Buscar

Portfólio Maquete ou planta baixa - Adaptadando a sala de aula. NOTA 100!!!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio Licenciaturas – CII – 2018
Educação inclusiva: adaptando a sala de aula
Atividade escolhida:
( x ) planta baixa
( ) maquete
Descrição das mudanças necessárias no espaço da sala de aula (150 a 250 palavras)
	 É necessário criar condições adequadas para o aluno com dificuldades motoras, quanto à locomoção, comunicação, conforto e segurança.
 Por esse fato, em nossa sala de aula, as mesas seriam arrumadas tipo U e com o piso emborrachado, para o aluno ter espaço e segurança ao se locomover em toda a sala de aula, dando a opção do aluno escolher por onde quer sentar, acontecendo então, a inclusão, e não a segregação. A mesa do aluno seria acoplada na cadeira com regulagem na altura correta, bordas nas laterais da mesa e travas, utilizando também a cinta de posicionamento que lhe garanta estabilidade e segurança na cadeira ao realizar as atividades propostas pela professora. 
 A lousa deve ter a altura regulada, para que o aluno tenha acesso. Substituiremos os armários por nichos adaptados a altura do aluno. Teríamos pranchetas com apoios para que tenha firmeza ao escrever, espuma nos lápis, cadernos e livros com velcros para não escorregar e ponteiras para não rolar na mesa, porta com amortecedores, puxadores compridos e chapa de metal na parte inferior. Móveis encostados nas paredes deixando o espaço central livre para circulação, itens mobiliários com cantos arredondados para evitar colisões dolorosas e barras para apoio por toda a sala.
 Acreditamos que com esforço e dedicação, muitas mudanças podem ser feitas em uma sala de aula com poucos recursos, incluindo também, atividades físicas adaptadas, recreativas e de estimulação sensorial contribuem para uma crescente socialização, auto-estima e humor elevado do aluno.
1

Continue navegando