Buscar

Resumo ADM 10p 2 unidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
NOÇÕES GERAIS
Os contratos Administrativos são espécies do gênero Ato Adm (que tem presunção de legitimidade, veracidade). O contrato pressupõe manifestação da vontade das partes. Assim como o ato administrativo é espécie de ato jurídico, os contratos administrativos são espécies do gênero administrativo.
* Ato Administrativo- tem status, prerrogativas que o ato jurídico não tem.
DESIGUALDADE CONTRATUAL 
O contrato pressupõe o acordo de vontades entre as partes, mas isso não vai acontecer aqui, é pressuposto a “desigualdade” entre as partes. A administração pública é autoridade, enquanto o administrado acaba sendo o hipossuficiente da relação. Ex. Contratos Administrativos com clausulas exorbitantes, clausulas inalteráveis...A Administração pública tem vantagens exclusivas.
DEFINIÇÃO CONTRATO ADM
Contrato Administrativo é o ajuste celebrado entre a administração pública e o particular ou outra administração pública, disciplinado por lei, o qual exige licitação e tem como objeto a contratação de mão de obra, a aquisição de bens e gêneros, bem como, a alienação e a aquisição de bens públicos.
CONTRATO ADMINISTRATIVO ≠ CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
É aquele que a administração pública figura, mas não como autoridade, não está revestida de poder de império. Normalmente são contratos de Direito Privado. Ex: Aluguel, compra e venda e trabalhista. Ainda que o contrato seja de Direito Privado tem que haver licitação, mas é um ato isolado, pois uma vez finalizada a licitação em relação ao vencedor, o contrato celebrado é privado. Ex: Compra e venda. A licitação é norma de Direito Público, normalmente é obrigatória a sua realização para contratação, mas não se confunde com o contrato. São atos distintos.
PARTES DO CONTRATO ADM
Contratante- Particular ou administração pública/ Contratado- Administração pública.
OBJETO DO CONTRATO ADM
1- Aquisição de bens ou gêneros; 
2-Mão de Obra; 
3-Aquisição ou alienação de bens públicos.
COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR
União (normas gerais), Lei 8666/93; 
Cada Ente Político (Estados, DF e municípios) pode legislar sobre temas específicos (normas específicas) de seu interesse, mas não podem contrariar a lei 8666/93, só legislam de forma complementar. Ex.: Formas de parcelamento, formas de pagamento, prazo... ATENÇÃO: Em alguns dispositivos a Lei 8666/93 é norma Federal.
CARACTERÍSTICAS CONTRATO ADM
1- Submissão ao Direito Administrativo: 
Ainda que os contratos sejam de direito privado, deve observar as normas de D. Administrativo. 
2- Presença da Adm. Pública: 
A Adm. Pública sempre estará presente em ao menos um dos polos. A administração Publica sempre será contratante. Como contratado teremos pessoa física ou jurídica ou outra Administração pública. 
3- Desigualdade: 
Aqui a relação entre contratante e contratado não é uma relação de igualdade. Há hierarquia. 
4- Mutabilidade (unilateral): 
A Adm. Pública pode modificar unilateralmente o contrato, fundamentado no interesse público. Mas há um limite, não pode alterar a remuneração. Pode aumentar ou reduzir o tempo, pode alterar para mais ou para menos o fornecimento de bens ou prestação de serviços. 
5- Clausulas Exorbitantes ≠ Clausulas abusivas do Direito do Consumidor: 
Verificada a existência de vantagens exclusivas à Adm. Pública em detrimento do particular. Ex.: A mutabilidade unilateral é uma clausula exorbitante; exigir que apenas o contratado preste garantia. 
6-Formalismo: 
Contratos de até 4 mil podem ser verbais, nas demais hipóteses devem ser escritos. 
7-Bilateralidade/ Comutatividade: 
Bilateralidade: Obrigações e direitos recíprocos. Comutatividade: Prestações equivalentes/ proporcionais. 
Obs: Prestações equivalente (comutatividade): Diz respeito as prestações objeto do contrato. As prestações de objeto dos contratos são equivalentes./ Clausulas Exorbitantes: Dizem respeito ao prazo... 
8- Confiança Recíproca: 
Todo contrato pressupõe confiança; A confiança recíproca deságua no caráter personalíssimo, não pode se fazer substituir por outra empresa/ pessoa.
ESPÉCIES DE CONTRATO: 
1- Contrato de Obra Pública: 
É o contrato que exige licitação pelo qual a adm. Pública contrata mão de obra e/ou matéria prima para edificação, alteração ou extinção de bens imóveis.*Sempre estará relacionado a bem IMOVEL.
*REGIMES DE EXECUÇÃO DE OBRA PÚBLICA:
a) Empreitada: A Adm. Pública contrata tanto a mão de obra, quanto a matéria prima. E a Adm. Pública entrega o projeto e efetua o pagamento.
b) Por tarefa: A administração pública contrata apenas a mão de obra, fornecendo a matéria prima e o pagamento.
2- Contrato de Fornecimento: 
É aquele pelo qual a Adm. Pública mediante licitação contrata e adquire o fornecimento de bens e gêneros consumíveis no âmbito das repartições e órgãos públicos. Ex.: Material de limpeza, material de escritório, merenda escolar.
PERIODICIDADE DE FORNECIMENTO:
Instantâneo: fornecerá de uma só vez no prazo previsto.
Periódico ou fracionado: fornecerá periodicamente/ parceladamente. Ex.: 50 sacas de feijão por mês durante 1 ano. Tem um valor certo, há um limite pré estabelecido.
3- Contrato de Prestação de Serviços: 
É o contrato pelo qual a adm. Pública admite e obtém a prestação de serviço por pessoa física ou jurídica mediante licitação. Vai contratar mão de obra, mas apenas para serviço eventual.
*SUBESPÉCIES: VARIAM DE ACORDO COM O TIPO DE SERVIÇO.
a) Serviços Comuns: Aquele para o qual não se exige escolaridade ou especificação técnica.
b) Serviços técnicos e especializados: É exigida a comprovação da habilitação técnica.
c) Serviços artísticos ou científicos: É exigido um tipo específico que é o concurso. (Atenção! Não é para provimento de cargos). Ex.: Concurso de monografias. O prêmio pode ser em dinheiro, mas também pode ser em outros benefícios como viagens, cursos. Normalmente o contratado passa para a administração publica os direitos autorais.
4- Contrato de Gestão: 
É o ajuste celebrado entre a adm. pública e uma agencia executiva ou organização social (OS) para prestação associada de serviço público. Cada um em sua área. A outorga é discricionária. 
A contratação é feita através do contrato de gestão.
5- Termo de Parceria: 
Contrato firmado entre a Adminstração e a OSIP (ONG) Também é para a prestação de serviço público. De outorga vinculada, concedida pelo Ministério da Justiça.
6- Permissão: 
A permissão em si não é um contrato, mas é um ato unilateral. É um instrumento de delegação de bem público ou serviço público.“A permissão é o ato administrativo unilateral precário, discricionário, oneroso ou não, por tempo determinado ou não, pelo qual o poder púbico delega ao particular o uso de bem público, bem como a prestação de serviço público.” 
Ex.: Permissão para colocar um fiteiro numa calçada; local de taxistas;
*Características da Permissão
-É ato unilateral (não é um contrato).
-Discricionário (Pq não é vinculado; a adm. Só concede se for de seu interesse).
-Gratuito ou não (Pq para sua aquisição, pode ser que o interessado tenha que pagar uma taxa).
-Precário (Pq pode ser retirado sem culpa do permissionário a qualquer tempo e o Estado não tem que indenizar).
-Tempo determinado ou não (Contrato no Brasil só pode ser por tempo indeterminado).
-A permissão exige licitação, mas pode ser em qualquer modalidade licitatória.
-O permissionário pode ser pessoa física ou jurídica.
***As características fazem com que a permissão em si não seja um contrato, porque contrato só pode ser por tempo determinado (no Brasil) e a permissão pode ser por tempo indeterminado.
7-Concessão: 
“É um contrato administrativo pelo qual o poder público delega ao particular o uso de bem público, obra pública e serviço público.”
*Características da Concessão
-É um ato bilateral ; gratuito ou não; por tempo determinado; não precário; exige licitação na forma concorrência SEMPRE pq é a forma mais rigorosa.
-O concessionário só
pode ser pessoa jurídica.
-Não precário- só se a ADM. Retomar antes do tempo e sem culpa do concessionário, ela tem que indenizar.
Obs.: Concessão de Obra Pública ≠ Concessão de Serviço público: A concesão não pode ser feito tão somente para obra pública. A obra pública estará vinculada ao serviço público/ prestação de serviço. Ex.: Uma rodoviária, além de prestar o serviço público, fica responsável pela construção.
No contrato de Concessão, o que se delega é a execução do serviço público, mas a titularidade continua sendo do poder público.
A responsabilidade do Estado É SUBSIDIÁRIA.
A remuneração do concessionário virá do usuário por tarifa ou preço público.
*Extinção da Concessão (Formas)
a) Pelo advento do termo ou prazo: Se extingue porque o prazo terminou. A extinção ocorreu em virtude do término do contrato. Não cabe indenização para ninguém.
Obs.: No Brasil, o contrato adm. Não admite a renovação (admite prorrogação). Tem que fazer um novo contrato.
b) Encampação ou Resgate: Se dá quando o poder público retoma antes do tempo, mas sem culpa com concessionário.
A concessão é não precária. Nesse caso o poder concedente indeniza. Apenas indeniza.
c) Caducidade: Ocorre quando o contratado descumpre o contrato. Retoma porque o contratado deu causa. Cabe multa ou retenção da caução. O contratado é quem vai indenizar.
d) Por culpa do poder concedente: Quem deu causa foi a adm pública. O vício no contrato foi por conta da adm (poder concedente). Extingue-se o contrato e a adm tem que indenizar. Aqui a adm indeniza e sofre sanções adm ≠ encampação.
e) Anulação: Aqui existe um vício material ou formal. Vício grave que não pode ser sanado (insanável).
-A anulação pode ocorrer por via adm ou judicial.
-O efeito é ex nunc (não retroage)
-O vício é no ato do contrato
-Embora o contrato seja nulo, o serviço prestado será remunerado.
Ex.: Se a empresa falir ou extinguir- mesmo que o contrato seja valido, aqui existe a característica INTUITO PERSONAE, não pode substituir o concessionário (contratado), então o contrato se extingue.
*Reversão dos bens na Concessão: Quando a concessão se extingue, os bens que foram empregados/ acoplados ao contrato serão revertidos ao patrimônio do poder publico, seja do poder concedente ou do posterior. Durante a concessão NÃO são bens públicos.
8- Parceria Público Privada (PPP): 
É um contrato Adm pelo qual o parceiro público (Estado) ajusta com o parceiro privado (contratado) a prestação de serviço público privatizado, mediante a criação de uma pessoa jurídica destinada a tal função (prestar o serviço).
-É uma espécie diferenciada de concessão, embora tenha outros requisitos.
-Só pode ser pessoa jurídica.
- O objetivo é a prestação de serviços públicos.
-A pessoa jurídica é denominada SOCIEDADE COM PROPOSITO ESPECÍFICO, que normalmente é criada por incentivo social Sociedade Anonima S/A, que pode ser de capital aberto (ações negociáveis no mercado mobiliário) ou de capital fechado. 
OBJETO: 
Prestação de serviço público com eventual realização de obra pública ou eventual fornecimento de bens. Na PPP os lucros e os riscos são divididos e a responsabilidade é SOLIDÁRIA.
Ex: Sociedade de Economia Mista X Parceria Público Privada. Soc Econ Mista é uma S/A e o Poder público tem que ter a maioria das ações com direito a voto. PPP- O estado nunca terá a maioria das ações com direito a voto.
EXIGÊNCIAS: 
a)Período de validade do contrato- Não pode ser inferior a 5 anos e máxima de 35 anos. b)O contrato não pode ter valor inferior a 20 milhões de reais. 
REMUNERAÇÃO: 
É de acordo com as modalidades de PPPs, temos: Concessão Patrocinada- Remunerada pelo Usuário. | Concessão Administrativa- Remuneração vem totalmente do poder público. Nesse caso, sempre prestará um serviço exclusivo a ADM.
9- Consórcio Público: 
É o contrato celebrado entre os entes políticos (Adm direta- U,E, DF e M) no qual nasce ou pelo qual é criado uma pessoa jurídica(associação) no qual prestará serviço público de natureza pública ou privada.
*Natureza Privada: Criada nos moldes da lei civil; O serviço é de natureza Privada.
*Natureza Pública: De associação só terá o nome; Vai ser a associação que tem natureza de autarquia. 
*Formas de Criação: 1º Passo- “Protocolo de intenções”,é como a minuta de um contrato. Os entes públicos que pretendem criar um consórcio público vai peticionar sua intenção através desse protocolo.
2º passo- Depois “Lei autorizativa”de cada ente político.
3º Passo: Celebração do contrato propriamente dito.
Qualquer alteração ou a extinção do consórcio tem que ser aprovada por assembleia geral e depois autorizada por lei de cada ente federativo.
*Características: Quando for contratado por Adm direta ou indireta, não precisa licitar e quando exigir licitação (contratando com outra pessoa), o consorcio tem o dobro do limite para dispensa de licitação.
RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
O contratado é o responsável por indenizar os danos causados pelos serviços à adm e a terceiros.
O Contrato em si causou o dano, quem indeniza é o contratado.
-Cabe ao contratado providenciar a GARANTIA que pode se dar por: 1- Caução; 2-Fiança bancária; 3- Seguro (Pode criar uma empresa apenas para isso).
-Cabe ao contratado reparar os vícios das prestações de serviços.
-O Estado (contratante) responde SOLIDARIAMENTE quanto aos créditos previdenciários.
-Quanto aos créditos trabalhistas e fiscais, o Estado responde SUBSIDIARIAMENTE.
LICITAÇÃO PÚBLICA 
NOÇÕES GERAIS
É o tema mais polêmico no D. Adm; Existe legislação, mas não existe fiscalização.
DEFINIÇÃO
Licitação Pública é o procedimento adm no qual se fundamenta na livre concorrência, disciplinada por lei e que busca promover com a oferta da melhor proposta contrato administrativo.
Obs.: Nem sempre a melhor proposta é o melhor preço.
O principal objetivo é possibilitar que o maior número de pessoas possa participar do certame, e que a adm obtenha a melhor proposta.
Assim como o concurso público, a licitação é um certame.
FINALIDADES
a) Promoção da mais ampla concorrência (dentro do possível): 
A licitação deve criar critérios para achar o melhor concorrente, mas não para afastar pessoas/ ampla concorrência. Ex.: Contratação de um engenheiro civil, mas ele deve ser formado em universidade publica. Isso não pode ser critério para licitação pois assim como a universidade publica, a particular também é reconhecida e forma bons profissionais. 
b) Encontrar a melhor proposta: 
Nem sempre tem a ver com o valor. Nem sempre o melhor valor é a melhor proposta.
ELEMENTOS DAS LICITAÇÕES
a) Procedimento: 
A licitação não é um simples ato adm, ela é um procedimento adm, pois é um conjunto de vários atos ou fases isoladas, cada um com um objetivo específico que ao final conclui o certame. De cada fase pode haver recurso. 
b) Obrigatório: 
A regra é licitar, mas há casos em que há a dispensa. A licitação é obrigatória. Regra Geral quem tem que licitar é a adm direta (U,E, DF e M) e indireta ( Autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, associações); Poderes executivo, legislativo e judiciário; Tribunais de Contas; MP; Alguns fundos especiais (FGTS, PIS/PASEP); Entes em colaboração (Só quando vão contratar com dinheiro público, ex. SESC, SENAI); OSs; OSCIPs; (quando usam dinheiro publico, mas demais não precisa licitar)
EXCEÇÃO: NÃO PRECISA LICITAR: OAB não precisa licitar; Permissionário; concessionário antes de conseguir permissão e concessão precisa licitar; quando já for permissionário ou concessionário não precisa. 
c) Convocação: 
Deve haver publicidade, principalmente em nome do principio da isonomia. Geralmente em jornais de grande circulação. 
d) Competição: 
É o estabelecimento de regras nas quais possam competir livremente os interessados.
e) Fornecimento: 
Fornecimento de bens ou serviços; alienação ou aquisição de bens públicos. 
f) Contrato: 
Encontrar a melhor proposta para realização do
contrato. A adm publica não se vincula, pode desistir da contratação. Obs.: Há expectativa de direito para o vencedor e não direito adquirido. Diferente do concurso público que se passar tem que ser admitido.
COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR
Normas Gerais: União, Lei 8666/93. Normas Específicas: Do interesse de cada um e é concorrente entre os demais entes (E, DF, M).
PRESSUPOSTOS DE VALIDADE E EXISTÊNCIA DA LICITAÇÃO
A licitação em si mesma é um fim. Não se deve só licitar por licitar. Quando for contrária a lei é invalida.
a) Lógico: 
Para haver a existência da licitação, deve haver pluralidade de objetos e do fornecedor. Haverá dispensa de licitação ou inexibilidade em alguns casos.
b) Jurídico: 
A licitação deve ser oportuna e conveniente, deve ser interessante para o poder público. Aqui também poderá haver dispensa de licitação ou inexibilidade em alguns casos.
c) Fático: 
Para que haja licitação, deve haver o comparecimento dos interessados com suas propostas após a convocação. Se não comparecer, a licitação será deserta.
PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO
Além dos gerais LIMPE (art. 37 CF), existem os específicos no qual se aplica a licitação.
a) Isonomia: 
Igualdade. Está presente na ampla concorrência entre os participantes, tratamento igual, não favorecimento. 
b) Competitividade: 
Através das regras estabelecidas no edital. Criação de regras equânimes; não direcionamento.
c) Vinculação: 
Ao instrumento convocatório que é o edital. 
d) Julgamento Objetivo: 
O julgamento deve ser o mais objetivo possível de acordo com as regras estabelecidas no edital. 
e) Indistinção: 
Não pode haver preferência nem exclusão; nem favorecimento, nem exclusão do licitante em razão da sua origem, nacionalidade ou domicílio. 
f) Inalterabilidade do edital: 
Regra Geral, uma vez publicado o edital não pode ser alterado. 
g) Sigilo das Propostas: 
Regra Geral. Até o momento do julgamento/abertura das propostas deve haver sigilo entre os licitantes.
h) Obrigatoriedade da Licitação: Regra Geral. 
i) Formalismo: 
Solenidade, formalidade do procedimento da licitação que é previsto em lei. 
j) Adjudicação: 
Prêmio garantido ao vencedor da licitação. É um titulo dado ao vencedor, mas isso não significa que a adm é obrigada a contratar. Não significa contratação, até porque gera apenas uma expectativa de direito e não direitos adquiridos.
DOS TIPOS DE LICITAÇÃO- Critérios para julgamento de acordo com a Lei 8666/93
Menor Preço: Trata-se do preço mais baixo ofertado;Pode ser também melhores condições de pagamento.
Melhor Técnica: Cabe para serviços técnicos especializados, artísticos também. Pode juntar as duas modalidades, menor preço e melhor técnica para o serviço.
Técnica e Preço: Quando falar em técnica, é sempre serviço. Nesse caso são técnica e preço juntos. Pode não ser o preço em si, mas melhores condições de pagamento.
Maior Lance ou Oferta: Para leilão e alienação de bens. Aqui a adm está vendendo.
MODALIDADES DE LICITAÇÃO 
Lei 8666/93 disciplina as 5 primeiras modalidades. As 3 primeiras se observa o valor.
A) CONVITE: 
Tem por principal característica contratos para aquisição de bens e serviços de menor vulto econômico. No convite não há a ampla publicidade ( o normal é ter). A adm tem por obrigação de convidar (a publicidade se dá com o convite para no minimo3 e afixa edital na sede da entidade, não tem obrigação de publicar em jornais de grande circulação). A carta convite vai ser o instrumento convocatório que é o próprio edital, nela conterá o edital e o contrato. 
O prazo para responder ao convite é de 5 dias.
O contrato do convite é de menor valor. A lei estabelece até R$150.000,00 para contratos de engenharia e para os demais contratos o valor é de R$80.000,00.
O convite pode ocorrer através de licitação internacional, se não tiver outra empresa.
B) TOMADA DE PREÇOS: 
Apenas os interessados cadastrados podem participar. O critério é o objeto de médio vulto econômico- obras e serviços de engenharia até R$1.500.000,00 e demais bens até R$650.000,00.
É permitida nessa modalidade a licitação internacional, desde que a interessada esteja cadastrada.
C) CONCORRÊNCIA: 
É a modalidade mais rigorosa; maiores requisitos e maiores documentações. É aberta a qualquer interessado cadastrado ou não. Deve ocorrer com ampla publicidade (Diário Oficial e Jornais). 
Contratos de maior valor, engenharia acima de R$1.500.000,00 e demais serviços acima de R$650.000,00.
*Concessão de serviços de obra; Concessão de direito real de uso, parcerias publico privadas PPP; aquisição de bens imóveis – VÃO SEMPRE SER na modalidade CONCORRÊNCIA independente do valor.
D) LEILÃO: 
Alienação; venda de bens inservíveis, bens moveis que não servem mais para a adm; bens adquiridos como dação em pagamento, através de adjudicação, confisco. Maior lance ou ofertas e é aberta a qualquer interessado (não precisa de cadastro).
E) CONCURSO: 
Quando a adm pretende adquirir bens e serviços com a produção de trabalhos técnicos, científicos ou artísticos (ex.: monografia, obras de arte, esculturas). Existe aquisição de direitos autorais nesse contrato.
Qualquer interessado poderá participar; a remuneração nem sempre será em dinheiro, poderá ser em viagem ou outras vantagens. A comissão pode ser toda formada por pessoas de fora, tendo sido contratadas para isso.
F) CONSULTA: 
É a modalidade mais rápida. É usada pelas agencias reguladoras. Serve para a aquisição de bens e serviços comuns de um modo geral, exceto para obras e serviços de engenharia (tem que usar a lei 8666/93).
G) PREGÃO: 
É utilizado o âmbito da adm pública federal. É utilizado para bens e serviços comuns, não para serviços de engenharia. *INVERSÃO DAS FASES- EXCEÇÃO DO PREGÃO: de habilitação e classificação (analise de documentos=habilitação), para depois analisar a proposta (O serviço que oferece), mas no pregão se analisar 1º as propostas para só depois analisar a habilitação.
3- LICITAÇÃO DESERTA
Foi lançado o edital e ninguém compareceu. Após isso ocorre a licitação dispensável, mas deve haver fundamentação. O administrador em que provar que uma nova licitação causaria prejuízo. Faz a contratação direta, mas dentro dos limites do edital lançado.
4- LICITAÇÃO FRACASSADA
Foi lançado o edital, apareceram candidatos, mas nenhum foi classificado(ofertas não interessantes). É dado o prazo de 8 dias para as demais modalidades e 3 dias para o convite para apresentarem adequação as normas do edital.
5- INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Ocorre quando a licitação não é possível ( falta os pressupostos).
Art. 25, Lei 8666/93 – traz as hipóteses de inexibilidade de licitação em um rol exemplificativo.
Fornecedor exclusivo: Só existe um fornecedor, sendo vedada a preferência por marca.
Casos de Serviços Especializados: Especialista renomado no assunto, artistas. Serviços de publicidade não pode ser contratado por serviços especializados, tem que licitar.
6- DISPENSA DE LICITAÇÃO
Dispensada ou dispensável.
Dispensada: Rol taxativo. A licitação é possível quanto a sua realização, mas a lei permite a contratação direta porque ela é contratia. A própria lei dispensa a licitação. Ex.: Calamidade, guerra.
Dispensável: A lei permite que o administrador dispense ou não (é ele quem escolhe). Aqui o rol é exemplificativo; Tem que fundamentar. A responsabilidade é do administrador na licitação dispensável.
DAS FASES DA LICITAÇÃO
Lei 8666/93 – Para que seja feita a licitação, deve ser idealizada e isso ocorre justamente no âmbito interno. 
A licitação, de modo geral, tem duas fases: 
Fase Interna: É aquela que acontece no âmbito da adm. É quando ela é pensada, idealizada.
Fase Externa: Se dá a partir da convocação dos interessados. Será convidado a participar.
FASE INTERNA: PROCEDIMENTOS INTERNOS
1- Requisição do Objeto: 
Objeto do contrato. Faz um requerimento a adm pública de bem ou serviço do que está necessitando.
2- Estimativa do Valor: 
Cotação do valor do bem ou do contrato
propriamente dito.
3- Indicação da Receita: 
Vai ver se tem dinheiro para comprar, ou seja, a disponibilização orçamentária.
4- Autorização da Despesa: Precisa de autorização para gastar o dinheiro. Ex.: empenho.
5- Comissão: 
Será designada a comissão, que são um grupo de pessoas que irão julgar a licitação. Essa comissão é criada ou indicada no caso extraordinário, ou pode ser comissão permanente (alguns órgãos possuem). O número de pessoas varia, mas a maioria é funcionário publico. Há também uma pessoa com hierarquia superior que é o diretor da comissão, que não se confunde com a autoridade da licitação.
6- Minuta do Edital: 
Da licitação, do contrato. Como a licitação será feita (convite, concorrência) e também como será o contrato.
7- Audiência Pública: 
Quando o contrato tiver valor superior a R$150.000.000,00 exige-se audiência publica para aprimorar a licitação e para ouvir a sociedade.
FASE EXTERNA
Inicia a partir do momento da convocação, ou seja, com a publicação do edital.
1- Edital: 
Publicação do edital em Diário Oficial pelo menos uma vez e em jornal de grande circulação.
Serão enviadas propostas, após o edital, mas o prazo varia de modalidade. Tudo de acordo com a Lei 8666/93.
As propostas devem ser entregues em envelopes opacos e lacrados. Seguirá em dois envelopes distintos, um com a documentação e outro com propostas e serão abertos em sessão publica.
2- Habilitação: 
Será a fase em que haverá a abertura dos documentos:
Jurídica: Documentação referente a regularidade e a capacidade civil da pessoa física ou jurídica.
Técnica: Documentos que comprovem a regularidade quanto ao exercício profissional da entidade ou do profissional. Ex.: OAB, TITULAÇÃO, GRADUAÇÃO.
Econômico/ Financeira: Provar/ comprovar que não está insolvente/falido. Ex.: Demonstrativo dos balanços; imposto de renda; certidão negativa da Vara de Falências.
Fiscal: Documentação tributária. Ex.: Certidão negativa de debito; certidão positiva com efeitos negativos.
Constitucional: Regularidade constitucional diz respeito a regularidade trabalhista. Ex.: Certidão negativa da fiscalização do trabalho, da justiça do trabalho, certidão negativa do MPT, que não foi punido por trabalho escravo, trabalho de menor.
Obs.: Vale mencionar que cada ato realizado na fase externa é passível de recurso.
Julgamento/ Classificação (propostas): Está habilitado e passa para a fase dos julgamentos das propostas aquele que estiver de acordo com os critérios estabelecidos pela própria lei que estabelece os tipos de licitações.
Resultado:
HOMOLOGAÇÃO: É a concordância do controle de legalidade.
ANULAÇÃO: De todas as fases ou de algumas delas. Pressupõe a existência de vicio nas propostas.
REVOGAÇÃO: A adm. Publica pode desistir da licitação.
ADJUDICAÇÃO: Quando da homologação ocorre a adjudicação que é um prêmio dado ao licitante vencedor, uma titulação que dá a expectativa de direito de ser contratado. Não gera direito adquirido.
ATENÇÃO: Se o licitante vencedor não for convocado em até 60 dias para firmar contrato, ambos (licitante e adm publica) estão liberados do compromisso. Se o licitante for convocado, ele também tem prazo para assinar contrato. Esse prazo pode ser prorrogado por igual período uma única vez. Se ele não comparecer serão convocados os demais classificados, seguindo a ordem crescente. Serão convocados os demais, mas o contrato será firmado nos termos da proposta vencedora, ou seja, do primeiro vencedor que não compareceu.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando