Buscar

A cultura indígena tem grande importância no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A cultura indígena tem grande importância no Brasil, mesmo depois de ter sofrido uma grande discrepância, que segundo Darcy Ribeiro (1995) foi gerada pelo tipo de estratificação que o processo de formação nacional produziu. 
 Para que os portugueses tomassem as terras dos índios, primeiro eles aprendiam sua cultura, sua língua, suas tradições, as suas danças, seu modo de viver. Depois de se familiarizar com a vivencia dos índios, os portugueses precisavam de um jeito para se comunicar então começaram a ensinar os indígenas a falarem o português de Portugal. Segundo Ângela Domingues, o uso da língua portuguesa seria empregado como um critério nas disputas de fronteira entre Portugal e Espanha.
 Desta maneira notamos que a cultura atual é uma mistura dos índios com os portugueses e demais estrangeiros, pois através dos portugueses temos nossa própria língua portuguesa, outro exemplo seria a vinda dos Africanos para o Brasil, temos a culinária e assim por diante, e cada país que já esteve no Brasil deixou sua marca. 
 Assim como os portugueses chegaram ao Brasil e foram ocupando a terra como se ninguém fosse dono, no Filme Xingu mostra que os brasileiros foram fazer uma Expedição Brasil Central, achando que era terra de desconhecido, mas ao chegar se depararam com aldeias de índios e os homens recém chegados se juntaram com os índios para aprender seus costumes, tradições e etc. 
 Após o primeiro contato houve uma epidemia de gripe que os brancos trouxeram, então tiveram que trazer medidos para as aldeias, com isso os brancos já começaram a implantar seus métodos e instalar sua base militar para começar o desmatamento para as construções. Com isso muitos índios foram mortos e eles teriam matados todos os índios necessários para que pudessem limpar a área. Com a ajuda dos irmãos Villas Boas, criaram um projeto indígena para isolar aqueles que sobraram e preservar o território que ainda tinham. 
 É importante ressaltar que os índios tem os mesmos direitos que qualquer outro ser humano, cabe a qualquer um ter a ética de reconhecer que eles já estavam naquelas terras e que é propriedade deles. Devemos estudar e respeitar os costumes, as tradições e outros, pois eles foram os povos que já estavam no Brasil e que já sofreram todo o tipo de preconceito.
Comparando o Projeto Pombalino com o filme Xingu, os dois tem referência que tomar aquilo que não é deles, sem se importar com as consequências de tirar uma tribo de seu local de origem, levando as diversas mortes de índios e desculturalização de um povo. 
Desde a entrada de estrangeiros no Brasil, a cultura indígena tem sido muito afetada, seja pelos aspectos da terra, como o seu modo de viver, sua cultura, e até mesmo sua língua nativa fora modificada em prol dos estrangeiros que ali chegavam.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma compreensão e crítica acerca das relações étnico-raciais no Brasil, enfatizando a cultura indígena
Em meados do sec. XVIII, Portugal estava passando por uma crise econômica e era o Marques de Pombal que estava no cargo de primeiro ministro, para melhorar a situação do país, como o Brasil era uma de suas colônias e havia muitas riquezas, sua função era dentro deste objetivo pombalino, suprir as necessidades materiais e comerciais da metrópole, a fim de transformar Portugal numa potência europeia.
https://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/periodo_pombalino.htm
https://www.trabalhosgratuitos.com/Biol%C3%B3gicas/Biologia/Resumo-Do-Filme-Xingu-590584.html
dayaneguerino
Guerino, Dayane. Resumo Do Filme Xingu. Disponível em <https://www.trabalhosgratuitos .com/Biol%C3%B3gicas/Biologia/Resumo-Do-Filme-Xingu-590584.html>Acesso em: 10 de Setembro de 2018
História do Brasil. Disponível em <https://www.historiadobrasil .net/brasil_colonial/periodo _pombalino.htm> Acesso em 10 de Setembro de 2018
SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Garcia, Elisa Frühauf. O projeto pombalino de imposição da língua portuguesa aos índios e a sua aplicação na América meridional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando