Buscar

tcc defessa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA 
	AV
	
	
	Professor: JOAO CERINEU LEITE DE CARVALHO
 
	
	 (AG) 
	 04/06/2022 10:01:45 (F) 
			Avaliação:
8,0
	Nota Partic.:
0
	Nota SIA:
8,0 pts
	 
		
	TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 100%
	 
	 
	 1.
	Ref.: 253227
	Pontos: 1,50  / 2,50
	
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: O objetivo do artigo e identificar de que forma o ensino de história pode influenciar na formação do aluno como um bom cidadão nun todo,Além do resgate cultural hitórico e cientifico o ensino de historia esta presente na vida do aluno para a melhora do processo de desenvolvimento social ,cultural economico e ate mesmo religioso. Diante disso ao fazer a comparação entre conteudo da diciplina escolar e a reralidade vivenciada gera o despertar de sua aprendizagem na vida social para atuar transfomando seu cotidiano uma melhora evolutiva. o estudo da materia contribui tambem visando a construção de seus valores conhecimentos, atitudes e habilidades indispensáveis para a sua formação .
	
Fundamentação do Professor: A resposta mencionou objetivos mas não apontou claramente o problema de pesquisa.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2.
	Ref.: 253226
	Pontos: 1,50  / 2,50
	
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: O artigo trata-se da formação pratica do docente no ensino superior e oque ele pode mudar na vida do aluno de um modo geral como cidadão, o material teorico foi de suma importancia para elaborar e amadurecer meus conhecimentos dentro desta materia gerando uma base de qualidade sobre o tema escolhido pois, a partir deles consegui construir com melhor clareza o trabalho proposto.o estudo teve diversas obras e autores variados como Abud Silva e Alves 2010 apud IPEMIG 2017a,Vasconcelos 2002 aPud Ramos,Cainelli 2014 e Souza 2004 apud 2015.Dentre outros que foram analisados anteriormente mas escolhi os que mais tive afinidade e clareza de informção em cada material analisado.
	
Fundamentação do Professor: A resposta não aponta com clareza nenhum modelo teórico ou conceitos utilizados a partir da leitura das referências mencionadas.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3.
	Ref.: 253229
	Pontos: 2,50  / 2,50
	
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A metodologia utilizada foi a explicativa e descritiva o procedimento de pesquisa foi o bibliográfico.Criteriosamente analisado para elaborar a pesquisa Todo o material usado como obras publicadas de instituiçoes como o IPEMIG ,teses de professores conceituados e artigos de sites diversos contribuíram consideravelmente, para que se pudesse ser feita uma reflexão sobre a temática a qual me propus responder diversas perguntas que permeiam o tema: De que forma o ensino de história pode exercer influência na formação cidadã de alunos do ensino médio? De que forma o professor consegue intrudizir e explicar com base em sua didatica a a melhora do ser como um todo?
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4.
	Ref.: 253235
	Pontos: 2,50  / 2,50
	
	Em suas considerações finais você apresenta resultados que devem estar associados à proposta inicial desenvolvida nos objetivos do trabalho. Descreva esta associação e comente sobre o quanto você efetivamente atingiu este resultado.
		
	
Resposta: É importante que seja entendida a materia a ser estudada como o resultado da ação de distintos grupos, setores ou classes de toda a sociedade e que o aluno conheça a história da humanidade como a história da produção de todos os homens e não como resultado da ação ou das ideias de alguns poucos. Desta forma, contribuir para a construção e a concretização de uma consciência cidadã exercitada, primeiramente, em ambiente escolar, abrangendo, no entanto, que a cidadania não precisa iniciar em uma sala de aula, contudo é essencial que o seu exercício não se separe dela. Sabe-se que a cidadania está relacionada ao aparecimento da vida na cidade, à eficácia humana em desempenhar seus direitos e deveres de cidadão.
	
Gabarito: O aluno deverá demonstrar que atingiu a proposta inicial de seu trabalho correlacionando os objetivos com os resultados atingidos.

Outros materiais