Buscar

Prova Discursiva Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital e Gestão Orçamentária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital e Gestão Orçamentária
Questão 1/4 - Gestão Orçamentária
A análise das relações é indispensável não só para a decisão sobre qual espécie de estrutura é necessária, mas para a tomada de decisão vital sobre como a estrutura deve ser guarnecida de pessoal. Nesse sentido, o planejamento da empresa toma por base três níveis, com processos e hierarquia distintos. São eles: Planejamento estratégico; Planejamento tático; Planejamento operacional.
Descreva o que é o planejamento tático.
Nota: 25.0
	O planejamento tático visa otimizar o desempenho e os resultados de áreas específicas de uma empresa. As decisões táticas são tomadas em um nível hierárquico intermediário. Este plano procura traduzir e quantificar os planos estratégicos em um plano orçamentário de cada área, ou simplesmente orçamento. 
Rota da aula 01, página 07..
Questão 2/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Identificar o Ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é fundamental para descobrir a necessidade de produção e faturamento que precisa ser superada mensalmente, parte importante dos custos são os chamados custos variáveis e custos fixos. Empresas de natureza diferente, como a diferença de indústrias para comércio varejista, apresentam grandes diferenças na relação entre os custos diretos e indiretos em suas estruturas de custo.
Descreva abaixo a diferença entre custos diretos e indiretos.
	Os custos diretos são aqueles que podem ser apropriados diretamente ao produto, sem necessidade de rateio, pois pertencem à formação do produto final. Os indiretos são os que requerem rateio para serem apropriados aos produtos, pois apesar de fazerem parte do contexto da fabricação do produto, não pertencem única e exclusivamente à produção, embora também não sejam despesas simplesmente.
 Base teórica: cap 2, pg 149.
Questão 3/4 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Segundo Viana (2000), controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir as entradas e saídas dos produtos (capital circulante) do estoque, tanto de materiais fabricados como para revenda.
No controle financeiro de uma empresa é comum ocorrer de muito capital estar parado na empresa nos estoques.
Em se tratando de gestão de estoques, escreva quais ações que um administrador financeiro deve tomar para evitar que os estoques se transformem em uma fonte de desperdício de dinheiro da empresa:
Nota: 25.0
	Algumas medidas de controle de estoque:
Identificar até que nível de estoque é financeiramente viável ou saudável para aquela empresa. e/ou
Definir um número de estoque mínimo por produto e controlar periodicamente para ver se o estoque não foge deste numero. e/ou
Verificar quais produtos tem giro menor do que o normal e dar atenção especial a estes produtos. e/ou
Intensificar o uso de inventários (verificação física dos produtos no estoque)
Base teórica: cap 5, pág. 118
Questão 4/4 - Gestão Orçamentária
O objetivo do gestor financeiro referente aos estoques é otimizar as movimentações operacionais com os fluxos financeiros. A área financeira de uma empresa, preocupa-se com os fluxos de pagamentos e também com os custos adicionais para a manutenção dos estoques podendo ser destacados os custos de capital, instalações e serviços.
Sobre os custos com estoques, além dos mencionados acima, quais outros riscos ao procedimento de se estocar as empresas estão sujeitas?
Nota: 25.0
	Gabarito: Além dos custos mencionados acima, também se pode apontar alguns riscos ao procedimento de se estocar como deterioração, furtos e em alguns casos obsolescência do produto. Rota da aula 04, página 04.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais