Buscar

Resumo infanticidio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Infanticídio 
Art.123 . Matar , sob a influência de estado puerperal , o próprio filho, durante o parto ou logo após : 
Pena – detenção , de 2 (dois) a 6 (seis) anos .
Analisando a figura típica do infanticídio, percebe-se que se trata, na verdade de uma modalidade, especial do homicídio, que é cometido levando-se em consideração determinadas condições particulares do sujeito ativo , que atua influenciado pelo estado puerperal , em meio a certo espaço de tempo , pois o delito deve ser praticado durante o parto ou logo após.
Classificação doutrinária
Crime próprio ( pois só pode ser cometido pela mãe , que atua influenciado pelo estado puerperal ); simples, de forma livre ; doloso ;comissivo e omissivo improprio ( uma vez que o sujeito ativo goza do status de garantidor ); de dano ; material; purissubsistente ; monossubjetivo , não transeunte ; instantâneo de efeitos permanente .
Sob a influencia do estado puerperal
 Ab initio, deve ser determinado conceito de estado puerperal, a fim de que se possa iniciar o raciocínio do delito de infanticídio. 
Jorge de Resende, traduzindo um conceito médico de puerpério , esclarece :
‘’Puerpério, sobreparto ou pós-parto, é o período cronologicamente variável, de âmbito impreciso, durante o qual se desenrolam todas as manifestações involuntivas e de recuperação da genitália materna havidas após o parto. Há, contemporaneamente, importantes modificações gerais , que perduram até o retorno do organismo as condições vigentes antes da prenhez. A relevância e a extensão desses processos são proporcionais ao vulto das transformações gestativas experimentadas, isto é, diretamente subordinadas a duração da gravidez.
 Apesar da definição médica trazida a colocação , tem-se entendido que o chamado estado puerperal não é tão somente aquele que se desenvolve após o parto , incluindo-se nesse raciocínio o período do parto e também o sobreparto. Durante esse período , a parturiente sofre abalos de natureza psicológica qua a influenciam para que decida causar a morte do próprio filho.
Sujeito Ativo & Sujeito Passivo
O infanticídio é um delito próprio, uma vez que o tipo penal do art.123do Código Penal indicou tanto o seu sujeito ativo como o sujeito passivo.
Assim , pela redação da figura típica , somente a mãe pode ser sujeito ativo da mencionada infração penal , tanto como sujeito passivo o próprio filho.
Tratando –se de crime próprio , como veremos a seguir , o infanticídio admite as duas espécies de concurso de pessoas , vae dizer , a coautoria e a participação.
 Concurso de pessoas no delito de Infanticidio
O fato deverá ser desdobrado em varias situações para que melhor se possa compreende-lo .Entretanto , em nosso raciocínio , partiremos do pressuposto de que o terceiro que , em companhia da parturiente , de alguma forma , concorre para a morte do recém – nascido ou do nascente , é conhecedor de que aquela atua influenciada pelo estado puerperal , pois , caso o contrario do terceiro , que de alguma forma concorreu para o resultado morte , teria ele que responder , sempre , pelo homicídio;
É necessário a analise dos arts 29.30 deste Código.
Art.29 : Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.
Art 30: - Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime .

Outros materiais