Buscar

Prova Bimestral CJSP 3° Bim 2013 Geografia 1° Ano Ensino Médio (Manhã)

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA
 GABARITO Terceiro bimestre Data: 19 / 09 / 2013 Cataguases e Tremembé - manhã
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
I – RESPONDA
1- UNICAMP / 2012 (modificada)
 “...as caatingas são um aliado incorruptível do sertanejo em revolta. Entram também de certo modo na luta. Armam-se para o combate; agridem. Trançam-se, impenetráveis, ante o forasteiro, mas abrem-se em trilhas multivias, para o matuto que ali nasceu e cresceu...”
 (Euclides da Cunha, Os Sertões. Rio de Janeiro: FBN, p. 102.)
No texto, as caatingas são apresentadas como aliadas do sertanejo. Essa vegetação está associada a 
I- Locais onde a evapotranspiração potencial é maior que a evapotranspiração real durante praticamente todo o ano, gerando grande deficit hídrico, o que resulta em uma vegetação espinhenta e sem folhas na maior parte do ano. Essas áreas apresentam uma distribuição irregular das chuvas ao longo ao ano, com médias anuais que variam entre 750 e 
1 000 mm. 
II- Locais onde raramente chove, o que determina uma vegetação que em nenhuma época do ano apresenta folhas verdes, e que nasce em solos pouco desenvolvidos e férteis. Essas áreas registram média pluviométrica entre 200 e 400 mm/ano. 
Informação complementar – a expressão déficit hídrico designa uma situação na qual as precipitações exibem valores inferiores aos da evaporação e a transpiração das plantas.
a) Uma das informações está correta. Indique-a. 0,2
A informação correta está indicada pelo número __I__. 
b) Justifique conceitualmente o erro da informação descartada. 0,4
A informação __II__ está errada porque as características climáticas citadas correspondem ao clima desértico. A porção do nordeste onde ocorre a caatinga é marcada pelo clima Tropical semiárido, que de acordo com as informações, apresentam chuvas irregulares com índice anual entre 750 e 1000 mm.
________________________________________________________________________________
2- UNESP / 2013 / inverno (modificada)
Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, o domínio morfoclimático e fitogeográfico pode ser entendido como um conjunto espacial extenso, com coerente grupo de feições do relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.
 Domínios morfoclimáticos brasileiros:áreas nucleares, 1965
Aziz Nacib Ab’Sáber. Os domínios de natureza no Brasil, 2003. Adaptado.)
São características do domínio morfoclimático dos Mares de Morros:
 I- Relevo baixo com suaves ondulações; terrenos basálticos; vegetação herbácea; clima subtropical.
II- Relevo com topografia mamelonar; solos latossólicos; floresta latifoliada tropical; climas tropical e subtropical.
a) Uma das informações está correta. Indique-a. 0,2
A informação correta está indicada pelo número __II__. 
 
b) Justifique conceitualmente o erro da informação descartada. 0,4
 A informação __I__ está errada porque as características citadas correspondem ao Domínio morfoclimático das coxilhas
3- PUC-RJ / 2013 (modificada)
Levando-se em consideração a posição do planeta Terra apresentada no cartograma, conclui-se que as populações localizadas na faixa latitudinal 45º N estão sob qual estação do ano? Justifique sua resposta. 
 0,5
________________________________________________________________________________
4- UFPR / 2013 (modificada) 
O Brasil é um país de grande extensão, cujo território se insere numa faixa que abrange condições climáticas que permitiram o desenvolvimento de diferentes formações vegetais com características específicas. 
O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta. Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspot.
Complete as lacunas com as formações vegetais correspondentes. 0,6
__Mata de Araucária__ estendia-se originalmente pelas áreas planálticas da região sul, contudo o povoamento no século XIX, seguido da retirada de madeira e ocupação efetiva do território, resultou em desmatamento acentuado. 
__Mata Atlântica__ estendia-se originalmente pela área litorânea do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. É considerada um hotspot em razão de apresentar somente 5% a 8% de sua área original, devastada com os processos coloniais de retirada de pau-brasil, produção canavieira, cafeicultura e atualmente o maior adensamento populacional do país. Apresenta grande risco, haja vista a dificuldade em estabelecer os “corredores ecológicos” que poderiam restaurar parte de sua cobertura.
__Floresta Amazônica__ sua grande área abrange os estados da região norte, parte do Maranhão e Mato Grosso. Embora não seja considerada um hotspot, tem sofrido desde a década de 1970 um desenfreado desmatamento em razão do avanço das frentes agrícolas, das atividades madeireiras e do desenvolvimento de projetos minerais. A partir da década de 2010, anunciaram-se pesados investimentos em infraestrutura energética e de transportes, o que deve agravar a situação da área.
__Cerrado__ predomina na região centro-oeste do país, embora se alastre por estados adjacentes. É considerado um hotspot em razão do avanço da agropecuária que desde a década de 1940, resultou em somente 30% da vegetação original.
__Caatinga__ formação associada ao semiárido brasileiro, predominante na região nordeste.
________________________________________________________________________________
5- UFV / 2011
A chegada das novas atividades econômicas, como a criação de caranguejo para o mercado, a geração de energia eólica e o turismo na comunidade Sítio Cumbé, município de Aracati, no estado do Ceará, resultou na destruição de um ecossistema local, com consequências socioambientais para a população ribeirinha, diminuindo, assim, a pesca e a coleta de mariscos. 
Identifique o ecossistema em questão. 0,3
 O ecossistema é o Manguezal. 
________________________________________________________________________________
6- UNICAMP / 2012
Para o Ministério do Meio Ambiente, o processo de desertificação gera uma perda de cinco bilhões de dólares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e já atinge gravemente 66 milhões de hectares no semiáridobrasileiro e 15 milhões de pessoas em áreas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das áreas suscetíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por caatinga, sendo que muitas já estão bastante alteradas.
 Fonte: Ministério do Meio Ambiente (2011). Http://www.mma.gov.br/sitio/index.php.Acessado em 15/08/2011
Considerando o texto acima, responda: 0,8
a) O que é desertificação?
 Desertificação é o processo de perda da capacidade produtiva do solo, resultando em redução da fertilidade e da cobertura vegetal.
b) Quais os impactos sociais associados à desertificação?
 Redução da produção agropecuária; aumento da pobreza na área rural; êxodo rural; perda de solo fértil.
7- UFRJ
Não raro, a temperatura no Rio de Janeiro cai bruscamente em função da chegada de “frentes” frias. 
a) O que são frentes? 0,2
 As “frentes” são áreas limítrofes entre massas de ar de propriedades diferentes.
b) Dê o nome das massas responsáveis pela formação das frentes que atingem o Rio de Janeiro e apresente suas principais características. 0,4
 A massa Tropical Atlântica (mTa), que se origina no Atlântico Sul, quente e úmida, e a massa Polar Atlântica do Hemisfério Sul (mPa), fria e úmida.
________________________________________________________________________________
II - SOMA
1- UFPE / 2013
Leia o texto transcrito a seguir.
As riquezas naturais do Brasil são legendárias. O País tem o maior bioma de floresta úmida do mundo, a Amazônia, que contém de longe a maior parcela das florestas úmidas remanescentes. A Amazônia Legal cobre cerca de 60% do território brasileiro e abriga 21 milhões de habitantes, 12% da população total, dos quais 70% vivem em cidades e vilarejos. O Brasil também tem o maior manancial de água doce do mundo, e a região amazônica sozinha responde por quase um quinto das reservas mundiais. O uso sustentável dessas enormes riquezas não apenas garantiria os recursos para o futuro, como poderia ser também uma fonte de maior equidade e redução de pobreza, uma vez que os recursos naturais representam uma proporção muito maior dos bens dos pobres (cerca de 80%) do que dos ricos.
 (Banco Mundial. Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira. 1ª edição, Brasília, 2003.)
 0,4
Acerca do tema abordado no texto, analise as proposições abaixo. 
02) A floresta latifoliada perenifólia observada em amplos setores da Amazônia brasileira, um dos ricos biomas brasileiros, é heteróclita e reflete condições atmosféricas (temperatura, umidade e precipitação) reinantes no ambiente bioclimático equatorial. 
04) Do ponto de vista social, é correto dizer que os benefícios privados da pecuária em larga escala na Amazônia são distribuídos de forma excludente, pouco colaborando, assim, para reduzir a desigualdade econômica e social da região. 
08) As evidências geoecológicas disponíveis indicam que, na Amazônia, os custos dos desmatamentos, do ponto de vista ambiental, são significativos, superando, inclusive, os benefícios privados da pecuária, especialmente no tocante ao patrimônio genético e ambiental. 
16) O cultivo da soja vem-se expandindo, consideravelmente, no bioma Cerrado, provocando uma pressão à expansão da fronteira agrícola para as regiões florestadas amazônicas. 
Glossário - Heteróclita – constituído por elementos variados. Excludente – que exclui.
A soma dos itens corretos é __30__
Informações corretas – 02+04+08+16.
________________________________________________________________________________
III - QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA 
 2,0 / 0,22
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	A
	
	 A
	A
	X
	
	
	
	A
	
	A
	B
	
	
	
	X
	B
	 
	
	
	
	
	C
	C
	
	 
	X
	
	C
	 
	
	 
	
	D
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	E
	 
	
	
	X
	
	
	E
	
	E
	
 
Valor da prova:
6,0
Considerando-se a inclinação do eixo de rotação da Terra, observa-se que o hemisfério norte está ‘mais afastado’ do Sol do que o hemisfério sul e, assim sendo, conclui-se que as populações que habitam a faixa latitudinal 45º N estão sob a estação do inverno.

Continue navegando