Buscar

FORMAÇÃO DE OPINIÃO resumo

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO DE OPINIÃO
O que é opinião? 
Manifestação de uma forma de ver, representando um estado de espírito e a atitude de um individuo ou de um grupo em relação ao um determinado parâmetro ou realidade. A opinião de uma pessoa é aquilo que ela acredita ser vdd. As opiniões manifestam o caráter de uma pessoa, pq são moldadas pelo sistema de valores que regem as atitudes dos indivíduos. As opiniões Tb dependem das aspirações pessoais e do nível de maturidade psicológica de cd pessoa. Opinião é um juízo subjetivo
2. Quem é o formador de opinião?
Quando se obtém grande adesão a uma idéia; alguém que consegue destacar-se na atividade exercida. Pessoa com gd grau de reconhecimento (de forma positiva) do publico.
Ex. Arnaldo Jabor, Jesus Cristo, Che Guevara, Freud
3. Fatores que influenciam o processo de formação de opinião:
- Expressão pessoal: influenciada pela crença, sua ideologia, sua cultura e os aspectos ambientais em que esse ou esses sujeitos estão inseridos;
A educação é a melhor ou a única forma “de construir” cidadãos q tenham opiniões próprias, analisando e ponderando a respeito do q ouve, vê e sente.
- Propagandas: moda, pesquisa de intenções de voto.
- Aparelhos ideológicos ou veículos de comunicação em massa: jornal, TV, revista, rádio, internet;
Os aparelhos ideológicos manipulam a nossa consciência interferindo no direito de liberdade assegurado pela constituição. Esta manipulação interfere na opinião publica dificultando a manifestação da vontade soberano do povo. (Karl Marx)
- Opinião pública: nas sociedades complexas a opinião publica tenta representar os interesses do grupo, porém pode não influenciar ou determinar ações, q sejam de caráter de cunho social ou até mesmo político e econômico.
Qualquer tipo de manipulação fere nossos direitos e distorcem as nossas idéias. Esse desrespeito abala o processo democrático.
Karl Marx: “Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos ou mais que possam. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites”.
4. Liberdade de expressão, construção do pensamento crítico: 
Porém se a opinião expressada for um reflexo da imposição dos aparelhos ideológicos de Estado, então não é uma crítica formada através de uma visão ampla da sociedade, é apenas o molde do interesse dos outros, quando nossos direitos fundamentais não estão sendo respeitados.
	
5. CENSURA
No cenário musical tivemos muitos exemplos de manifestações contrárias a censura, a ditadura e a repressão, os artistas da época faziam de forma ambígua suas poesias, suas canções e seus textos na tentativa de driblar os “fiscais da censura”.
 
VIDEO

Continue navegando