Buscar

Estudo de caso e prova discursiva de avaliação, educação e sociedade.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
A prática da avaliação proposta pelas PCN’s tem como objetivo reunir um conjunto de resultados práticos e dinâmicos do ensino com o intuito de desenvolver a estrutura escolar. Por isso, é interessante que a educadora coloque em prática alguns pressupostos básicos para apresentar o conteúdo e somente após essa apresentação ele poderá avaliar os alunos: o exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade. (Relacionando com o conteúdo didático)
Explique os principais da avaliação institucional.
A avaliação institucional precisa ser vista como afirmação duradoura em busca de uma qualidade em que seja compatível a filosofia institucional com a realidade social. Para que isso possa ocorrer, a avaliação institucional, como o ensino e a aprendizagem, deve ser conduzida como processo, ainda que valha em sua implementação de instrumentos que apontem para resultados tanto qualitativos quanto quantitativos.
Qual o papel do professor diante aluno ao apresentar o nível de desempenho de sua aprendizagem?
O aluno deve receber alusões positivas sobre seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento. O professor deve incentivar para que o aluno atinja a melhoria de seu desempenho, além de oferecer contribuição no desenvolvimento dos conteúdos propostos em sala de aula. Cabe ao professor indicar referências bibliográficas para que o aluo possa realizar leituras complementares referentes aos conteúdos propostos.
Discorra sobre as características da pedagogia libertadora.
A pedagogia libertadora tem em Paulo Freire seu autor mais conhecido e está fortemente ligada aos movimentos de cultura popular e, por isso, a marca de sua atuação é a educação “não formal”, ou seja, fora da escola. A preocupação com a educação dos excluídos é a tônica dessa corrente pedagógica. Essa concepção é dialética em que o educador e o educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta num processo de constante aperfeiçoamento.
Discorra sobre as características da pedagogia histórico-critica.
A pedagogia histórica-critica tem em Demerval Saviani, seu principal representante e começou a se consolidar a partir de 1979, exatamente no período de redemocratização do país. Está, portanto, incluída no movimento em prol da educação de qualidade para a totalidade da população, que buscou privilegiar a escola pública e fazer pela sua qualidade.

Continue navegando