Buscar

Resumo China

Prévia do material em texto

A Sociedade do Vale do Rio Amarelo
Assim como outros povos estudados a China surgiu através dos rios, principalmente o Rio Amarelo, os pequenos povoados se tornaram cidades onde moravam aqueles que eram considerados nobres, geralmente exercendo grande poder e influência sobre os camponeses que viviam nas terras ao redor. 
A primeira dinastia reconhecida pelos historiadores foi a dinastia Shang que permaneceu no poder por aproximadamente 500 anos. A organização do Estado Shang se dava a partir da existência de funcionários que executavam as funções administrativas do Império, a nobreza em troca de terras apoiava o rei militarmente em tempos de guerra. 
A próxima dinastia é a dos Chou, que permaneceu no poder por aproximadamente 600 anos. Nessa fase, a China foi dividida em vários reinos menores, os quais mantinham uma relação de submissão diante dos monarcas da dinastia Chou. A sociedade Chou era dividida da seguinte forma: Famílias Reais, Nobres, Oficiais, Artesão e Camponeses. Nesse período surgiu Confúcio, um filósofo chinês que influenciou profundamente a história da China. 
Algumas tribos da Mongólia, que não aceitavam a dominação Chou, reagiram e promoveram o assassinato do rei Chou, nesse período o reino foi dividido em vários menores, que passaram a guerrear entre si por mais de 200 anos. 
Aproveitando-se desse momento Qin Shiuan tomou o poder e se impôs pela força, com grande crueldade, unificou todo o território chinês e se tornou o primeiro imperador. Em seu governo se destaca o início da construção da Muralha da China também mandou fazer estátuas para seu túmulo que ficaram conhecidas como Guerreiros de Terracota, essas estátuas foram colocadas ao lado do túmulo do Imperador para protegê-lo na “vida após a morte”. 
O sucessor do Imperador não conseguiu manter o poder e foi sucedido por um camponês que se tornou guerreiro e alcançou a liderança entre eles, se tornou um grande senhor de terras e, finalmente, com o apoio de muitos outros senhores, tornou-se imperador. Seu nome era Liu Pang, fundador da dinastia Han. Durante a dinastia Han, as três maiores filosofias religiosas da China se destacaram, o confucionismo e o taoísmo, de origem chinesa; e o budismo, de origem indiana.
Aspectos gerais e questões culturais da China Antiga
A partir do fim século II a.C., foi criada na China uma espécie de rede pública de ensino que se espalhava por todo o império, de maneira geral, só os meninos frequentavam as escolas e havia muito respeito pelos professores. 
Na China antiga, assim como hoje em dia, havia problemas com crescimento populacional, e a falta de alimento era uma das grandes preocupações. 
A medicina chinesa merece um destaque especial, usavam mais de seis mil tipos de ervas naturais para preparar seus medicamentos, algo que se destaca na medicina chinesa ainda hoje é a ideia de que, antes de qualquer coisa, deve-se buscar a causa dos males de doenças do corpo e da mente, diferentemente da medicina atual os chineses observavam detalhadamente e demoradamente seus pacientes a fim de se buscar a cura, cada vez que uma pessoa morria sob os cuidados de um médico era colocada uma espécie de lâmpada em frente sua casa. 
Os chineses foram também grandes inventores, foram responsáveis pela invenção da pólvora, o papel e a bússola e um dos mais conhecidos produtos chineses é a seda.
Professor Rafael Francisco da Silva

Continue navegando