Buscar

contação de história

Prévia do material em texto

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA , MUSICALIZAÇÃO E BRINCADEIRAS
Módulo 1
A história é uma arte milenar de suma importância nas nossas vidas, através delas as crianças conhecem fatos, adquirem experiências e despertam o gosto e o hábitos de leitura.
A contação de Histórias juntamente com a música inspira a fantasia, a imaginação, o lúdico e pode ser um meio valioso no desenvolvimento das práticas educativas. Não basta ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler com prazer, isto é possível através de uma história contada com muita arte, junto com a música e brincadeiras contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, desperta a sensibilidade , a criatividade, entre outros.
A histórias devem se fazer presente, pois ajuda a criança a ampliar seu repertorio de palavras, produzindo desta forma textos mais criativos.
Tipos de histórias por faixa-etária 
CRIANÇAS 
Primeira infância: de 0 a 3 anos 
As histórias devem ser preferencialmente curtas (1 a 3 minutos), conter enredos simples, vivos e atraentes, contendo questões que se aproximem o máximo possível da vida das crianças, de sua afetividade, seus brinquedos e dos animais que conhecem. Os fantoches ajudam muito a prender a atenção, nesta fase são indicadas histórias de bichinhos, brinquedos, objetos e seres da natureza, sempre humanizados, histórias com papai e mamãe, além de histórias que tenham crianças como protagonistas, como por exemplo a histórias de João e Maria.
 
Segunda infância: de 3 a cerca de 6 ou 7 anos 
Nessa fase, os enredos podem trazer mais elementos, ou seja, são mais elaborados. É a fase do "conte outra vez", em que as crianças solicitam que uma mesma história seja contada repetidas vezes, para que possam apreciar com mais calma cada detalhe da narrativa. Use objetos ou lenços despertem a curiosidade e permitam a criança imaginar o personagem. É importante ampliar os enredos gradativamente, partindo de histórias mais curtas para as mais longas
Terceira infância: a partir de 6 ou 7 anos 
As crianças dessa faixa etária costumam gostar das histórias da faixa etária anterior, se interessando muito por contos de encantamento.
Posteriormente se interessam mais por contos com enredo mais longo e elaborado, assim como por histórias humorísticas, como as de Pedro Malasartes, e principalmente de medo ou terror (ex: Maria Angula). 
Uso de adereços 
Os adereços podem ajudar a prender a atenção das crianças, principalmente quando são muito pequenas e tem dificuldade em se concentrar. Você pode fazer uso de bonecos, fantoches, dedoches, aventais de história, brinquedos, instrumentos, lenços e objetos diversos que estimulem a imaginação. O importante é saber utilizá-los no momento certo e da maneira certa. Para criar uma expectativa ao apresentar um boneco que representa um personagem, você pode tirá-lo de uma caixa / sacola / bolsa especial pedindo para as crianças repetirem seu nome, falarem uma frase ou fazerem um gesto específico antes (como bater palmas, bater os pés, etc.). Lembre-se sempre de treinar bem tudo o que vai fazer antes de apresentar-se. 
Dicas:
*Para a escolha da história é necessário levar em conta o interesse dos ouvintes, sua faixa etária e a ocasião. Também é muito importante levar em conta o estilo e o gosto pessoal do narrador. Para contar uma história com sucesso, é preciso em primeiro lugar gostar dela. Algumas pessoas gostam de contar histórias engraçadas, outras preferem contar mitos e lendas, assim por diante. 
*Escolha um ambiente apropriado para contar histórias ou coloque um aviso na porta de sua sala avisando qeu é hora da história, evitando assim interrupções no meio da história.
*Nunca pare no meio da história para chamar a atenção de uma criança.
* Antes de iniciar a história faça os combinados , definindo com eles as regras necessárias para o momento da história.
*Use e abuse das expressões faciais e corporais no momento da história, isso prenderá mais a atenção das crianças e tornará sua história mais atrativa.
*Se os ouvintes não estiverem envolvidos, a contação pode se tornar chata, principalmente para as crianças. 
A MÚSICA é uma forma maravilhosa de fazer ouvintes de qualquer idade interagirem, pois cria um clima de alegria e descontração. Você pode sempre pedir para eles baterem palmas durante as músicas. Se for uma música conhecida, peça para cantarem junto. Você pode criar músicas simples para crianças e ensinar a elas. As músicas podem ser utilizadas antes da contação, durante as histórias, entre uma história e outra e para finalizar a contação. Com relação a instrumentos, se você não toca nenhum instrumento musical, você pode usar instrumentos simples, como pandeiro, triângulo, chocalhos, tambor , apito entre outros.
* Deixe as crianças manusearem os adereços após a contação de história.
Fabricando concentração 
“Todo mundo comigo: 
Ergue uma mão 
Ergue a outra 
E esfrega 
Tá quentinho? 
Vamos colocar a concentração no ouvido, pra ouvir com muita atenção 
Mais uma vez: 
Ergue uma mão 
Ergue a outra 
E esfrega 
Tá quentinho? 
Agora vamos colocar a concentração na boca, pra ela ficar bem fechadinha enquanto o ouvido escuta a história 
Última vez: 
Ergue uma mão 
Ergue a outra 
E esfrega 
Tá quentinho? 
Vamos colocar a concentração no coração, pra ouvir com muito amor e muito carinho! 
Ouvido atento, boquinha fechadinha e coração com muito carinho... 
ERA UMA VEZ...”
 Música para iniciar história
É hora da história
É hora da história, vamos sentar 
A nossa historinha já vai começar 
Quem gosta de história levanta a mão 
Quem gosta de história levanta o pé 
Toma cuidado com esse chulé (2x) 
Quem gosta de história mexe as mãos assim (2x) 
Quem gosta de história bate palmas pra mim (2x)
( música de Livia Alencar)
2) Conta uma história pra mim
*Conta uma história pra mim ,
Conta uma história pra mim
Uma história eu tenha começo , meio e fim(2x)
Conta sem demora,
 Pra botar pra fora
Tudo tim tim por tim tim
 
Frases para finalizar as histórias: 
“Pim pim, ri ri, pim pim, essa história chegou ao fim!” 
“Entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem quiser, que conte outra!” 
E assim essa história terminou , chegou ao fim!
“Três maçãs caíram do céu. Uma foi dada para a primeira pessoa que contou esta história. A segunda, para quem acabou de contá-la e a terceira, para vocês que acabaram de ouvi-la.”
Contadoras de histórias

Continue navegando