Buscar

PORTFÓLIO ADAPTANDO SALA DE AULA MODULO C II - NOTA 100

Prévia do material em texto

Portfólio Licenciaturas – CII – 2018
	Nome
	RU:
	Nome
	RU:
	Nome:
	RU
	Nome:
	RU:
	Polo:
Educação inclusiva: adaptando a sala de aula
Atividade escolhida:
( x ) planta baixa
( ) maquete
Descrição das mudanças necessárias no espaço da sala de aula (150 a 250 palavras)
	Neste ano letivo estaremos recebendo um aluno de inclusão, o mesmo possui dificuldades de locomoção, (Portador de Deficiência Física) para podermos receber o cadeirante adequadamente a sala de aula passará por uma reestruturação como: a lousa passará a ter altura de 0,90 cm do piso para proporcionar ao aluno uma ampla visão, a porta deverá ser larga medindo 0,90 cm de largura e 2,10 de altura para facilitar a circulação do mesmo e com relação aos corredores em sala de aula entre as carteiras, deve-se manter um espaço adequado para que esse aluno possa se locomover livremente e sem qualquer dificuldade, o mobiliário escolar deverá ser acessível ao cadeirante, ou seja, a carteira deverá ter altura e formato com cantos arredondados de modo atender estas necessidades permitindo a aproximação do aluno possibilitando o encaixe da cadeira de rodas na carteira. Com relação à localização do aluno na sala de aula o ideal é que sua carteira esteja localizada na primeira fila da sala, para facilitar a comunicação com o professor, a visão e a locomoção do mesmo dentro da sala de aula. Enfim todo o elemento mobiliário interno deve ser acessível, garantindo-se as áreas de aproximação e manobra e as faixas de alcance manual, visual e auditivo.
 
 
 
2 
 
Imagens (1 a 3 imagens da planta baixa OU da maquete. Acrescente legenda.)
	
Porta medindo 0,90 cm de largura para facilitar o acesso do cadeirante e em caso de emergência a porta abre para fora, facilitando a evacuação da sala. O quadro possui altura de 0,90 cm do piso para possibilitar uma ampla visão ao aluno. O corredor entre as carteiras passará a ter 0,90 cm e foi retirado as 2 últimas carteiras das fileiras do meio facilitando a circulação do cadeirante sem obstrução. As carteiras possuem bordas arredondadas, o aluno de inclusão ficará na primeira carteira para ter acesso ao professor, o mobiliário da sala é acessível ao aluno.
 FONTE: FERNANDA STANISLAWSKI THIESEN
 ARQUITETURA E URBANISMO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FONTE ABNT NBR 9050:2015. Disponível em: <http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/abnt-nbr9050-edicao-2015.pdf> acesso em 07/01/2019.

Continue navegando