitado pele equipe de psicólogos, é uma superproteção por parte da mãe, gerando assim distanciamento e isolamento das demais crianças, fazendo com que o mesmo se retraia e se sinta inseguro.
M. necessita de mais interação com outras crianças e praticar mais atividades ao ar livre, interagir em conversas mais frequente com seus pais, e de forma mais clara, pois, já tem idade para compreender as coisas, buscando com isso a motivação e a valorização do mesmo como pessoa.
Portanto diante do resultado das avaliações concluo nesse parecer que faz-se necessária uma indicação para acompanhamento psicoterápico infantil, uma vez que M. apresentou grande fragilidade, insegurança, necessidade de amparo e retraimento, porém não evidenciou nenhum transtorno de cunho psicológico.
Assim afirmo.
Macaé, 22 de Novembro de 2018.
Seu nome
Estudante de Psicologia – Matricula ....

Outros materiais