Buscar

Aps Contabilidade Pública

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA - UNICARIOCA
Curso de Ciências Contábeis
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Christian Martins Giovanni S.Rodrigues Araujo
Rio de Janeiro 2018
Christian Martins
Giovanni Santana Rodrigues Araujo
Contabilidade Pública
Trabalho supervisionado apresentado à disciplina de Contabilidade Pública contábeis do Curso de Ciências Contábeis da UNICARIOCA como requisito para aprovação na mesma.
Orientador: Sergio Araujo
Rio de Janeiro 
2018
NBC T 16.8 1.135/08 - Controle Interno
 O controle interno tem a fundamental importância para qualquer serviço, de forma que, nos possibilita saber, se estamos ou não atingindo as metas e os objetivos propostos. Esta norma estabelece referenciais para o controle interno, sendo um suporte do sistema de informação contábil, tendo a intenção de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade. 
 Com isso, também contribuindo para o alcance dos objetivos da entidade do setor público. Tendo também o objetivo de, salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais, dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente, propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada, também visando mais competência, transparência, qualidade e auxiliar na prevenção de práticas ineficientes, erros, fraudes, desvios e outras inadequações.
Além disso, as entidades do setor público devem seguir com integridade as classificações, estruturas e componentes que auxiliam no controle e padrão interno da entidade. Contudo, seguindo esses procedimentos, que o ajudará a identificar, armazenar e comunicar do toda informação relevante, na forma e no período determinados, a fim de permitir e orientar na tomada de decisão e contribuir para realização de todos os objetivos do controle interno.
NBC T 16.4 1.131/08 Transações no Setor Público
 
As transações são os atos e fatos que podem fazer com que ocorram alterações, sendo tanto qualitativas como quantitativas, no patrimônio do setor público e devem demonstrar de forma segregada. Está norma também pode referir-se as transações que envolvem valores de terceiros, ou seja, aquelas situações em que a empresa do setor público é fiel depositária, que não afetam o patrimônio líquido. As transações que promovem alterações no valor do resultado econômico da entidade pública, mesmo em caráter compensatório, são consideradas variações patrimoniais, ou seja, que podem atingir ou não a situação líquida do setor público. Porém, o tipo de transação que irá definir se ocorrerá alterações patrimoniais na entidade. 
NBC T 16.2 1.129/08 Patrimônio e Sistemas Contábeis
Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, sendo assim, adquiridos, produzidos, recebidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que possa ser portador ou apenas represente diversos benefícios, e que venha ser inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e seus deveres. Sendo classificados em ativo e passivo. Os ativos sendo controlados por acontecimentos passados, onde se espera que venha resultar benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços para a entidade pública. Já o passivo, são deveres presentes da entidade, derivadas de eventos passados, onde se espera que os pagamentos venham resultar saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviço.
Sistema Contábil é composto por etapas de planejamento, sendo elas, execução, controle e avaliação. Representando informações de todos os atos e fatos que ocorrem na gestão pública, assim podendo orientar todo o processo de decisão e a correta prestação de contas para a entidade pública. Sendo divido-os em: Orçamentário – registra, processa e evidencia todos os atos e fatores relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, sendo produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública. Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão, onde os efeitos venham produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

Continue navegando