Buscar

APS Normas Básicas de Biossegurança com Enfoque em UAN

Prévia do material em texto

Normas Básicas de Biossegurança com Enfoque em UAN.
“O significado de Bio (do grego bios) = VIDA e SEGURANÇA se refere a qualidade de ser ou estar seguro, protegido, preservado livre de risco ou de perigo. ”
Introdução
Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nos tempos de hoje, com tantas contaminações dos alimentos, ambientes de trabalho sendo, laboratórios, restaurantes, hospitais, cresceu muito a conscientização dos membros que atuam na área da saúde para a prevenção de doenças. A contaminação por vírus e bactérias já não está restrito em só um país e sim no mundo todo e poucas vezes é levado em conta os riscos que o ser humano corre com contaminações no seu dia a dia, no ambiente de trabalho, onde se alimenta ou mesmo quando está enfermo. Por conta disto, existem setores da saúde responsáveis por este monitoramento e controle nos ambientes de nutrição, como restaurantes, hospitais, etc., ou seja, nas UANs - Unidades de Alimentação e Nutrição de qualquer empresa.
De acordo com os livros de biossegurança, os principais “carregadores” de microorganismos somos nós mesmos, trazendo do meio externo para nosso ambiente de trabalho, ou mesmo, levando do nosso meio de trabalho para o meio externo. 
Sendo assim, a higienização anti-sépsia correta das mãos é a principal forma de se evitar contaminações em alimentos.
1
Para melhor remoção da flora microbiana as mãos devem estar sem anéis e com as unhas curtas, caso contrário, uma carga microbiana ficará retida nestes locais sendo passíveis de proliferação e transmissão. Para substituir a lavagem das mãos, indica-se a aplicação de um antisséptico de ampla e rápida ação microbiana que é o álcool glicerinado. O álcool glicerinado é composto de álcool 70% mais 2% de glicerina para evitar o ressecamento das mãos. Ele irá destruir a flora aderida nas mãos no momento da aplicação, porém as mãos não devem apresentar sujidade visível. 
UAN – Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Como em qualquer seguimento de trabalho, há riscos à saúde tanto físicos como químicos e/ou mecânicos, ou seja, acidentes no manuseio de equipamentos durante o trabalho. Por isso, deve-se obedecer a NR-6 (Norma Regulamentadora 6) estabelecida pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. As EPI’s, são de responsabilidade do empregador com a ciência do empregado, ou seja, o empregado no ato de recebimentos de seus EPI’s assina um documento de que recebeu os equipamentos de proteção, treinamento, orientações do uso, guarda e conservação correta e, que tem conhecimento de que seu uso é imprescindível para sua proteção ao trabalho que será exercido.
2
Os EPI’s são:
- Proteção da cabeça: Touca;
- Proteção da face e dos olhos: óculos de segurança para olhos;
- Proteção auditiva: Protetor auditivo;
- Proteção respiratória: respirador purificador de ar, respirador de adução de ar, respirador de fuga;
- Proteção do tronco: Jaleco;
- Proteção dos membros superiores: Luvas de segurança, luvas térmicas, luvas de aço;
- Proteção dos membros inferiores: Calçado de segurança, meia de segurança;
- Proteção do corpo inteiro: Vestimenta de corpo inteiro;
3
A importância da Biossegurança é de abordar medidas de controle de infecção para proteção da equipe em serviços de saúde; promoção da consciência sanitária na comunidade onde atua; preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes; redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.
Definições Básicas Aplicadas a Biossegurança
Agentes Ambientais => São elementos ou substâncias presentes nos diversos ambientes humanos que, quando encontrados acima dos limites de tolerância, podem causar danos à saúde das pessoas.
Agentes Biológicos => São introduzidos nos processos de trabalho pela utilização de seres vivos, bacilos, bactérias, etc., potencialmente nocivos ao ser humano.
Agentes Ergonômicos => São riscos introduzidos no processo de trabalho por agentes (máquinas, métodos, etc.) inadequados às limitações dos seus usuários.
Agentes Físicos => São riscos gerados pelos agentes que têm capacidade de modificar as características físicas do meio ambientes.
4
Agentes Mecânicos => São os riscos gerados pelos agentes que derrancam o contato físico direto com a vítima para manifestar sua nocividade.
Agentes Químicos => São as substâncias compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão. São os riscos gerados por agentes que modificam a composição química do meio ambiente.
RISCO – Entende-se por agente de risco qualquer componente de natureza Física, Química ou Biológica que possa “Comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambientes ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
Para que tenhamos AÇÃO em Biossegurança, é imprescindível realizar uma AVALIAÇÃO DE RISCO!
RISCO 1: NB1=> Baixo risco individual e coletivo. Ex.: bascillus subtilis
RISCO 2: NB2 => Moderado risco individual e risco coletivo limitado. Ex.: HIV
RISCO 3: NB3=> Elevado risco individual e risco coletivo baixo. Ex.: Mycrobacterium tuberculosis.
RISCO 4: NB4 => Agentes que causam doenças graves para o homem e representa sério risco para os profissionais (individual) e para a coletividade. Ex.: Vírus Ebola.
CONJUNTOS DE MEDIDAS
Medidas Administrativa: POP’S
Medidas Técnicas: Programa de prevenção de acidentes
Medidas Educativas: Treinamentos.
Medidas Médicas: Programa de Medicina Ocupacional.
5
ERGONOMIA
A ergonomia visa contribuir para que as áreas da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) sejam projetadas, construídas e operadas com segurança, absorvendo as diferenças individuais e certas variações do comportamento humano de modo que essas não resultem em acidentes que comprometam a qualidade de vida dos colaboradores. 
Uma unidade de alimentação nutricional pré-planejada é de fundamental atenção tanto para a indústria ou seguimento, como para o trabalhador. Evitará transtornos futuros no sentido de prejuízos, materiais, financeiros, físicos e má qualidade no produto final. Uma cozinha bem equipada e planejada evita que funcionários se machuquem, se cansem e tenham um bom ritmo de trabalho com qualidade e se forem treinados sempre que necessário, estarão atualizados e bem preparados para enfrentar um dia de trabalho com satisfação.
A instalação dos equipamentos na cozinha ou na indústria de acordo com a movimentação dos funcionários, as bancadas com alturas adequadas evitam o esforço desnecessários na coluna, os pisos antiderrapantes, os ruídos fora do ambiente de trabalho são uma questão importante para evitar o cansaço auditivo constante. É um direito do trabalhador e é dever do contratante dar qualidade e segurança no trabalho a seus funcionários.
6
Conclusão
A biossegurança  é um conjunto procedimentos e estudos de relevante importância nos serviços de saúde, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Este é um processo que há conclusão em sua terminologia, ou seja, é um processo progressivo, que sempre deve ser atualizado e supervisionado.
Legalmente falando, a biossegurança voltada para os processos relacionados a organismos geneticamente modificados e pesquisas que utilizam células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança – N. 11.105 de 24 de março de 2005. Esta lei tem como enfoque os riscos envolvidos nas técnicasde manipulação de organismos geneticamente modificados. O órgão que regula essa lei é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, da qual faz parte profissionais de diferentes ministérios e indústrias tecnológicas. 
“A empresa que melhor protege o trabalhador não é aquela que oferece melhores meios de proteção e sim aquela que menos o expõe a riscos ou que menos oferece possibilidades de danos à sua saúde e integridade”. (Piza, 2001)
7
Referências Bibliográficas:
http://portal.anvisa.gov.br – Diário Oficial da União _ Extrato Diário do Presidente da Comissão Técnica Nacional em Biossegurança.
http://www.docstoc.com - Manual-de--Biosseguranca-para--Serviços-de—Saúde.
http://mcnutrir.com.br - Artigos/uan-equipamentos-de-proteção-individual-epi/
http://www.infoescola.com - Medicina/biossegurança/
http://pt.slideshare.net - drjeffersontst/biossegurança
8

Continue navegando

Outros materiais