Buscar

DISCURSIVA nota 100 Pratica Profissional a Escola

Prévia do material em texto

DISCURSIVA
Questão 1/2 - Prática Profissional: A Escola
Considere a passagem de texto:
“O atual contexto político, científico e pedagógico requer, de nós gestores e das demais pessoas da escola, uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos e sobre a organização do trabalho pedagógico, bem como a compreensão das inter-relações que se estabelecem na escola entre as políticas educacionais e o contexto social mais amplo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 7,8.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Organização escolar: perspectivas e enfoques, descreva a gestão educacional.
Nota: 50.0
	“A gestão educacional vai além da gestão escolar e inter-relaciona todos os componentes de uma política de educação, envolvendo os sistemas de ensino, a direção, as diretrizes educacionais e os projetos políticos-pedagógicos (PPPs) das escolas” (livro-base, p. 92).
 
Resposta: Segundo Grochoska a gestao educacional é um processo dinamico, unficando as diretrizes e as politicas educacionais, tendo um projeto compromissado com os principios democraticos, utilizando se de metodos que criam condições par um ambiente educacional autonomo.
Questão 2/2 - Prática Profissional: A Escola
Considere o fragmento de texto:
“A gestão escolar é uma prática eminentemente política e, como tal, envolve poder. Segundo a concepção de Max Weber, ter poder é uma capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer suas ideias frente aos demais grupos. Numa concepção mais humanista, a política é a capacidade humana de agir em conjunto para construir uma vontade comum. Na escola ambas concepções convivem e delimitam o fazer da gestão escolar, levando-a para um rumo autoritário ou democrático, ao mesmo tempo em que, a partir do conhecimento dessas concepções, podemos avaliar o caráter da gestão de determinada escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, A. de. Relação escola comunidade. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 151.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Organização escolar: perspectivas e enfoques, descreva os conceitos e definições de gestão escolar.
Nota: 50.0
	Gestão significa produzir ou ações, ou contextos, ou encaminhamentos, “‘não de forma isolada, sem interações’” (livro-base, p. 90). “‘[...] Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar o seu papel’” (p. 90).
 
Resposta: Gestão escolar significa produzir ou açoes ou contextos ou encaminhamentos não de forma isolada sem interações. Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização e atingir seus objetivos, cumprir sua função e desempenhar o seu papel

Continue navegando