Buscar

Relatorio De Estagio Supervisionado 1 NOTA 6

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Ciências Contábeis– 6° série
Stefani Alves Queiroz– RA 2716236190
 
Estágio supervisionado I
 
	
Relatório de Estágio I
Tutora EAD: Lilian Amâncio Ferreira.
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estágio Supervisionado I
	IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
	Nome: Stefani Alves Queiroz 
	RA: 2716236190
	Polo: Várzea da Palma MG
	Período do Estágio: 11/09/2018 a 08/10/2018
	Ano Letivo: 2018
	IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
	Empresa concedente: Ortecon Contabilidade
	Setor de realização do Estágio Supervisionado obrigatório: Setor contábil comercial.
	Relatório DE Estágio 
	Elencar todos os dados disponibilizados pela empresa e necessários à complementação do trabalho. Apresentar neste espaço os resultados das seguintes etapas:
Preparação para o estágio
O estudante deverá realizar um planejamento para a realização do estágio. Por meio das aulas interativas, presenciais e momentos de auto-estudo, o acadêmico terá a preparação necessária para o desenvolvimento do estágio supervisionado em campo;
Coleta de informações sobre a organização na qual o acadêmico pretende estagiar 
O estudante irá ao campo buscar as informações e os dados necessários para a realização do estágio, e definirá sua área de atuação (departamento do estágio);
Caracterização do ambiente da empresa
Indicação do contexto econômico, político e social do país no qual a organização está inserida;
Indicação da importância da atividade da organização no contexto local, regional, nacional;
Indicação da contribuição da organização e o grau de importância para a realização do Estágio; 
Descrição dos principais concorrentes diretos e indiretos; 
Descrição dos programas institucionais que evidenciem o envolvimento da organização com a comunidade (responsabilidade social); 
Indicação dos principais fornecedores.
Histórico da organização
Indicação do início das atividades da organização;
Descrever a Razão Social, acompanhada da justificativa da escolha dessa organização;
Informar o ano de fundação e caracterização dos membros fundadores;
Informar o endereço completo, seguido do(s) nome(s) e cargo(s) do(s) contato(s); 
Indicação da estrutura social e administrativa da organização.
Preparação para o estágio
 Por meio das Orientações em sala consegui fazer o planejamento do meu estágio supervisionado I, onde está sendo realizado em uma empresa privada na área da contabilidade comercial. 
Através de atividades diárias exercerei funções relacionadas a contabilidade, com a ajuda do meu supervisor do estágio.
O objetivo deste estágio é demonstrar através das atividades práticas em conjunto com conhecimentos teóricos de alguns conhecimentos contábeis em prol de aperfeiçoar e adquirir experiência com a contabilidade, obtendo melhor esclarecimento da teoria com a prática e habilidade do trabalho em equipe.
 A experiência que o estágio proporciona na prática das atividades é de muita importância para o acadêmico, pois, na medida em que se faz contato com as tarefas diárias, pode se então a assimilar tudo aquilo que já havia aprendido teoricamente e também novas tarefas práticas que somente o estágio lhe oferece. Contribuindo bastante para sua trajetória profissional. 
Coleta de informações
Eu como estagiaria escolhi a área da Contabilidade Comercial. É um ramo que permite controlar a movimentação das empresas comerciais, registrando os fatos administrativos decorrentes da gestão de empresas, medindo o seu patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante.
Foram desenvolvidas durante o estágio, atividades contábeis de rotinas do escritório, o estagiário esteve sobe a supervisão de funcionários responsáveis por seus setores específicos, aos quais lhe repassaram instruções de execução e auxiliaram durantes as 40 horas do estágio. Foram desenvolvidos os seguintes estudos! 
	
Função da contabilidade comercial – Um ramo da contabilidade que permite a movimentação das empresas comerciais, registrando os fatos administrativos decorrentes da gestão de empresas, medindo o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações que o comerciante deve exercer.
Símbolo da contabilidade 
 
É um bastão de ouro entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas e um elmo alado.
Sua origem explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam no seu bastão. Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta. 
Ética na contabilidade - A questão da ética na contabilidade vai muito além daquilo que se imagina. Em tempos atuais que valores morais discutíveis ganham evidencia no Brasil, estar ao lado do cliente para garantir o entendimento a leis e normas é fundamental.
Estamos falando do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), aprovado em 1970 pelo conselho Federal n° 803, que tem como objetivo fixar a forma pela qual se deve conduzir os profissionais da contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados a profissão e a classe.
Tipos de contratos - Contrato é um acordo entre duas ou mais pessoas para fins materiais, que se obrigam a cumprir o que foi entre eles combinado sob determinadas condições aceitas por eles mesmos. Então é feito um documento com os dados pessoais de cada pessoa envolvida e validada com as assinaturas reconhecidas no cartório. Existem vários tipos de contratos, os contratos mais utilizados são: Contrato de locação, Contrato de compra e venda, Contrato de doação, Contrato de permuta, Contrato social e Contrato trabalhista.
Nesta atividade diária tive a oportunidade de aprender sobre o contrato trabalhista, que é uma atividade diária de um contador comercial. Colaborei em algumas contratações de funcionários das empresas clientes da Ortecon Contabilidade, fazendo preenchimento dos dados cadastrais no registro de documentação e nos dados da carteira de trabalho. 
Arquivação de documentos - A organização de arquivos tem o objetivo de guardar separadamente documentos empresariais de cada instituição cliente, sendo separadas por escaninhos, ou seja, um compartimento móvel ou fixo com a identificação da empresa em pastas separando cada tipo de documento para a devida firma. Estes compartimentos devem ser bem organizados de forma a facilitar a busca dos mesmos em instantes. Iniciando este planejamento que sempre será continuada classificando por departamentos ficando fácil a procura de documentos desejados. 
Lembrando que cada documento que sai ou entra na empresa deve ser protocolado e assinado pelo receptor para que não haja perca do documento ou duvida de onde o documento está.
A estagiária teve como tarefa pratica o arquivamento de notas fiscais de entrada e saída e também de declaração de impostos, como Imposto de Renda Pessoa Física IRPJ, Imposto territorial Rural ITR, em pastas e escaninhos separadamente de acordo com as empresas clientes do escritório contábil.
Tributos e Impostos- 
“Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.”
Bíblia. I Livro dos Reis, 4-21
O conceito de tributo encontra se expresso no CTN:
“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir , que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa e plenamente vinculada.” (CTN art. 3°). 
 A prestação é uma contribuição a quem está sendo obrigado. Pecuniária quer dizer uma representação em dinheiro. Assim tributo, é uma obrigação em dinheiro.
A palavra compulsória significa constranger,forçar, obrigar. Seu pagamento é obrigatório, pelo poder coercitivo do Estado, e não depende da vontade do contribuinte.
Que não constituía sansão por ato ilícito. A obrigatoriedade do pagamento do tributo nasce da prática de um ato lícito, como: trabalhar e receber salário, vender produtos e mercadorias permitidas pela legislação do país, deter a propriedade de um imóvel etc. Quando alguém pratica um ato ilícito recebe como punição por parte do governo, esta sanção não é considerada tributo. A multa por essa infração fiscal é considerada sansão pela prática de ato ilícito e, portanto, não é tributo.
Instituída em lei, ou seja, os tributos somente podem ser instruídos ou alterados por meio de lei válida e eficaz.
Cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Para a cobrança dos tributos, a administração pública deverá agir na forma e nos limites da lei. 
Os tributos podem ser classificados quanto a espécie em: impostos, taxas, contribuições sociais e empréstimos compulsórios.
Os impostos são tributos cobrados sem exigência de qualquer contraprestação específica por parte do governo. Como exemplo de impostos podemos citar o Imposto sobre Produtos Industrializados IPI e imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza IRPJ e IRPF.
Imposto de Renda Pessoa Física IRPF – É um imposto onde seus contribuintes são obrigados a declarar anualmente os seus rendimentos e bens a Receita Federal, seja trabalhadores ou aposentados e pensionistas que estiverem dentro dos critérios legais são obrigados a declarar seu IRPF. Para ter acesso aos critérios de quem está obrigada a pagar o imposto basta acessar o sit da receita federal e ver se enquadra em alguns dos critérios observados, um deles é; contribuinte que recebeu, no ano de 2017, rendimentos tributáveis que totalizam mais de R$ 28.559,70, ou seja, trabalhadores, aposentados e pensionistas com renda mensal de mais de R$ 1.930,98.
Para declaração do imposto o contador deve baixar o programa IRPF2018 no sit da receita federal e seguir os passos de como declarar o imposto.
Imposto Ganho de Capital GCAP – Este imposto está relacionado ao imposto sobre a renda, sendo de pessoa física ou jurídica. Representado pela diferença entre o valor de aquisição e o valor de transferência do bem. Há também os critérios para essa obrigação, uma delas é a seguinte; está isento o contribuinte que vendeu um imóvel único por um valor inferior a R$ 440 mil, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos anteriores, alienação de outro imóvel e qualquer título tributado ou não.
Para declaração do GCAP é necessário baixar o programa GCAP2018 através do sit da receita federal.
Consulta de débitos na Receita Federal CND - A certidão negativa de débitos, é um documento que atesta a ausência de pendências de empresas e indivíduos. É muito utilizada para empresas ou candidatos que desejam contratar com o poder público. Para a emissão desse documento basta ter acesso a internet e acessar o sit da receita federal e acessar CND portando documento de CPF em mãos. A emissão deste documento é válida por seis meses.
SEDIF SN /DESTDA - DESTDA Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação.
Essa é uma declaração de interesses das administrações tributárias das unidades federais, a ser prestada pela ME ou EPP que optam pelo regime do Simples Nacional, quando responsável pelo recolhimento do ICMS de que tratem as alíneas “a” (substituição tributária), “g” (antecipação) e “h” (diferencial de alíquotas).
SEDIF SN Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional. É um programa desenvolvido para ser utilizado por todos os contribuintes do país que fazem parte do simples nacional, exceto o MEI. O SEDIF é usado para gerar e transmitir a DESTDA.
Nesta atividade diária houve pratica da estagiaria em declaração e transmissão da DESTDA. 
Importação de Notas Fiscais – A importação das notas serve para apurar os valores de compra e venda do estabelecimento, para essa prática é preciso baixar o XML pela internet em seguida salvar o DANFE.
Nesta aula houve prática de baixar através do sit Fsist.com.br para baixar o XML e imprimir a DANFE.
DANFE – É o documento auxiliar da nota fiscal eletrônica, é uma representação gráfica e simplificada da nota fiscal, ele é impresso contendo os dados principais do documento fiscal. É muito usado para circulação de mercadorias, já que o veículo de transporte não pode rodar sem o demonstrativo. Portanto, o DANFE não substitui a nota fiscal, mas facilita o acesso aos seus dados, com esse documento é possível confirmar a existência dessa nota fiscal e também fazer uma consulta pela internet.
Plano Real – Entre julho de 1965 e junho de 1994, o Brasil lutava por uma inflação que já atingia um trilhão por cento, comparada apenas a da Alemanha após a I Guerra Mundial. Nessa época o preço dos móveis, eletrodomésticos e da comida subia desenfreadamente em questão de dias, a inflação estava em 40% ao mês. Alguns planos foram criados, mas foram fracassados contra a inflação. Os comércios congelavam os preços e quando conseguiam um preço melhor liberavam mais quantidade das mercadorias, assim, a população saia toda de casa para esvaziar as prateleiras, pois, a mercadoria no dia seguinte poderia estar o dobro do valor. 
Foi criado então o Plano Real para cortar gastos e colocando empresas públicas à venda baixando o valor dos investimentos do estado, a outra parte da conta foi paga através de impostos para elevar a receita entre 1993 e 1994 a arrecadação saltou 25%, e em março de 1994 veio a Unidade Real de Valor URV instituída junto com as regras de conversão e o uso de valores monetários, a nova moeda nacional o Real. A inflação tombou para 7% ao mês não saindo 6% ao ano, a miséria no Brasil caiu em 18% em dois anos. No mais hoje em dia a inflação é a que podemos ver no supermercado, o plano Real contribuiu e contribui muito para vida do Brasileiro até nos dias de hoje.
 
Memorando/ Prática – O memorando nada mais é do que uma prática para conferir os valores de duplicatas e todas as contas pagas pela empresa cliente. São conferidos e arquivados os valores de saída gastas com compra de mercadoria e fretes pagos, conferindo o valor, a data, se houve descontos ou multas por atraso de pagamento. Essa prática é muito importante para se ter o controle das despesas da empresa. Neste dia minha tarefa foi fazer o memorando de uma das empresas clientes da Ortecon Contabilidade. 
Ofício - Os ofícios também são utilizados na área da contabilidade comercial, uma das modalidades é quando a empresa comercial faz parte de licitações no ramo municipal ou estadual, então o contador deve fazer um ofício informando a participação na licitação e os valores dos produtos que iram para lista da licitação. Lembrando que a linguagem deve ser formal e bem clara na solicitação.
Requerimento – Um exemplo de um requerimento no âmbito comercial seria quando um MEI solicita do órgão municipal o alinhamento do lote onde será construída a sua empresa, então o contador responsável através do requerimento recorre a prefeitura para fazer esse serviço público a ele, outro exemplo também é a autorização de uma nova edificação, ou seja, autorização para construção de um novo estabelecimento, seja ele em lote vago ou não, tendo necessidade ou não de uma demolição total no ambiente escolhido pelo microempreendedor.
Linguagem Empresarial - O mais importante da linguagem empresarial contábil é que ela seja compreendida pelos usuários das informações. Apesar de a área contábil empregar termos de lógica complexos e pouco entendidos, o contador deve ter muito cuidado e observar se a compreensibilidade das informações foi gerada, até porque se ela não for compreendida, o contador não consegue cumprir sua missão.
Elaboração de controle de entrega de documentos - O escritório de contabilidade comercial mantém um arquivo para todos os documentos por ela gerados e entregues aos seus clientes, pois, estespodem servir de comprovante de serviço prestado no tempo hábil. Então toda documentação entregue ou recebida pelo escritório é protocolada e assinada por quem o recebeu. Durante o estágio foi elaborada a emissão de protocolos e de ordem de serviços prestados aos clientes do escritório.
 
Histórico da organização e caracterização da empresa
A Ortecon Contabilidade é uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, situa se na Rua: Pedro Sampaio Neto, 1060 Várzea da Palma MG, telefone 3731 -1299.
Presta serviços desde 27 de julho de 1984, a pessoas físicas e jurídicas. Desde então seu trabalho reflete preocupação em executar suas funções de forma efetiva e organizada atendendo seus clientes de forma eficaz.
Seu objetivo é ajudar sempre seus clientes na forma de gerenciar seus negócios.
A Ortecon é administrada por Vanilton Aparecido e Flávio Antonio dos Santos. O escritório possui um quadro de 11 funcionários efetivos, divididos nas áreas; fiscal, trabalhista, contábil, recepção e ofice boy. 
Quando se menciona que uma empresa de contabilidade não tem concorrente, é sinal de a empresa não está atenta as possíveis ameaças do mercado de trabalho, a Ortecon Contabilidade possui sim na cidade muitos outros escritórios concorrentes, mas seus concorrentes não tem a mesma credibilidade e tantos clientes que a mesma possui, sem falar que na cidade a Ortecon tem muito prestigio da população lojista e, é uma empresa tradicional, com muito tempo de atividade na cidade de Várzea da Palma, esse foi o motivo de a estagiaria ter escolhido esse campo para realização do estágio I. A aceitação da empresa é de muita importância para a estagia, pois quem é que não quer ter prática trabalhista em um local de excelência em serviços
A Ortecon não participa de programa institucional, mas está sempre aberta para vagas de estágio para acadêmicos da Anhanguera e também muito acessível para fazer serviços como por exemplo, formalização de novos MEIs sem custo de trabalho, auxilia também pessoas leigas em assuntos trabalhistas. 
Várzea da Palma,
Novembro de 2018

Continue navegando