Buscar

unidade 4 estudo psicologia organizaçional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

U4 - SEÇÃO 1
U4S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Questão 
Conceitualmente, o comprometimento organizacional é composto por alguns elementos básicos, que são denominados como:
c. Afetivo, normativo e instrumental. 
Questão 
De acordo com a concepção teórica de Morrow, pode-se considerar que o comprometimento é composto por grandes focos. São eles o comprometimento com:
c. Os valores, o trabalho, a carreira, a organização e o sindicato. 
Questão 
A qualidade de vida foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1998, como:
e. A percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. 
Questão
Bastos et al. (apud BORGES; MOURÃO, 2013) identificam uma relação estreita entre as práticas de gestão e o comprometimento organizacional. Assim consideram que esse comprometimento é afetado por práticas que envolvem:
e. Recrutamento e seleção, socialização, TD&E, benefícios e remuneração, criando condições para o comprometimento. 
Questão 
De acordo com Limongi-França (2009) o interesse pelas questões ligadas à QVT se relaciona com o momento contexto histórico, que ela chama de pós-industrial. Esse contexto é influenciado por mudanças em diversos aspectos que envolvem:
c. I, II, III e IV. 
Questão 
Para Bastos et al. (apud BORGES; MOURÃO, 2013), a compreensão sobre o comprometimento organizacional exige perceber a abrangência de fenômenos que estão envolvidos no contexto. Isso significa considerar:
a. Os vínculos que o trabalhador estabelece e seu impacto, as práticas de gestão e os desafios para criar o ambiente propício ao seu desenvolvimento. 
Questão 
Apesar da diversidade conceitual sobre QVT, alguns pontos podem ser considerados como consensuais, de acordo com Sant’Anna, Kiliminik e Moraes (2011 apud SAMPAIO, 
d. I, II, III e IV. 
Questão 
O modelo conceitual de QVT de Walton (1973) inclui diversos fatores de análise que, de forma geral, tem como objetivo a humanização do trabalho. Você pode identificá-los em:
d. II, III e IV. 
U4S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Questão 1
De acordo com diversos autores, o comprometimento organizacional é composto por três elementos, um dos quais é denominado “comprometimento calculativo”. Dentre as características deste tipo de comprometimento, estão:
Está correto apenas o que se apresenta em:
c. II, III e IV. 
Questão 2
O modelo de QVT de Hackman e Oldham (1975) inclui a percepção do trabalhador sobre alguns aspectos que chamaram de “dimensões essenciais do trabalho”: variedade, identidade e significância das tarefas; autonomia e feedback. Considerando esses elementos, pode-se entender que o modelo proposto tem o foco de análise:
b. As características da tarefa. 
Questão 3
A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito amplo, que diz respeito:
Escolha uma:
a. Às condições de vida dentro do ambiente organizacional. 
SEÇÃO 2
U4S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Parte superior do formulário
Questão 1
Considerando a visão pioneira de Walton, um programa de QVT deve ter como objetivo final:
d. Gerar uma organização mais humanizada e com ênfase no desenvolvimento pessoal do indivíduo. 
Questão 2
De acordo com a conceituação proposta por Aranha, Santos e Brasileiro (2007), o “assédio moral” se caracteriza por:
Está correto o que se apresenta em:
Escolha uma:
e. I, II, III e IV. 
Questão 3
Com base na perspectiva de Pilatti e Bejarano (2005), a implementação de programas de qualidade de vida nas organizações apresenta dois aspectos: 1) melhorar a qualidade de vida e a satisfação no trabalho; 2) aumentar o desempenho e a produtividade. De acordo com os autores, esses fatores podem ser considerados:
e. Complementares. 
Parte inferior do formulário
U4S2 - Atividade de Aprendizagem
Questão 
Os especialistas no campo de QVT alertam para alguns dos erros mais comuns, cometidos por empresas quando decidem implantar os seus programas. Dentre eles estão:
e. V, V, F, F. 
Questão 
Ao considerar a implantação de programas de qualidade de vida (QVT) um dos primeiros pontos a serem considerados é a cultura organizacional, que inclui missão, visão, valores e crenças da organização. A justificativa dessa relação se encontra em:
Escolha uma:
a. Os programas de QVT devem ser adequados às características básicas de cada empresa, expressos na cultura. 
Questão 
Ao se referir aos programas de QVT, Fernandes (1996, p. 75) afirma: “todo trabalhador, funcionário ou executivo sabe o que precisa em todos os sentidos (físico, instrumental, técnico, psicossocial, organizacional) 
b. I e II. 
Questão 
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) as perspectivas para os trabalhadores em relação aos aspectos psicológicos envolvidos no trabalho são pessimistas. Essa afirmação refere-se:
e. À existência de problemas gerados no ambiente organizacional, que geram sofrimento no trabalho. 
Questão 
Considerando as vantagens que os programas de QVT podem proporcionar, desde que bem planejados e adequados ao contexto, os pesquisadores citam: a saúde integral (física, social, intelectual e profissional) e integração social dos colaboradores, como também maior produtividade, qualidade de produtos e serviços. Essa afirmação permite concluir que:
d. Os programas de QVT podem trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. 
QuestãoUma das reflexões propostas sobre a implantação de programas de QVT e colocada por Fernandes (1996), é uma visão crítica sobre práticas usuais no campo. Considerando essas afirmações, complete as lacunas a seguir:.
c. Manipulação, restrita, modismos. Correto
Questão
A questão da ética nas organizações vem sendo discutida e, segundo estudiosos sobre o tema (BANDEIRA; OLIVEIRA, 2007), pode-se relacionar com a QVT, a partir de alguns aspectos. Considerando essa visão, analise as afirmativas a seguir:
Resposta: V, V, V, F.
U4 - SEÇÃO 3
U4S3 - Atividade Diagnóstica
Parte superior do formulário
Questão 1
De acordo com as reflexões propostas por Ferreira, Alves e Tostes (2009), ao implementar programas de QV, algumas empresas o fazem pensando em compensar os desgastes provocados pelo trabalho e suas características. Esse tipo de abordagem é conceitualmente chamada de:
e. Assistencialista. 
Questão 2
O modelo de QVT proposto por França (2009) chama-se BPSO e é composto por algumas dimensões. São elas as dimensões:
a. Organizacional, psicológica, biológica, social. 
Questão 3
O conceito de desenvolvimento sustentável foi estabelecido e divulgado pela ONU em 1987. Ele abrange alguns aspectos importantes que até então não tinham a atenção dos líderes mundiais. Dentre eles, estão:
b. I, II e III, apenas. 
Parte inferior do formulário
U4S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Parte superior do formulário
Questão 
2. Há uma pesquisa desenvolvida por Alves (2011) sobre as práticas mais comuns entre empresas de grande porte em seus programas de QVT e os resultados mais diretos. Com base nessa pesquisa relacione as práticas expostas na coluna à esquerda, com os resultados correspondentes, expostos na coluna à direita:
c. I-3, II-1, III-2. 
Questão 
Considerando os conceitos e reflexões sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) e a sustentabilidade é possível concluir que:
a. F, F, V, V. .
Questão 
O conceito de qualidade de vida sustentável no trabalho QVST inclui as dimensões segurança econômica, bem-estar social e qualidade ambiental. Esses elementos indicam que o conceito está relacionado:
d. Aos conceitos de sustentabilidade e de qualidade de vida no trabalho. 
Questão 
Segundo a pesquisa realizada por Alves (2011), sobre as práticas mais comuns entre as empresas de grande porte, dentre elas estão: higiene e segurança do trabalho, estudos de cargos e salários, avaliação de desempenho. De acordo com o modelo de França (BPSO) essas práticas,
se relacionam diretamente com a dimensão:
b. Organizacional. 
Questão 
De acordo com o modelo de Elkington (1999) a sustentabilidade corporativa é composta por três dimensões que são: ambiental, econômica e social. Com relação à dimensão social é possível afirmar que ela se refere a:
d. I e V. 
Questão
O conceito de desenvolvimento sustentável (DS) foi definido pela ONU, em 1987, e se relaciona diretamente com o conceito de sustentabilidade. O conceito de DS pressupõe que:
 O desenvolvimento deve equilibrar a economia,as necessidades da sociedade e a preservação do meio ambiente. Parte inferior do formulário
Questão
Ao considerar a responsabilidade pela implantação de programas de qualidade de vida (QVT), existem algumas possibilidades de acordo com a cultura da organização. Dentre elas estão:
V,V,V,V.
U4 - SEÇÃO 4
U4S4 - Atividade de Aprendizagem
Questão 
Ao relacionar o planejamento com a implantação de programas de QVT, Gutierrez, Gonçalves e Vilarta (2007), fazem algumas considerações importantes. Dentre elas estão:
I e III.
Questão 
O processo de implantação de QVT deve ser organizado em etapas e, segundo o modelo apresentado por Massola,
organização proporciona subsídios para que os participantes modifiquem seus comportamentos.
Parte superior do formulário
Questão 
Considerando do processo de implantação de QVT, Ogata e Simurro identificam quatro etapas que pressupõem uma sequência. Com relação à “etapa de lançamento e implementação do programa” é possível concluir que:
b. V, V, V, F. 
Questão 
Apesar de sua importância a etapa de avaliação de programas de QVT vem sendo negligenciada no Brasil. Essa informação é reforçada por França (2009) 
c. I-1, II-3, III-2. 
Questão 
Segundo o modelo apresentado por Massola (apud VILARTA; SONATI, 2007), o processo de implantação de QVT deve ser organizado em três etapas.
e. F, V, V, F. 
Questão 
Considere o modelo geral de intervenção em QVT proposto por Gutierrez, Gonçalves e Vilarta (2007), e analise a frase a seguir procurando completá-la:
e. As decisões estratégicas − o diagnóstico − a Política de Gestão. 
Questão 
A etapa de avaliação é de fundamental importância em processos de implantação de programas de QVT. Tome como base a reflexão proposta por Ogata e Simurro, leia a frase, buscando completá-la:
b. consenso – sustentável – indicadores − mensurados. 
Questão 
Os resultados de uma pesquisa junto a empresas, realizada por França (2009), mostraram que os programas de QVT podem ter diferentes focos (dimensões):
a. 1-III, 2-I, 3-IV, 4-II. 
Questão 
De acordo com o modelo de Ogata e Simurro (2009) o processo de implantação de programas de QVT é desenvolvido de acordo com as etapas de:
c. I, II, III e V. 
Parte inferior do formulário
U4S4 - Atividade Diagnóstica
Parte superior do formulário
Questão 1
De acordo com Gutierrez, Gonçalves e Vilarta (2007), a implantação de programas de QVT deve ser precedida de planejamento. O conceito de planejamento, neste caso, inclui considerar aspectos importantes, dentre os quais estão: 
a. I, II e IV, apenas. 
Questão 2
De acordo com o modelo de QVT proposto por França (BPSO) algumas ações de QVT podem ser implantadas, como, por exemplo: lazer interno, ambiente físico e benefícios. Esse tipo de ações se refere à dimensão:
e. Organizacional. 
Questão 3
O modelo conceitual de O’Donnel identifica as etapas para implantação de programas de QVT. São elas:
c. Sensibilização, desenvolvimento do programa e ambiente de suporte. 
Parte inferior do formulário
U4 - Avaliação da Unidade
Parte superior do formulário
Questão 1
Iniciando as discussões da aula, foi apresentado o conceito de qualidade de vida definido pela OMS para designar “a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, 
d. I, II, III, IV, V e VI. 
Questão 2
Os órfãos da Lava-Jato 
Com as investigações da Polícia Federal mirando grandes empresas,. 
b. F – F – V – V. 
Questão 3
Analise o “caso da SAS Institute”: 
Presença constante (e muitas vezes vencedora) nos rankings dos melhores lugares. 
d. Adota uma “perspectiva preventiva”, pois minimiza o surgimento de problemas atingindo 
Questão 4
Texto 1 
Apesar de considerar que existe diversidade conceitual em QVT, Sant’Anna, Kiliminik 
Texto 2 
A forma de compreender e lidar com as questões que envolvem a qualidade de 
c. A diversidade conceitual relativa à QVT também está refletida na aplicação do conceito 
Questão 5
Ao discutir a necessidade de planejamento prévio para a implantação de programas de QVT, Gutierrez, Gonçalves e Vilarta (2007) propõem um modelo.. 
c. As práticas de QVT são definidas de acordo com as necessidades dos colaboradores, a partir da fase de diagnóstico. 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais