Buscar

7.1 INFLAÇÃO

Prévia do material em texto

7.1 EX
		1.
		"O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), conhecido como a "inflação do aluguel", porque é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, registrou variação negativa de 0,04% na segunda prévia de maio. No mesmo período de abril, o índice havia mostrado avanço de 0,83%.
Os números foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (19).
No ano, o indicador registra alta de 3,31% e, em 12 meses, de 7,94%" (http://www.fiesp.com.br/sinarme/noticias/inflacao-do-aluguel-acumula-alta-de-794-em-12-meses-diz-fgv/).
A correção de valores pela inflação passada gera a chamada inflação:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	inercial.
	
	
	
	
Explicação: A inflação inercial ocorre quando o aumento de preços está relacionado à inflação passada, como é o caso do uso de índices de inflação para reajustes de aluguel.
	
		2.
		Quando analisamos a origem da moeda, evidenciamos que seu aparecimento decorreu da necessidade de superar obstáculos para o desenvolvimento do sistema econômico, principalmente, das trocas econômicas. A utilização da moeda possibilita sensível redução do tempo empregado nas transações. Essa economia de tempo faz com que o tempo economizado seja utilizado em outras atividades sejam de lazer ou produtivas. Partindo da importância da utilização da moeda no mundo podemos afirmar que são funções intrínsecas da Moeda:
	
	
	
	Instrumento de Troca de mercadorias e Reserva de Valor
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
As três funções da moeda:
A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor (unidade de conta): funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
	
		3.
		O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos. Está associada, também, ao  monopólio e oligopólio (de certas empresas) que conseguem elevar seus lucros acima da elevação dos custos de produção. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos. Está associada, também, ao  monopólio e oligopólio (de certas empresas) que conseguem elevar seus lucros acima da elevação dos custos de produção. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Chamamos de inflação de custos
	
	
	
	
Explicação:
A questão se refere a inflação de custos, que ocorre quando: para um dado nível de demanda os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos em geral na economia.
	
	
	
	
		
	
		4.
		 "Economistas de instituições financeiras elevaram pela quinta vez seguida a expectativa para a alta dos preços neste ano mas deixaram inalterada a previsão para o ano que vem depois que a ata da última reunião do Banco Central mostrou piora na sua previsão para 2016 mas a inflação em 2017 no centro da meta.
A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira indicou alta de 0,06 ponto percentual na expectativa para o avanço do IPCA este ano, a 7,25 por cento, superando o teto da meta do governo, de 4,5 por cento com tolerância de 2 pontos percentuais.
A estimativa para o ano que vem, por sua vez, continuou pela quinta semana seguida em 5,50 por cento, dentro da meta para 2017, que é de 4,5 por cento com tolerância de 1,5 ponto" (...) (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/projecao-para-inflacao-em-2016-piora-pela-5a-vez-seguida).
 
Suponha que a inflação mencionada tenha sido causada por adversidades climáticas que afetaram fortemente a produção de alimentos no país. Neste caso, podemos afirmar que se trata de uma inflação:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	de oferta.
	
	
	
	
	
	
	A inflação de oferta aparece porque os custos (despesas com a produção) sobem. Entre os fatores que fazem aparecer este fenômeno, destacam-se: a taxa de juros, a desvalorização cambial, os preços externos de determinados produtos, custo da mão de obra e aumento de impostos. O aumento de preços relacionado a choques agrícolas é um exemplo de inflação de oferta.
	
	
	
	
		
	
		5.
A ciência econômica reconhece as seguintes funções desempenhadas pela moeda: Reserva de valor, Padrão de referência de valor e Instrumento de troca. Com relação a estas funções assinale a alternativa correta:
I-A moeda como Padrão de referência de valor, possibilita que todos os fatores de produção e os produtos (bens e serviços) possam ter seus valores expressos em unidades monetárias.
II-A moeda como Instrumento de troca tem aceitação generalizada como meio de pagamento nas transações.
III-A moeda como reserva de valor o indivíduo pode manter sua riqueza (ou parte dela) sob a forma de moeda, por um período de tempo, sabendo que, amanhã ou depois, esse ativo será aceito em qualquer transação por ter liquidez absoluta.
			A ciência 
por ter liquidez 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor: funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
	
		6.
		Sobre o escambo, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	é um sistema de trocas diretas entre produtos
	O sistema de escambo é aquele em que os produtos são trocados entre si, sem instrumento de troca intermediário.
Ou seja, é possível trocar cadeiras por mesas quando há coincidência de interesses.
	
		7.
		A inflação é comumente associada ao aumento geral de preços. Entre as opções abaixo uma explica o fenômeno descrito.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	alguns fenômenos naturais e o período de entre-safra fez o preço do tomate subir, pois a oferta do produto ficou prejudicada.
	
A única questão que responde corretamente ao fenômeno da inflação é a que se refere aos efeitos que um problema de oferta pode ocasionar na elevação de preços.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A inflação é um foco de estudo da abordagem macroeconômica.Tal fato se explica pelo seguinte aspecto metodológico :
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A inflação é uma alta contínua e generalizada do nível de preços;
	Trata-se de um variável que lida com o agregado econômico, foco da macroeconomia. O nível geral de preços é medido de forma agregada
			1.
		Sabemos que a moeda possui três funções básicas: instrumento de troca, unidade de valor e reserva de valor. Por unidade de valor entende-se que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	os preços dos produtos são expressos pela moeda
	Unidade de valor ou Padrão de referência de valor: nesse caso, a moeda possibilita que todos os fatores de produção e os produtos (bens e serviços) possam ter seus valores expressos em unidades monetárias, propiciando a fácil avaliação e comparação de todos os recursos e produtos disponíveis na Economia.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Moeda, em sentido muito amplo, é tudo aquilo utilizado como meio de trocas de bens e serviços. Com esse conceito, podemos concluir que a condição necessária para que algo possa ser considerado Moeda é:o fato de ser aceito ou não na economia em que é considerada;
	
	
	
	As três funções da moeda:
A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor (unidade de conta): funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
Para que atenda essas funções, e especificamente ser um instrumento de troca, é preciso que seja aceita pela sociedade em geral.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		3.
		Qual dos exemplos abaixo NÃO pode ser considerado uma inflação de oferta?
	
	
	
	aumento no preço das mercadorias em função das compras de final de ano.
	
	
	aumento no preço do etanol devido à formação de cartel.
	
	
	aumento no preço de bens agrícolas devido à estiagem prolongada.
	
	
	aumento no preço dos bens importados devido ao aumento da taxa de câmbio.
	
	
	aumento no preço das hortaliças devido ao excesso de chuva.
	A inflação de oferta aparece porque os custos (despesas com a produção) sobem. Entre os fatores que fazem aparecer este fenômeno, destacam-se: a taxa de juros, a desvalorização cambial, os preços externos de determinados produtos, custo da mão de obra  e aumento de impostos. O aumento no preço das mercadorias em função das compras de final de ano é um exemplo de inflação de demanda.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Complete a lacuna com a opção correta: Pouco a pouco, nota-se o aparecimento de casas de custódia desses metais em diversos pontos. Essas casas passaram a receber em depósito os metais preciosos dos comerciantes, emitindo em troca um recibo ou certificado de valor correspondente. Esse certificado recebeu a denominação de ________
	
	
	
	
	
	
	moeda papel
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
O aumento do  volume e valor das transações na sociedade tornou o manejo de grandes quantidades de metais preciosos difícil pelas dificuldades de transporte e os riscos envolvidos. Assim, surgem as casas de custódia desses metais em diversos pontos. Em troca dos depósitos de metais preciosos essas casas emitiam um recibo ou certificado de valor correspondente. Esse certificado recebeu a denominação de moeda papel e era generalizadamente aceito nas transações.
	
	
	
	
	
	
		
	
		5.
		Conceitua-se Moeda como:
	
	
	
	
	
	
	tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Usa-se o termo ¿moeda¿  para denominar tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços.
Logo, é preciso que seja aceito por toda a sociedade.
	
	
	
	
	
	
		
	
		6.
		A função da moeda que propicia ao indivíduo pode manter sua riqueza (ou parte dela) sob a forma de moeda, por um período de tempo, sabendo que, amanhã ou depois, esse ativo será aceito em qualquer transação por ter liquidez absoluta denomina-se:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	reserva de valor
	
	
	
	
	
	
	As três funções da moeda são: : instrumento de troca, padrão de referência de valor e reserva de valor.
A moeda como instrumento de troca: funciona como intermediária entre as mercadorias;
A moeda como referência de valor (unidade de conta): funciona como referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas;
A moeda como reserva de valor: é o poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza levando em consideração seu valor no tempo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		 
	
		7.
		O resgate historico nos apresenta diferentes tipos de moedas usados em épocas tambem diferentes. Constata-se que os elementos que caracterizavam estas moedas como tal, era o fato de haver escassez e não serem facilmente perecíveis. Em ordem cronológica de aparecimento, escolha a alternativa correta abaixo:
	
	
	
	
	
	
	Moeda mercadoria, moeda metálica, moeda papel, papel moeda.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Inicialmente surge a MOEDA MERCADORIA, ou seja, a mercadoria era usada como moeda. Exemplos: sal, peles, fumo, gado, trigo, rum, carne seca, ferro, cobre, dentre outros.
Posteriormente surge a MOEDA METÁLICA, ou seja, um metal era usado como moeda. Exemplos: ferro, cobre, bronze, prata e ouro.
Em seguida a MOEDA PAPEL, ou seja, certificados cujo valor estava relacionado ao valor total dos metais preciosos ali depositados.
E finalmente o PAPEL MOEDA, ou seja, as casas de custódia passaram a receber em depósito os metais preciosos dos comerciantes, emitindo em troca um recibo ou certificado de valor correspondente. Esse certificado passou a ser negociado e surge o papel moeda.
	
	
	
	
	
	
		
	
		8.
		Em relação ao conceito de moeda, pode-se afirmar que é um instrumento aceito:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	pela coletividade para intermediar as transações econômicas e para pagamentos de bens e serviços.
	
A moeda possui as três funções: instrumento de troca, padrão de referência de valor e reserva de valor.
A moeda é um instrumento de uso aceito pela sociedade como um todo, o que garante a ela aceitação geral

Continue navegando