Buscar

1º Atividade Conceito do Direito

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS 
PROª. : ZULLY BORGES 
TURMA: DIREITO 1º SEMESTRE VESPERTINO
ALUNA: MARBIANE TALINE TAVARES DO NASCIMENTO
CONCEITOS DE DIREITO
“Em logica, o vocábulo Direito é classificado como termo análogo ou analógico, pelo fato de possuir vários significados que, apesar de se diferenciarem, guardam entre si alguns nexos” (...) “O conceito do Direito não é captado pelo estudioso logo nas primeiras reflexões. A sua formação passa por um processo evolutivo, que se inicia a partir do conhecimento vulgar, daquele que o homem comum possui e vai se aperfeiçoando a medida que o homo juridicus adquire novas experiências, até alcançar o nível cientifico ou mesmo o filosófico”. (Paulo Nader, Introdução ao Estudo do Direito, p.74 Editora Farence, 2013, edição 35º). 
“Direito é a ordenação heterônoma, coercível e bilateral atributivas das relações de convivência, segundo uma integração normativa de fatos segundo valores” (...) “Direito é a concretização da ideia de justiça na pluridiversidade de seu dever ser histórico, tendo a pessoa como fonte de todos os valores”. (Miguel Reale, Lições preliminares de Direito p.67, Saraiva, S. Paulo, 2005). 
Direito é, pois, a realidade que possui o sentido de estar ao serviço do valor jurídico, da ideia de direito. O conceito de Direito acha-se assim dependente da ideia de Direito”. (Gustavo Radbruch, filosofia do direito, p. 86, Amênio Amado Editor, Coimbra, 1997, 6º edição, tradução de L. Cabral de Moncada).
Conceito 01: “Conjunto de normas/leis estabelecidas por um poder soberano, que disciplinam a vida social de um povo”. Conceito 02: “O Direito é processo de adaptando social, que consiste em se estabelecerem regras de conduta, cuja incidência de regra jurídica possa interessar”. (Pontes de Miranda)

Continue navegando