Buscar

AP2 - GABARITO - Literatura Portuguesa I - 2016-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da Avaliação PRESENCIAL 2 – 2016 / 2
Instruções:
Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. 
Não escreva em tópicos. 
Escreva as respostas em texto coerente e coeso, em registro linguístico compatível com o trabalho acadêmico formal.
Utilize o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 30 (trinta) linhas para cada resposta.
Devolva a folha de perguntas junto com as respostas. 
Pontuação:
Cada uma vale 45 pontos;
Objetividade, clareza, coerência, coesão e correção do texto – vale 10 pontos
Boa prova!
Território, Deslocamento e Escrita são os três eixos temáticos que orientam nosso percurso no estudo da Literatura Portuguesa I. Já estudamos estes temas em obras do século XV ao XIX. Nesta avaliação vamos abordar de forma agrupada autores dos séculos XX e XXI, propondo três questões para que você escolha duas e apenas duas questões para dissertar sobre o tema proposto. Ao responder, mencione a questão escolhida. Para a atribuição do ponto completo, você deve abordar todos os aspectos mencionados na opção feita. 
TEMA 1 – O TERRITÓRIO
Os romances O Delfim, de José Cardoso Pires e Levantado do chão, de José Saramago fazem uma crítica político-social à forma de ocupação da terra em Portugal até 1974. Por sua vez, no mesmo período, dois poetas se destacam como vozes de “testemunho” e de “resistência” ao regime que garante esta dominação. 
Gabarito de correção
A resposta deve mencionar e comentar a questão do Território como a pátria sob o dominação salazarista (1,5), discutindo os romances de José Cardoso Pires, O Delfim (1,0) e de José Saramago, Levantados do chão (1,0). Deve identificar e comentar sobre Jorge de Sena como poeta do testemunho (0,5) e Manuel Alegre como poeta da resistência (0,5). Objetividade, clareza, coerência, coesão e correção na resposta vale 0,5 pontos.
	
TEMA 2 – O DESLOCAMENTO
	O tema das navegações ocupa o imaginário português desde os primórdios da expansão quando D. João I invadiu Ceuta, no norte da África. Desde então Portugal se tornou um grande cais de esperanças e saudades que construíram um Império no além-mar louvado e lamentado por muitos artistas da língua. No século XX destacam-se as obras Mensagem, de Fernando Pessoa e Navegações, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Por sua vez, entre a segurança da terra e o fascínio do mar, Miguel Torga tematiza esta pendular inclinação na cultura portuguesa no conto “Os homens de Vilarinho”. 
Gabarito de correção
A resposta deve abordar as navegações marítimas como objeto da literatura portuguesa, como por exemplo, Os Lusíadas(1,5) relaconando-as no século XX a Mensagem de Pessoa (1,0) e à obra Navegações de Sophia (1,0). Neste contexto deve comentar o conto de Torga (1,0). Objetividade, clareza, coerência, coesão e correção na resposta vale 0,5 pontos.
TEMA 3 – A ESCRITA
	Ao lado da escrita literária produzida sobre os temas do território e do deslocamento, a partir da década de 60 alguns autores portugueses se debruçaram sobre a própria língua como instrumento de reflexão, priorizando a potência da imagem poética como geradora de novos realidades e mundos. Ruy Belo, Fiamma Hasse Pais Brandão e Maria Gabriela Llansol apostam numa pátria imaginária onde encontram o exílio de que precisam para exprimir o seu posicionamento ético-político e a sua subjetividade nômade. 
Gabarito de correção
A resposta deve situar a diferença destes autores quanto ao sentido tradicional de território, mostrando a escrita (o texto, o poema) como a própria pátria do poeta (1,5). Deve expressar alguma característica de Ruy Belo (1,0), Fiamma (1,0) e Llansol (1,0). Objetividade, clareza, coerência, coesão e correção na resposta vale 0,5 pontos.

Outros materiais