Buscar

DEFESA TCC CORRIGIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL1341_AV_201502524031 » TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: XXXXX
	Professor:
	ALINE MARIA FERREIRA DE SOUZA DOS REIS
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 8,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 17/11/2018 13:38:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201502829661)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: A leitura é fundamental e onipresente na nossa vida, entre seus inúmeros benefícios estão desenvolver a linguaguem, a escita, o senso crítico, construir valores, estimular a criatividade, a empatia, etc, mas apesar de tudo isso muitas crianças apresentam resistência a esse hábito e no geral se lê muito pouco no Brasil. Baseado nessa premissa o objetivo geral da minha pesquisa foi relatar como é possível despertar o gosto pela leitura desde os anos iniciais por meio da contação de histórias, passando pelo ensino fundamental e concluindo na formação do sujeito crítico que se beneficia dessa prático como um todo. Os objetivos específicos foram: 1= Apontar os benefícios da leitura e da contação de histórias para aaprendizagem; 2= Sugerir métodos que tragam uma melhor aproveitamento da leitura em sala de aula; 3= ressaltar a importância da leitura para formar o cidadão crítico; a importância de pais e professores para estimular o hábito de ler e também a importância das bibliotecas e dos profissionais que nela atuam em prol do hábito da leitura.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502829660)
	Pontos: 2,0  / 2,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: O Material no qual embasei a fundamentação teórico do meu artigo cujo tema foi "Benefícios da Leitura e Da Contação de Histórias Nos Anos Iniciais e durante o Ensino Fundamental", foi bem coerente para o tema que escolhi. Autora Raquel Villardi em sua obra "Ensinando a Gostar de Ler e Formando Leitores Para a Vida toda, contribuiu sugerindo métodos de aproximação das rianças com os livros por meio de seu projeto "Aprendedo a Gostar de Ler", que foi colocado em prática por professores e cujos resultados positivos são apresentados em forma de gráficos, além de sugerir melhor uso de textos literários e também mudanças aplicadas na sala de leitura visando torná-la mais atraente para as crianças; o autor Ezequiel T. da Silva, na obra Leitura na Escola e na Biblioteca, combate a leitura mecânica- vazia de significados-, relata a promoção e produção da leitura na sociedade brasileira, critica a propagação da ideologia pela burguesia a quem interessa que o povo siga alienado e longe dos livros, visto que a leitura é um ato de poder e também proppõe métodos a ser aplicados para tornar a leitura mais atraente, além de ressaltar o valor que devem ter os professores, as bibliotecas e os bibliotecários, que segundo eles são desvalorizados. Paulo Freire em sua obra A Importância do Ato de Ler em 3 artigos que se completam, relata a importância da leitura como ato social e político com poder de libertar da opressão, narra suas experiências na aprendizagem de adultos em São Tomé e Príncipe e narra a importânci adas bibliotecas populares. Fiz usotambém de 2 artigos que falam sobre o tema e que foram muito úteis para embasar meu trabalho. O uso de fichamente também foi prátio e eficiente, facilitando meu trabalho.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502829663)
	Pontos: 2,0  / 2,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: As informações aqui apresentadas e também no meu artigo científico tiveram como referencial metodológico a linha teórico/descritivo/exploratório; o procedimento técnico adotado foi o bibliográfico e a abordagem qualitativa. Iniciei a investigação por meio da internet pesquisando artigos científicos e obras que abordavam o tema por mim escolhido, frequentei bibliotecas em busca de livros e depois de selecionare analisar o materia, heguei aos artigos e livros, os quais depois de ler, fiz ficahmento. Por meio dos autores dos livros escolhidos, pude verificar seus apontamentos e contribuições acerca do tema, comparar e confrontar suas opiniões e visões , especialmente por meio das suas citações. A escolha desse material me permitiu atingir os objetivos que tracei, tanto o geral quanto o específico e responder a questão problema do minha pesquisa, permitindo-me conhecê-la maisa fundo.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502829666)
	Pontos: 2,0  / 2,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Graças a escolha do material no qual baseei a fundamentação teórica do meu artigo e da metodologia de trabalho, fiquei satisfeita com os resultados obtidos ( com a nota recebida também), alcancei os objetivos propostos e obtive respostas para as questões que nortearam minha pesquisa. Concluí que a contação de história é mais do que uma atividade recreativa, é uma importante visto ser uma porta de entrada para o mundo da leitura para as crianças; que o estímulo de pais e professores, procurando ser eles bons e assíduos leitores é fundamental para manter o hábito de leitura nos pequenos; que ler permite transformar não só a realidade como a nós mesmos, (ler é poder!), que as bibliotecas e os bibliotecários têm um valor ainda maior do que imaginei e são fundamentais para aproximar os alunos dos livros. Em resumo, fiquei muito feliz, me senti bem sucedida com os resultados obtidos, estes que considerei coerentes com os objetivos por mim planejados; foi gratificante realizar essa pesquisa e um prazeroso esforço trabalhar nela desenvolvendo este assunto que tanto amo: o valor da leitura e o respeito e amor que tenho pelos livros.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais