Buscar

Prova Discursiva OSM e Cálculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - OSM e Design Organizacional
Como o próprio nome nos permite concluir, o fluxograma, demonstra os fluxos que ocorrem dentro de uma organização, não se resumindo apenas a fluxos de produção, mas também aos fluxos de: movimentos, pessoas, papéis, rotinas entre outros.
 
Qual é o procedimento para a realização de um fluxograma?
Nota: 25.0
	Apresentar uma proposta de roteiro que inclui inicialmente uma ação de comunicação da execução da tarefa e de seus objetivos aos funcionários e aos gestores envolvidos nas operações. Posteriormente, passa-se à coleta de dados que é, de fato, uma das fases mais importantes, uma vez que esses dados irão subsidiar os trabalhos. Preferencialmente, estas informações devem ser prestadas por meio de uma entrevista com as pessoas envolvidas, buscando-se obter informações sobre cargo, função desenvolvida, de quem recebe atividades, para quem passa atividades (parcialmente ou integralmente) após realizar sua tarefa, detalhes sobre a tarefa, tempo estimado para execução da atividade - global e por atividade – além de outros elementos importantes que possam estabelecer a relação de trabalho com outras pessoas e processos da organização.  
Rota 6, tema 1.
Resposta: Para realizar um fluxograma, é necessário conhecer o chão da fábrica. É necessário conhecer as atividades e as possibilidades de movimentação das mesmas, facilitando assim sua representação gráfica. Descrever simplificadamente as atividades e se existe ou não possibilidade de mudanças. Não somente como as pessoas falam, mas ir pessoalmente ao local, conhecer todos os processos, desenhar tudo o que vê, para assim o fluxograma mostrar o que realmente acontece na organização. É preciso ouvir quem participa do processo.
Questão 2/4 - Cálculo Aplicado à Administração
Probabilidade, num conceito amplo, é o estudo dos fenômenos aleatórios. Uma caixa contém 20 canetas iguais, das quais 7 são defeituosas. Uma segunda caixa contém 12 canetas iguais, das quais 4 são defeituosas. Uma caneta é retirada aleatoriamente de cada caixa. Determinar a probabilidade de uma ser perfeita e a outra não.
Calculando a probabilidade de ser retirada da 1ª caixa uma caneta perfeita e da 2ª caixa uma caneta defeituosa:
	P (perfeita, defeituosa) = 13/20  .   4/12  
P (perfeita, defeituosa) = 52/240  =  13/60
Calculando-se a probabilidade de ser retirada da 1ª caixa uma caneta defeituosa e da 2ª caixa uma caneta perfeita:
P (defeituosa, perfeita) =  7/20  .  8/12 
P (defeituosa, perfeita) =  56/240  =  7/30
Somando-se as duas probabilidades, vem:
P (uma perfeita e outra defeituosa) = 13/60  +  7/30   =  27/60  =   9/20. (CASTANHEIRA, 2010, cap. 7).
 
Questão 3/4 - OSM e Design Organizacional
Para que se possa efetivar a departamentalização das atividades de uma empresa, será necessário conhecer inicialmente algumas características e padrões de funcionamento, de organização e de interesses empresariais dela. Desta forma, a empresa pode optar pelo melhor tipo de departamentalização que atenda suas necessidades. Como por exemplo, a departamentalização por processo.
Descreva o que é essa departamentalização.
Nota: 25.0
	É aquela que para se obter o produto final desejado, é necessário desenvolver processos operacionais separados, previamente definidos, com utilização de máquinas, equipamentos e competências de trabalho diferentes.
 Rota 3, tema 3. 
Resposta: Departamentalização por processo: diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo. É geralmente utilizada no nível operacional das empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas ou de operações.
Questão 4/4 - Cálculo Aplicado à Administração
Dados brutos é a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de qualquer ordem (CASTANHEIRA, 2010).
Dados os valores a seguir,
9  -  6  -  5  -  4  -  8  -  9  -  10  -  4  - 7  -  8  -  5  - 6  -  10,
Determine a sua média aritmética simples:
Nota: 25.0
	A média aritmética simples, ou simplesmente média, nada mais é que a soma dos resultados obtidos (9+6+5+4+8+9+10+4+7+8+5+6+10) = 91. Dividida pela quantidade de resultados. Então: A soma foi 91, 91 dividido pela quantidade de resultados = 91/13 = 7. Portanto a média destes valores é 7 (CASTANHEIRA, 2010, p. 58-59).
Resposta: 9+6+5+4+8+9+10+4+7+8+5+6+10 = 91 91/13 = 7 Então, Média = 7

Outros materiais