Buscar

TECIDO SANGUÍNEO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
TECIDO SANGUÍNEO 
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS
O SANGUE É UM TECIDO CONJUNTIVO LÍQUIDO QUE CIRCULA PELO SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO DOS ANIMAIS VERTEBRADOS E QUE TEM COMO FUNÇÃO A MANUTENÇÃO DA VIDA DO ORGANISMO. O SANGUE É CONSTITUÍDO, EM VOLUME, POR 45% DE CÉLULAS SANGUÍNEAS E 55% DE PLASMA SANGUÍNEO.
AS CÉLULAS DO SANGUE SÃO DE 3 TIPOS:
HEMÁCIAS (OU ERITRÓCITOS, GLÓBULOS VERMELHOS)
LEUCÓCITOS (OU GLÓBULOS BRANCOS)
PLAQUETAS (OU TROMBÓCITOS)
*
*
*
O PLASMA, O COMPONENTE LÍQUIDO, É FORMADO POR:
90% DE ÁGUA, 1% DE SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS (COMO POTÁSSIO, SÓDIO, FERRO, CÁLCIO, ...), 
7% DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS (ALBUMINA, IMUNOGLOBULINAS E FIBRINOGÉNIO, PRINCIPALMENTE)
1% DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS NÃO PROTEICAS, RESÍDUOS RESULTANTES DO METABOLISMO E HORMÔNIOS.
APRESENTA DISSOLVIDOS GASES COMO OXIGÊNIO E
 GÁS CARBÔNICO. 
A QUANTIDADE TOTAL DE SANGUE NO HOMEM REPRESENTA CERCA DE 8% DE SUA MASSA TOTAL.
*
*
*
2 – AS CÉLULAS DO SANGUE
A. GLÓBULOS VERMELHOS
SÃO CÉLULAS TAMBÉM DESIGNADAS POR ERITRÓCITOS, HEMÁCIAS OU CÉLULAS VERMELHAS QUE ESTÃO PRESENTES NO SANGUE EM NÚMERO DE CERCA DE 5 MILHÕES POR MILÍMETRO CÚBICO.
EM CONDIÇÕES NORMAIS ELES SÃO PRODUZIDOS NUMA VELOCIDADE DE 2 MILHÕES POR SEGUNDO POR UM TECIDO ESPECIAL QUE SE LOCALIZA NA MEDULA ÓSSEA, O TECIDO HEMATOPOIÉTICO, E AS CÉLULAS VELHAS SÃO DESTRUÍDAS E REMOVIDAS PELO BAÇO E FÍGADO (HEMOCATERESE).
A SUA FUNÇÃO É TRANSPORTAR O OXIGÊNIO (PRINCIPALMENTE) E O GÁS CARBÔNICO (EM MENOR QUANTIDADE) AOS TECIDOS.
*
*
*
AS BAIXAS TENSÕES DE OXIGÊNIO NAS GRANDES ALTITUDES ESTIMULAM MAIOR PRODUÇÃO DE HEMÁCIAS PARA QUE O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO SEJA FACILITADO.
QUANDO COLOCADAS EM SOLUÇÃO HIPOTÔNICA (MENOS CONCENTRADA), AS HEMÁCIAS SOFREM HEMÓLISE, OU SEJA, SE ROMPEM. EM MEIO HIPERTÔNICO (MAIS CONCENTRADO), PERDEM ÁGUA E MURCHAM, OCORRENDO PLASMÓLISE. QUANDO OS ERITRÓCITOS SE ROMPEM, LIBERAM A HEMOGLOBINA, QUE É CONVERTIDA EM BILIRRUBINA E ELIMINADA PELA VESÍCULA BILIAR AO SISTEMA GASTRINTESTINAL.
*
*
*
DOENÇAS SANGUÍNEAS QUE ENVOLVEM AS HEMÁCIAS INCLUEM:
ANEMIAS SÃO DOENÇAS CARACTERIZADAS PELA CAPACIDADE DIMINUÍDA DE TRANSPORTE DE OXIGÊNIO DEVIDO À DIMINUIÇÃO DA CONTAGEM DE ERITRÓCITOS OU À CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA NESTAS CÉLULAS. 
ANEMIA FERROPÉNICA É A ANEMIA MAIS COMUM; OCORRE QUANDO A INGESTÃO DE FERRO OU A SUA ABSORÇÃO PELO ORGANISMO ESTÁ DIMINUÍDA, LEVANDO A DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO DA HEMOGLOBINA, POIS O FERRO É UM DOS SEUS PRINCIPAIS CONSTITUINTES.
*
*
*
B. LEUCÓCITOS
OS LEUCÓCITOS (GLÓBULOS BRANCOS) SÃO CÉLULAS SANGUÍNEAS COM A FUNÇÃO DE DEFENDER O ORGANISMO DE AGRESSÕES EXTERNAS.
OS NEUTRÓFILOS SÃO OS PRIMEIROS A ATACAR O AGENTE INVASOR (PRINCIPALMENTE EM INFECÇÕES BACTERIANAS). 
CASO ELE FALHE, O MONÓCITO (O MACRÓFAGO DO SANGUE, QUE ENGLOBA OS INVASORES) É ACIONADO. 
O LINFÓCITO É O MAIS EFICAZ. HÁ DOIS TIPOS: O LINFÓCITO B, QUE VAI ATÉ O AGENTE E COLHE SUAS INFORMAÇÕES PARA DESTRUÍ-LO ATRAVÉS DE ANTICORPOS, E OS LINFÓCITOS T (QUE DESTROEM OS INVASORES). OS LINFÓCITOS SÃO MAIS ATUANTES EM INFECÇÕES VIRAIS.
SÃO FABRICADOS NA MEDULA ÓSSEA, NO BAÇO, NOS LINFONODOS (GÂNGLIO LINFÁTICOS), E NOS DEMAIS TECIDOS LINFÓIDES ESPALHADOS PELO CORPO.
*
*
*
OS LEUCÓCITOS SÃO DIVIDIDOS NOS SEGUINTES TIPOS: 
 
NEUTRÓFILOS, BASÓFILOS, EOSINÓFILOS, QUE SÃO GRANULÓCITOS (DIVIDIDOS EM LÓBULOS);
 LINFÓCITOS E MONÓCITOS, QUE SÃO AGRANULÓCITOS (NÃO SÃO DIVIDIDOS EM LÓBULOS).
OS NEUTRÓFILOS E MONÓCITOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA FAGOCITOSE, OU SEJA, ENVOLVIMENTO E DIGESTÃO DE CORPOS INVASORES, QUE PENETRAM NO NOSSO CORPO, COMO ESPINHOS, CACOS DE VIDRO, BACTÉRIAS.
OS BASÓFILOS E OS EOSINÓFILOS COMBATEM PROCESSOS ALÉRGICOS.
*
*
*
A OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO PERMITIU A SEGUINTE DIVISÃO:
GRANULÓCITOS: APRESENTAM GRÂNULOS EM SEU CITOPLASMA, COM NÚCLEO ARREDONDADO E FORMADOS PELAS CÉLULAS MÃES DA MEDULA ÓSSEA. 
Neutrófilo 
FAGOCITOSE DE BACTÉRIAS
Eosinófilo
DEFESA CONTRA HELMINTOS PARASITAS E MODULAÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO
Basófilo 
HISTAMINA E HEPARINA; LIBERAÇÃO DE HISTAMINA E OUTROS MEDIADORES DE INFLAMAÇÃO
*
*
*
AGRANULÓCITOS: NÃO APRESENTAM GRÂNULOS NO SEU CITOPLASMA 
Monócito
FAGOCITAM, MATAM E DIGEREM PROTOZOÁRIOS, CERTAS BACTÉRIAS, VÍRUS E CÉLULAS SENESCENTES
Linfócito
DIFERENCIAÇÃO EM PLASMÓCITOS (CÉLULAS PRODUTORAS DE ANTICORPOS).
*
*
*
C. PLAQUETAS
A PLAQUETA SANGUÍNEA OU TROMBÓCITO É UMA CÉLULA SANGUÍNEA FORMADA NA MEDULA ÓSSEA, CUJA PRINCIPAL FUNÇÃO É NA FORMAÇÃO DE COÁGULOS, PARTICIPANDO PORTANTO DA COAGULAÇÃO SANGUÍNEA.
SUA DIMINUIÇÃO OU DISFUNÇÃO PODE LEVAR A SANGRAMENTOS ASSIM COMO SEU AUMENTO PODE AUMENTAR O RISCO DE TROMBOSE.
ASSIM COMO AS HEMÁCIAS, AS PLAQUETAS SÃO CÉLULAS ANUCLEADAS, ISTO É, DESPROVIDAS DE NÚCLEO. MEDEM DE 1,5 - 3,0 MICROMETROS E CIRCULAM NO SANGUE COMO DISCO ACHATADO QUANDO NÃO ESTÃO ESTIMULADAS.
*
*
*
FORMADA NA MEDULA ÓSSEA, AS CÉLULAS QUE GERAM A FORMAÇÃO DAS PLAQUETAS SÃO OS MEGACARIÓCITOS. MEGACARIÓCITO É UMA CÉLULA GRANDE E MULTINUCLEADA E AS PLAQUETAS NADA MAIS SÃO DO QUE FRAGMENTOS DO SEU CITOPLASMA. SUA PRODUÇÃO É ESTIMULADA PELO HORMÔNIO TROMBOPOIETINA, FORMADO NO FÍGADO. A PLAQUETA EM MÉDIA CIRCULA NO SANGUE DE 9 - 10 DIAS. DEPOIS DISSO, ELA É SEQUESTRADA PELO BAÇO E DESTRUÍDA PELO MESMO. 
*
*
*
QUANDO O BAÇO ESTÁ COM SUA FUNÇÃO AFETADA OU QUANDO UMA PESSOA RETIROU O BAÇO (PACIENTE ESPLENECTOMIZADO) OCORRE UM AUMENTO DO NÚMERO DE PLAQUETAS.
NO CASO DE UMA PESSOA COM HIPERESPLENISMO (ATIVIDADE AUMENTADA DO BAÇO) OCORRE UMA DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE PLAQUETAS.
AS PLAQUETAS PARTICIPAM NA FORMAÇÃO DA ROLHA HEMOSTÁTICA. PLAQUETAS SÃO ATIVADAS POR EXPOSIÇÃO AO COLÁGENO. DEPOIS QUE OCORRE A ATIVAÇÃO, ELAS SE ADEREM AO SUBENTOTÉLIO LESADO, ALI SE ACUMULAM E SE LIGAM ENTRE SI FORMANDO UM TROMBO QUE É POSTERIORMENTE ESTABILIZADO.
*
*
*
DOENÇAS RELACIONADAS
UMA PESSOA NORMAL TEM ENTRE 150.000-400.000 PLAQUETAS NO SANGUE POR MM3. TROMBOCITOPENIA (OU PLAQUETOPENIA) QUE É A DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE PLAQUETAS NO SANGUE. TROMBOCITOSE (OU PLAQUETOSE), É O AUMENTO DO NÚMERO DE PLAQUETAS. TANTO A TROMBOCITOPENIA QUANTO A TROMOCITOSE PODEM ESTAR PRESENTES EM PROBLEMAS DE COAGULAÇÃO. GERALMENTE, A TROMBOCITOPENIA AUMENTA O RISCO DE SANGRAMENTO (COM EXCEÇÃO DE PLAQUETAS DIMINUÍDAS POR ANTICORPO ANTI-HEPARINA). TROMBOCITOSE PODE AUMENTAR O RISCO DE TROMBOSE.
*
*
*
UTILIZAÇÃO DAS PLAQUETAS
NOS BANCOS DE SANGUE, PARA UTILIZAÇÃO EM TRANSFUSÃO SANGUÍNEA, AS PLAQUETAS SÃO SEPARADAS DO SANGUE TOTAL EM BOLSA DE CONCENTRADO DE PLAQUETAS, QUE CONTÉM EM TORNO DE 50 ML PLASMA COM 60 A 70% DAS PLAQUETAS DO SANGUE QUE LHE DEU ORIGEM. TEM VALIDADE POR TRÊS A CINCO DIAS APENAS.
BOLSA COM CONCENTRADO DE PLAQUETAS. 
*
*
*
3 – PLASMA
PLASMA É UM LÍQUIDO AMARELADO QUE FORMA O SANGUE. FORMADO POR ÁGUA (92%), PROTEÍNAS (7%) E OUTRAS SUBSTÂNCIAS DISSOLVIDAS, COMO GASES, NUTRIENTES, EXCRETAS, HORMÔNIOS E ENZIMAS. DENTRE AS PROTEÍNAS PRESENTES NO SANGUE, A MAIS ABUNDANTE É A ALBUMINA. O PLASMA TEM COMO FUNÇÃO TRANSPORTAR OS ELEMENTOS FIGURADOS E SUBSTÂNCIAS DISSOLVIDAS, COMO NUTRIENTES, MEDICAMENTOS, PRODUTOS TÓXICOS, COMO EXEMPLO O DIÓXIDO DE CARBONO QUE AS CÉLULAS ELIMINAM, ENTRE OUTROS). É TAMBÉM O PLASMA QUE TRANSPORTA PARA TODO O CORPO OS MEDICAMENTOS QUE INGERIMOS. ELE REPRESENTA 55% DO VOLUME SANGUÍNEO CIRCULANTE.
*
*
*
EXERCÍCIOS SOBRE SANGUE
1 – SE UM DETERMINADO INDÍVIDUO APRESENTAR PROBLEMAS NO FÍGADO E NO BAÇO QUAIS OS PROBLEMAS SANGUÍNEOS QUE ESTE PODERÁ APRESENTAR?
2 – POR QUE MESMO COM MUITA SEDE, SE UMA PESSOA TOMAR ÁGUA DO MAR ELA PODERÁ MORRER DESIDRATADA?
3 – POR QUE UMA CRIANÇA QUE APRESENTA ERITROBLASTOSE FETAL TEM A PRESENÇA DE BILIRRUBINA LIBERADA NO SISTEMA GASTROINTESTINAL?
4 – O QUE É TROMBOSE?
*
*
*
5 – CERTA PESSOA REALIZOU UM DETERMINADO EXAME SANGUÍNEO E FOI DETECTADO QUE A QUANTIDADE DE EUSINÓFILOS E BASÓFILOS ESTAVA ACIMA DA CONCENTRAÇÃO CONSIDERADA NORMAL, PROVAVELMENTE O QUE DEVE ESTAR OCORRENDO COM ESSA PESSOA?
6 – ESQUEMATIZE UM ERITRÓCITO PRESENTE EM ALGUM ATLAS DE HISTOLOGIA. CITAR A REFERÊNCIA.
7 – QUAL O NÚMERO DE HEMÁCEAS POR mm3?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais