Buscar

Atividade de Aprendizagem 02 (Comportamento Organizacional)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional 
Atividade de Aprendizagem 02
01) O poder de influência do líder pode vir de diferentes fontes. Estas fontes estão divididas em duas categorias: Poder de Posição e Poder Pessoal. Nessa perspectiva, assinale a alternativa em que todos os itens são considerados poderes que fazem parte do Poder de Posição:
Alternativas:
a) Poder legítimo, poder de recompensa e poder de perito.
b) Poder legítimo, poder de recompensa e poder de referência.
c) Poder legítimo, poder de referência e poder de coerção.
d) Poder legítimo, poder de referência e poder de perito.
Xe) Poder legítimo, poder de recompensa e poder de coerção.
02) De acordo com as alternativas a seguir, os gestores e líderes devem estar atentos à frustração, pois:
Alternativas:
Xa) Pode gerar, normalmente, efeitos negativos em um nível tão alto que acaba contaminando o colaborador, que passa a incorporar aquela emoção negativa como uma conduta comportamental, sendo cada vez mais difícil solucionar o problema.
b) Sempre contribui para um clima organizacional equilibrado, trazendo satisfação aos colaboradores e bons resultados à organização.
c) Pode gerar conflitos no grupo, uma vez que a negatividade de uma pessoa frustrada se alastra amplamente, não havendo mais solução para essa pessoa, sendo necessária sua demissão.
d) Pode acarretar sentimentos positivos, ajudando a melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho na organização e evitar comportamentos negativos.
e) Pode trazer um sentimento de justiça e equilíbrio, elevando a motivação e o desempenho, o que contribui imensamente para a qualidade de vida no trabalho.
03) Analisando o papel do líder como promotor de um ambiente de motivação, assinale a alternativa correta sobre a liderança carismática:
Alternativas:
Xa) O líder carismático deve inspirar os colaboradores por meio da identificação, admiração e do respeito, além de ter domínio de conhecimentos ou habilidades que despertem nos colaboradores o desejo de segui-lo.
b) O líder carismático deve abdicar-se de responsabilidades e evitar tomar decisões, deixando que os colaboradores o façam para que se sintam valorizados.
c) O líder carismático deve analisar as necessidades e objetivos pessoais e, caso não estejam de acordo com os objetivos organizacionais, deve punir os colaboradores.
d) O líder carismático não precisa conhecer seus colaboradores e nem buscar entender o que é motivador para cada membro de sua equipe.
e) O verdadeiro líder carismático não sabe quais são as necessidades e objetivos pessoais dos membros de sua equipe, assim, não precisa se preocupar com incentivos para atingir estes objetivos.
04) De acordo com os quatro principais papéis específicos que devem ser desempenhados na liderança de equipes, segundo Robbins (2005), analise as afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso.
I. ( ) Líderes de equipe são elementos de ligação com os componentes externos, ou seja, a administração superior, demais equipes de trabalho que fazem parte da organização, clientes internos e externos, fornecedores, entre outros. É responsabilidade de o líder representar a equipe diante estes grupos externos e garantir recursos e informações necessárias para a execução do trabalho.
II. ( ) Líderes são solucionadores de problemas. Quando os membros da equipe apresentam qualquer tipo de dificuldade e solicitam ajuda, é papel do líder se reunir com todos à procura de soluções.
III. ( ) Líderes são administradores de conflitos. É responsabilidade de o líder identificar, processar e solucionar os conflitos que possam existir nas equipes de trabalho, minimizando os impactos destrutivos.
IV. ( ) Líderes são treinadores, afinal, são eles que definem os papéis dos colaboradores, ensinam as tarefas, apoiam nas decisões, torcem e fazem o que for preciso para que cada membro de sua equipe possa aprimorar seu desempenho no trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) V; F; F; F.
Xb) V; V; V; V.
c) F; V; F; V.
d) F; V; V; F.
e) V; V; F; V.

Continue navegando