Buscar

Resumo PVC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE PVC
Fabricação:
As matérias primas básicas utilizadas são: Nitrogenio, areia, calcário, petróleo, leite, madeira, matéria vegetal, carvão e cloreto de sódio. Estes sofrem uma transformação virando matéria prima intermediária e posterior mente monômeros os monômeros são subdividos em: polímeros e copolímeros.
Classificação: 
- Termoplásticos: Estes quando aquecidos amolecem podendo ser moldados e na sequencia resfriados, neste processo eles não perdem as propriedades. Os exemplos deste mais conhecidos são: Nailon, polietileno, poliestireno, PVC, PVA, entre outros.
- Termofixos: Estes o processo de moldagem é resultado de uma reação química irreversível, tornando-o duro e quebradiço, não podedendo ser moldado outra vez. Exemplos deste são: Resina epoxi, poliester, resina alquidica, entre outros.
- Elastômeros: É um grupo a parte e recebe esta denominação porque apresentam grande elasticidade. Existem diversos exemplos o mais conhecido é o Polisiloxano conhecido como Silicones.
Propriedades :
- Vantagens:
São leves
Funcionam como isolantes elétricos
São de baixo custo
Imunes à corrosão
- Desvantagens:
Baixa resistência a tração, ao impacto, ao calor e as intempéries
Dilatação
Deformação sob efeito de carga 
Baixa rigidez
Os plásticos na construção:
- PVC: O cloreto de polivinila mais conhecido como PVC é o plástico mais usado na construção por causa do seu baixo custo, é utilizado em tubulações de água e esgoto e eletricidade, pois possui mais vantagens de uso em relação as canalizações metálicas. O PVC também é utilizado na fabricação de telhas.
- Poliestireno: Resiste pouco ao calor e é quebradiço por causa de sua pouca flexibilidade. É bastante utilizado em aparelhos de iluminação mais econômicos e o poliestireno de alto impacto é usado na fabricação de algumas conexões de material sanitário e também o assento para vaso sanitário.
- Poliestireno Expandido (ISOPOR): Leve e fácil de ser trabalhado, são utilizados no ramo da construção para isolamento térmico e acústico, forros, pisos flutuantes, paredes divisórias, entre outros.
- Polietileno: É flexivel, tem baixo custo e facilidade de ser trabalhada, mas tem baixa resistência ao calor e propriedades mecânicas. É bastante utilizada em tanques de reservação de água, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.
- Fiberglass: É feito de uma combinação de fibras de vidro e resinas de poliéster ou com epoxi, ou com melaninas (todos são materiais termofixos). O fiberglass é utilizado em painéis de vedação, paredes divisórias ou equipamentos, domos ou chapas onduladas.
- Acrílicos: São plásticos classificados como nobres de qualidades opticas e de aparencia semelhante ao mais fino vidro. São usados em decoração como paredes divisórias, tapa-vistas e na substituição do vidro nas portas de box de banheiros.
- Resinas Alquidicas, Fenólicas, Vinílicas e Epoxi: As resinas vinílicas são utilizadas na fabricação de revestimentos plásticos para pisos de pequena espessura e de grande resistencia. As resinas fenólicas são bastante empregadas nos laminados plásticos como fórmica. A resina epoxi é a que mais se destaca porque faz analogia com o cimento, é muito usada por causa de sua dureza e resistencia a abrasão e como adesivo de alta resistencia, ela é utilizada como adesivos, selante, revestimento e pavimentação.
- Neoprene: São elastômeros , tem boa resistência as intempéries, a luz solar e ao calor.
- Silicone: Também é um elastômero, indicado para a proteção de superfícies sujeito a intempéries.

Outros materiais