Buscar

Estudo Dirigido para AV2 Fundamentos de Microbiologia e Imunologia

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido para AV2
Microbiologia e Imunologia
A respeito dos métodos de controle dos microrganismos, responda o que é:
A – Limpeza:
Remoção de sujidade orgânica e inorgânica de artigos e superfícies, e redução da microbiota, através de água e detergentes, processos físicos ou térmicos.
B – Assepsia: 
São metodologias utilizadas para o controle, minimização ou eliminação da carga microbiana.
As assepsias são: esterilização, desinfecções e antissepsia. 
C – Esterilização:
Consiste na eliminação de todas as formas microbianas, incluindo os endósporos bacterianos.
D – Desinfecção:
Capacidade diferenciada de eliminação de microrganismos nos procedimentos de desinfecção. Podem ocorrer em forma alta, média ou baixa. 
E – Antissépsia:
Consiste na eliminação de microrganismos sobre tecido vivo, como pele, mucosas, dente e pelos. 
2) O que são antígenos? 
Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.
Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.
3) O que são anticorpos?
Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B, utilizadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar os antígenos.
4) Quanto aos anticorpos, quais são e qual a especificidade de cada um? 
IgG- Muito importante no processo antiflamatorio pois neutraliza as toxinas lançadas pelos agentes externos. Está presente no sangue e na linfa. É o único que atravessa a placenta. 
IgE- Atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. Presente no soro sanguíneo. 
IgD- Presente na ativação de células que protegem o organismo, é encontrado no sangue e suas funções ainda estão sendo definidas e estudadas. 
IgM- Encontrado no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor de antígenos, assim, quando um corpo apresenta níveis altos de IgM, indica uma infecção recente. 
IgA- Presente nas secreções do corpo (saliva, suor, lágrimas suco gástrico e etc). Tem como função proteger o corpo através de mucosas, ou seja, ele evita que o agente invasor penetre no epitélio.
5) As bactérias possuem algumas estruturas facultativas, dentre elas podemos falar do pili, descreva qual a função dessa estrutura. 
As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético. 
6) A respeito das condições ótimas de crescimento dos microrganismos, como eles são classificados quanto a presença ou ausência de oxigênio? 
O oxigênio pode ser indispensável, letal ou indiferente para as bactérias. 
Podemos dividi-las em: 
- Aeróbias estritas: Exigem a presença de oxigênio 
- Microaerófilas: Necessitam de baixos teores de oxigênio. 
- Facultativas: Conseguem se desenvolver tanto na presença de oxigênio quanto na ausência. 
- Anaeróbias estritas: Não toleram o oxigênio 
7) O que são vacinas e como são feitas? 
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a formar sua proteção.
8) O que é microbiota residente ou normal e microbiota transitória?
Microbiota residente: regularmente encontrados em uma área específica do corpo (como pele e muscosas). Caso seja removida é rapidamente reestabelecida.
		
Microbiota transitória: habitam a pele e as membranas mucosas por período curto de tempo. Em geral não causam doenças, mas não se estabelecem permanentemente.
9) Descreva as principais características dos leucócitos.
Os leucócitos têm como principal função proteger nosso organismo contra patógenos e organismos estranhos.
São classificados, de acordo com a sua estrutura vista em microscópio óptico, em granulosos e agranulosos.
Destroem os agentes estranhos, como as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso corpo e causam infecções e outras doenças.
10) A respeitos das respostas imunes:
Imune nata: A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos.
Imune adaptativa: A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor.
	11) Descreva as funções das células:
A – NK (natural killer): Reconhecem células infectadas e liberam citocinas inflamatórias matando a célula. Ativam macrófagos para fagocitarem as células destruídas. Possuem receptores de inibição e ativação 
B) Linfócitos T Citolíticos: Produzidos na medula óssea, maturam no Tino. Subdivide-se em Linfócitos CD8+ ou citotóxicos reconhecem e exterminam o agente infeccioso e is linfocitos T auxiliares.
C) Linfócitos T auxiliares (TCD4+): Estimula as células B de memória e a diferenciação dos Linfócitos B em plasmócitos . 
D) Linfócitos B: Produzidos e maturados na medula óssea; diferenciam-se em plasmócitos. Tem como função produzir anticorpos.
	12) A respeito da imunização, descreva a imunização passiva e ativa:
Imunidade Passiva: Pode ser adquirida sem que o sistema imunológico seja estimulado por um antígeno. Isso é realizado pela transferência de soro ou gamaglobulinas de um doador imune, para um indivíduo não imune. S células imunes de um indivíduo imunizado, podem ser usadas para transferir imunidade. A imunidade passiva pode ser adquirida naturalmente, através da amamentação, ou artificialmente, através de soro terapêutico.
Vantagem: Proteção Imediata.
Desvantagem: Proteção não duradoura, doença do soro, risco de hepatite e SIDA.
Imunidade Ativa: Neste tipo de imunidade, ocorre geração de células imunes quando o indivíduo é exposto a determinados antígenos, sendo imunidade duradoura. Pode ser adquirida naturalmente através de doenças, ou artificialmente através de vacinas. 
	13) Utilizando o critério de nutrição, como as bactérias podem ser classificadas?
Autotróficas: Produzem seu próprio alimento com uso de dióxido de carbono (CO²). 
Heterotróficas: Utilizam compostos orgânicos como fonte de energia.
De forma geral, quanto a forma de obtenção de energia, as bactérias são:
- Fototróficas: Utilizam lus como fonte de energia;
- Quimiotróficas: Utilizam compostos químicos como fonte de energia.
 
	14) Descreva como foi feito o experimento de Louis Pasteur:
Usou frascos com gargalos longos e finos; após a fervura, observou que o liquido no frasco permanecia estéril; quando quebrou o gargalo, percebeu crescimento microbiano.
Pasteur considerou que os microrganismos estavam no ar, e em contato com o caldo, proliferaram.
 
15) A respeito da organização das bactérias, descreva suas estruturas obrigatórias e suas estruturas facultativas:
Estruturas obrigatórias: Parede celular ( estrutura externa a membrana celular), ADN cromossômico ( contendo informações morfológicas e vitais para a célula), plasmídeo( ADN extra cromossomial), ribossomos ( organela citoplasmática onde ocorre síntese de proteínas).
Estruturas facultativas: Flagelo ( estrutura de locomoção bacteriana ), fimbrias/ pili ( filamentos finos e curtos, de função variável), endósporo ( forma preservada que se forma em situações de carência de água e nutrientes), cápsula ( estrutura externa a parede celular que confere vantagens a bactéria)
16) Descreva o que você entende sobre as teorias de biogênese e abiogênese:
São duas teorias que explicam o surgimento dos seres vivos de diferentes formas. A divergência entre elas é que de acordo com abiogênese ou geração espontânea, os seres vivos seriam originados apartir de matérias sem vida. Já a biogênese é resultante da observação de que seres vivos provem apenas de outros seres vivos, através da reprodução.
17) Quais foram as importantes contribuições de Robert Koch para a microbiologia como ciência?
Postulou a teria microbiana das doenças e identificou o bacilo da tuberculose.
18) Quanto as formas das bactérias, descreva cada uma:
Cocos – Tem o formato de uma esfera, e quando estão agrupados formam colônias.
Bacilo – Tem o formato de um bastonete.
Vibriões – Tem o formato de uma vírgula.
Espirilos ou Espiroquetas – Tem o formato de um espiral.

Continue navegando