Buscar

ATIVIDADE DE REDES DE COMPUTADORES 23 10 2014

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE PESQUISA
MODOS DE COMUNICAÇÃO
Esta característica na comunicação entre dois dispositivos de rede é importante, pois permite estabelecer as prioridades de transmissão de informação entre eles. Dependendo dos objetivos do sistema alvo, a transmissão pode-se processar numa direção ou em ambas e ser alternada ou simultânea
Modos de Comunicação
Um sistema de comunicação simples é formado pelos seguintes blocos:
Fonte – gera a informação (dados) a transmitir
 Emissor – converte os dados em sinais adequados ao sistema de transmissão
 Sistema de transmissão – transporta os dados sob a forma de sinais
 Receptor – converte os sinais em dados
 Destino – consome os dados
O transmissor e o receptor podem ser bastante complexo, como é o caso das comunicações digitais.
Tipos de sinais de comunicação
Sinais podem ser de tempo contínuo ou de tempo discreto e ainda podem ser Sinais de tempo discreto são sequências de valores, normalmente definidos em instantes de tempo periódicos. Sinais de tempo contínuo possuem seu estado definido em qualquer instante de tempo.
Sinais digitais só podem assumir valores discretos, enumeráveis, ou inteiros, normalmente de um conjunto limitado de valores possíveis. Sinais analógicos podem assumir qualquer valor real.
Analógicos 
Som — Som é a vibração mecânica de um meio físico, como o ar, água ou barbantes. A intensidade de pressão de um ponto em um meio físico pode ser a definição de um sinal.
Potencial elétrico — A diferença de potencial elétrico entre dois pontos é a definição de um número enorme de sinais. Muitas vezes os dois pontos são dois fios metálicos, como em um microfone ou em uma antena de televisão.
Nível de água — O nível de água em um tanque pode ser visto como um sinal, e sua medição, por uma régua por exemplo, é uma forma de transmissão deste sinal.
Digitais 
 CD — Um CD carrega dois sinais digitais, com 44100 amostras por segundo, e 16 bits de resolução cada.
 Redes Ethernet — A camada física das redes Ethernet recebem uma seqüência de bits a serem transmitidos, podendo chegar a pacotes com mais de 1000 bits.
 Comportas de um Canal — É possível definir sinais digitais a partir das comportas do canal de Suez ou do Panamá, representando o fato de cada uma dela estar aberta ou fechada.
Principais modos de operação:
 Simplex
A transferência de informação só é feita num só sentido, de um transmissor para um receptor. É o mais simples, pois o papel de cada dispositivo está definido ao início e nunca se altera.
 Half-Duplex
A transferência de informação pode-se processar nos dois sentidos, mas alternada. Este modo de operação obriga a existência de mecanismos que permitam a um dispositivo de rede passar de transmissor a receptor e vice-versa.
 Full-Duplex ou só Duplex
A transferência de informação processa-se nos dois sentidos, simultâneamente.
O que é modulação
Modulação é o processo onde altera-se as características do sinal a ser transmitido; transformação do sinal analógico em digital. Varia em altura, intensidade, frequência, comprimento e/ou da fase de onda de transporte,que deforma uma característica de um sinal portador(amplitude,fase ou frequência) que varia conforme o sinal modulador.
Tipos de modulação
 Modulação por amplitude (AM): este tipo de modulação faz com que as ondas variem em amplitude. Dependendo das amplitudes podemos ter o bit1 ou o bit 0.
 Modulação por frequência (FM): neste gênero de modulação conseguimos fazer com que as ondas variem a sua frequência  ou número de ciclos por segundo (Hertz): Diferentes frequências codificam 2 sinais diferentes.
 Modulação por fase (PM): Desta forma nós conseguimos inverter o sentido da onda. Cada inversão de sentido permite criar vários e diferentes códigos.
Modulação por Código de Pulso (PCM) ou em inglês Pulse-code modulation (PCM) é um método usado para representar digitalmente amostras de sinais analógicos.É a representação digital de um sinal analógico, em que a magnitude do sinal analógico é amostrada regularmente em intervalos uniformes, com cada amostra a ser quantizada para o valor mais próximo dentro de um intervalo de passos digitais. Os fluxos PCM têm duas propriedades básicas que determinam a sua fidelidade ao sinal analógico original: a taxa de amostragem, que é o número de vezes por segundo que amostras são tomadas; e a profundidade de bit, que determina o número de possíveis valores digitais que cada amostra pode tomar.
Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados.
Neste contexto, existem três tipos de codificação:
Codificação de canal: Códigos detectores ou corretores de erros.
 Codificação de fonte: Criptografia e compressão de dados.
 Códigos de linha: Especificam a forma do sinal elétrico que será usado para representar os símbolos de informação. No caso binário, especifica o sinal elétrico dos bits 1 e 0.
Codificação de sinal
Transmissão síncrona
Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio (clock) interno no dispositivo de recepção (por exemplo, modem) e determina de quantas em quantas unidades de tempo é que o fluxo de bits recebidos deve ser segmentado, de modo a que casa segmento assuma o mesmo tamanho e formato com que foi emitido.
Transmissão assíncrona
Uma transmissão assíncrona quando não é estabelecido, no receptor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento; neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente (pois não há mecanismo que imponha sincronismo) e a leitura dos dados terá de ser  feita pelo receptor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.
Banda base
 Banda base é um termo utilizado para indicar a faixa de frequências representando o sinal original entregue por uma fonte de informação.
 A fonte de informação, por exemplo, pode ser um computador que produz uma sequência de dados binários construída com os símbolos 0 e 1.
A tarefa do sistema de comunicação digital é transportar a sequência de dados da fonte para seu destino, através de um canal, fazendo isto de forma confiável.
Para isto, utiliza-se a modulação por amplitude de pulso discreta, na qual a amplitude dos pulsos transmitidos é variada de forma discreta em função de uma sequência de entrada de dados digitais.
Broad band(banda larga)
Banda larga é ampla largura de banda de transmissão de dados com uma capacidade de transportar simultaneamente múltiplos sinais e tipos de tráfego. O meio pode ser cabo coaxial , fibra óptica , par trançado ,redes locais de telefonia DSL ou banda larga sem fio .
Largura de banda
A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica. 
A Largura de Banda é medida em bits, e não em bytes, os quais determinam a medida de capacidade de um determinado meio de transmissão por certa unidade de tempo (8 bits = 1 byte). 
Todas as medidas de Largura de Banda são basicamente feitas em bits por segundo.
Multiplexação
Técnica usada na comunicação e nas operações de entrada/saída para transmitir ao mesmo tempo diversos sinais diferentes por um mesmo canal ou linha. Para manter a integridade de cada sinal, a multiplexação pode separar os sinais por tempo,espaço ou frequência.
O dispositivo usado para combinar os sinais é o um multiplexador (combina os sinais de muitos usuários em um único canal de comunicação).
Tipos de multiplexação
 Multiplexação por divisão de frequência(FDM) – tipo de multiplexaçãoque permite transmitir simultaneamente vários sinais,dentro do mesmo meio de transmissão,onde cada sinal possui uma frequência, que varia de forma discretamente proporcional à amplitude do sinal a transmitir.
 Multiplexação por divisão de tempo(TDM)- tipo de multiplexação que permite transmitir o tempo do canal em slots menores, ocupando-o em tempo diferente.
 Multiplexação estatística é o modelo predominante de transporte de pacotes na internet. Ele difere da multiplexação por divisão temporal (TDM) e da multiplexação por divisão de frequência (FDM).
Modem
O modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, capaz de ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte novamente para o formato digital original, criando uma comunicação entre dois pontos. É exatamente por causa desta característica que o aparelho tem este nome, que vem da junção das palavras (mo)dulador e (dem)odulador.
O modem é um aparelho que codifica o sinal da tecnologia banda larga.
Sem o modem não é possível conectar-se à internet, pois ele é responsável em captar o sinal da tecnologia banda larga e transformá-lo para transmitir dados.
No caso de conexões roteadas a senha do e-mail fica armazenada nas configurações do modem para que a autenticação seja realizada automaticamente assim que ele é ligado. 
Referências
pt.wikipedia.org/wiki
paginapessoal.utfpr.edu.br
www.infoescola.com › Informática

Continue navegando