Buscar

resenha critica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE FILOSOFIA
Jucerlan dos Anjos Nunes[1: Academico do 3º período do Curso de Filosofia. E-mail: cerlan.nunes@bol.com.br]
Gilberto Paulo Pereira Lima[2: Academico do 3º período do Curso de Filosofia. E-mail: gilbertopaulo01@hotmail.com]
Resenha Crítica
BORTOLOTTI, Lisa. O leitor In___ Ética. Tradução de Jorge Beleza. Lisboa: Editora Gradiva, 2013. Cap 6, p. 248-299.
Lisa Bortolotti é uma filósofa italiana que atualmente é professora de Filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade de Birmingham, Reino Unido. Seu trabalho está na filosofia das ciências cognitivas, incluindo filosofia da psicologia e filosofia da psiquiatria, assim como bioética e ética médica. Ela estudou na Universidade de Bolonha, no King's College London, na Universidade de Oxford e na Australian National University, e trabalhou na Universidade de Manchester antes de começar em Birmingham, onde foi palestrante, conferencista sênior, leitora e agora professora .
Ela publicou três livros de autoria própria: Uma Introdução à Filosofia da Ciência ( Polity Press, 2008); Delírios e Outras Crenças Irracionais ( Oxford University Press , 2009); e Irracionalidade (Polity, 2014). Delírios e Outras Crenças Irracionais , em que Bortolotti desafia o argumento de que os delírios não podem ser crenças devido à sua irracionalidade.
O livro aqui apresentado é: Introdução à filosofia da Ciência, cuja obra apresenta agradecimentos, uma introdução, e a obra está dividida em seis capítulos. Nesta resenha vamos abordar o capítulo 6, intitulado ÉTICA. Desse modo, podemos afirmar que a obra está bem estruturada, de modo a ajudar o leitor a pensar por si mesmo, incluindo quadros informativos e perguntas para refletir, com o intuito de apoiar também professores e estudantes em todas as fases do ensino e da aprendizagem, e também inclui uma bibliografia temática e um glossário de termos técnicos.
A obra Introdução à Filosofia da Ciência, de Lisa Bortolotti, nos fornece uma introdução acessível para as principais questões e debates atuais nesta área. As questões filosóficas clássicas sobre metodologia, progresso, racionalidade e realidade são abordadas por referência a exemplos de toda a gama de ciências naturais e sociais. Lisa Bortolotti usa uma perspectiva historicamente informada sobre a evolução da ciência e inclui uma discussão aprofundada das implicações éticas da pesquisa científica.
Como princípio para situar o leitor na obra que após ter introduzido a concepção historicista que considera a interação entre a ciência e fatores externos (como os sociais), a autora abre o último capítulo, intitulado Ética, que começa com uma com uma questão bastante pertinente, que é o seguinte: devem os objetivos de uma dada investigação científica, juntamente com os procedimentos que os tornam possíveis, ser sujeitos a alguma espécie de restrição de ordem ética? Notoriamente, está claro que em sendo um empreendimento humano, a ciência e sua prática trazem dentro de suas capacidades, consequências a ser partilhadas com toda a sociedade, seja no que diz respeito aos benefícios, seja a malefícios; logo, discussões que englobam a ordem ética são fundamentais. Nesta perspectiva, a autora centrou sua análise em dois debates fundamentais a serem abordados, pois além de tudo são atuais: um, relacionado à questão do aperfeiçoamento no que tange à reprodução assistida, e outro acerca da legitimidade da ilusão metodológica na psicologia. Os debates escolhidos são bem didáticos já que vão diretamente ao ponto central da questão, portanto ilustram de modo notório a importância das considerações éticas na prática científica.
Diante do exposto, e fazendo uma observação geral, podemos afirmar com toda naturalidade, não querendo explicitar aqui como e abordado pela autora que o que é natural bom e o que não é natural é ruim, mas com todo respeito concordamos que o livro cumpre bem o papel que se propõe, o de ser uma introdução à Filosofia da Ciência. O extensivo uso de exemplos, bem como de tabelas-resumo oferece ao leitor uma didática introdução a temas complexos, que se desvelam frequentemente em concepções distintas e muitas vezes opostas.
A autora Lisa Bortolotti é uma filosofa fantástica que fiquei muito admirado em conhece-la atrás desta leitura, o que nos levou a acompanhar alguns vídeos dela na internet, assim é obvio que sua obra e profícua, pois logra êxito não apenas na discussão de tais concepções isoladamente, mas também as situa de forma comparativa, o que dá ao leitor uma visão de conjunto do processo filosófico aplicado à ciência. Apesar do caráter introdutório da obra, o livro traz uma grande quantidade de informações, o que pode também servir a leitores que não são iniciantes no tema. Além disso, a profusão de questões para discussão e exercícios ao longo do texto são outros pontos de destaque, pois incitam o leitor a refletir acerca dos temas discutidos e o convida a solucionar alguns dos problemas suscitados ao longo da obra. Outro ponto extremamente positivo da obra é glossário no final do livro.
Assim, focalizamos na nossa resenha que todo conteúdo de Lisa Bortolotti no livro aqui mencionado, destina-se a nos ajudar pensar sozinhos sobre os problemas identificados acima e inclui tabelas de informações e perguntas para reflexão adicional para apoiar todas as etapas da experiência de ensino e aprendizagem. É também uma leitura estimulante para qualquer pessoa que esteja interessada nas questões filosóficas levantadas pelo status do conhecimento científico, a prática da ciência e o papel dos especialistas na sociedade contemporânea. Portanto, espero que assim como nós todos vocês que tiverem acesso a esta resenha possam se aprimorar dos textos desta autora que super recomendo pela facilidade e fluidez na leitura com as informações que são passadas ao longo do texto, como já mencionando de uma maneira leve e bem pedagogica, com exemplos claros e de fácil compreenção.

Continue navegando