Buscar

AD2 2017.2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Coordenador (a): ADRIANA DE ALMEIDA
 
Questão única:
O texto “Organização escolar” da aula 6 apresenta a escola como uma organização que está, intimamente, relacionada à cultura da sociedade. Com base neste texto e nos demais materiais das aulas 06 a 09 postados na plataforma, explique argumentando criticamente:
As formas e as finalidades da cultura escolar e a importância da diversidade. (5,0 pontos)
Resposta: Existem diversas formas de cultura escolar, dentre elas, a cultura específica, que seria o conteúdo pedagógico, no qual a escola faz o papel de transmissora dessa cultura que é produzido de acordo com as normas sócio-políticas vigentes. Existe também a cultura formada pela integração entre professores, funcionários da escola, alunos e comunidade. Este tipo de cultura, por não ser considerada “útil” no contexto escolar, não é tão valorizada quanto os conteúdos programáticos.
É importante a valorização da diversidade, pois cada aluno possui sua própria cultura que é baseada em suas crenças, família, comunidade, etnia, etc., e ela forma o conhecimento prévio dos mesmos que auxilia e completa o processo de ensino-aprendizagem que ocorre no contexto escolar.
Para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa, o aluno precisa enxergar no conteúdo didático sua realidade cultural, para que dessa maneira haja apropriação do conhecimento.
Ao analisar a realidade das escolas, pode-se constatar que em sua grande maioria não há a valorização do conhecimento prévio dos alunos, gerando uma desmotivação dos mesmos, e, por consequência, há apenas a memorização das informações passadas em sala de aula. O processo de ensino nessas escolas, possui base no mecanismo, onde o professor faz o papel de transmissor de informações e não o papel de mediador, que leva ao aluno atividades e situações significativas para que haja de fato aprendizagem por parte do aluno. É necessário que as escolas façam mudanças constantes em seus projetos políticos pedagógicos (PPP) e que a comunidade possa ter participação na elaboração e na prática dos mesmos. Além disso, os professores devem adotar uma postura de mediadores do conhecimento em sala de aula, incentivando e desafiando os alunos diariamente, para que eles se tornem ativos e autônomo no processo de aprendizagem.
A cultura escolar e a sua relação com a organização disciplinar (5,0 pontos)
Resposta: Dentro do currículo escolar, algumas disciplinas possuem maior peso e valorização do que outras. As disciplinas voltadas para as ciências humanas apresentam conteúdos sobre a sociedade, política, economia, cidadania, etc. Já as disciplinas das ciências exatas estudam matemática, física, química, etc.
Pelo fato de vivermos em uma sociedade capitalista, os indivíduos se veem na obrigação de trabalhar em busca do lucro. Por consequência, as disciplinas exatas, naturais e linguagens são valorizadas por se adequarem melhor com esta visão e possuem maior quantidade de horas na grade curricular das escolas. Isto se reflete na diferença salarial de profissionais das ciências humanas e exatas.
O objetivo das disciplinas humanas é fazer com que o indivíduo aprenda a pensar e refletir sobre as questões sociais, natureza e o mundo e por consequência, desenvolva o senso crítico dos alunos.
A escola tem por objetivo formar cidadãos e para que isso de fato aconteça, todas as disciplinas são fundamentais, sendo assim, ela possui o poder e o dever de quebrar o ciclo de desvalorização do pensar. Deve-se questionar o modelo pedagógico que está em vigor e transformá-lo, sem que haja pré-conceitos e desvalorização de nenhuma área de ensino. Desta maneira, os alunos se transformarão em cidadãos que saberão pensar, analisar, criticar e não serão alienados pelo sistema.

Continue navegando