Buscar

Resenha Const Dir Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
 Pós Graduação em Direito Civil e Processual Civil
Disciplina : Elementos do Direito Civil Constitucional
Aluna: Roselane Marques Leite 
RESENHA DE ARTIGO
I - Identificação da Obra:
BODIN de MORAES, Maria Celina. "A constitucionalização do Direito Civil e seus efeitos sobre a responsabilidade civil". Disponível em: htttp://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_constitucionalizacao_do_direito_civil_e_seus.pdf.
II - Resumo das ideias do autor
O texto aborda questões que condensam uma análise relativa a Constitucionalização do direito Civil, demonstrando a eficácia normativa do texto constitucional às relações privadas, o que historicamente não era compreendido. 
Ressalta que o Direito Civil não possuía muita credibilidade constitucional, tendo adquirido com o passar dos anos, inclusive, através da transmissão de valores agregado aos princípios no texto constitucional. Sendo claramente percebidos na interpretação e aplicação dos institutos civilistas, que outrora, havia regulação mínima fundado na tutela da propriedade e autonomia privada por influência histórica burguês e liberal. Ou seja, a regulação era voltada apenas para proteção do patrimônio.
A Autora coloca como cerne a questão, a responsabilidade civil como mecanismo de proteção dos interesses da pessoa humana, abordando o risco enfrentado na sociedade contemporânea, as cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados adotados pelo legislador na responsabilidade civil. Tornando necessário, a individualização dos princípios jurídicos e o preenchimento a partir do exame do caso concreto, para direcionar cada interpretação-aplicação do direito.
Sustenta que a responsabilidade civil caracteriza-se pela imputação da obrigação de indenizar ao sujeito causador do evento danoso e o dever de indenizar surge através do dano causado a outrem, entretanto, infinitas condutas humanas podem causar prejuízo a terceiro, tornando complexo a identificação das obrigações indenizáveis. Assim, o ordenamento jurídico pátrio, diferencia os danos lícitos e os danos ilícitos, reconhecendo como passíveis de indenização apenas o evento danoso relevante ponderado à luz dos princípios constitucionais.
Denota ainda que, a multiplicação das novas espécies de dano, é preocupante no que tange a banalização do dano moral e pela mercantilização das relações patrimoniais. Contudo, demonstra a luta da cidadania em defesa dos próprios direitos e a proteção dos interesses extrapatrimoniais, fruto do processo de constitucionalização da responsabilidade civil. Havendo a necessidade de rigor científico e objetividade na conceituação do dano moral, que deve ser tratado com maior seriedade e metodologia, em razão da proteção e defesa dos direitos da pessoa humana.
III - Conclusão da Resenhista
A Constituição da República de 1988, trouxe paradigmas axiológicos que transformaram a estrutura histórica do Direito Civil, fazendo predominar o interesse social sobre o interesse meramente individualista e patrimonialista. Verifica-se nitidamente a regulação mínima civilista através da transmissão de valores constitucionais como mecanismo da proteção à dignidade da pessoa humana, especialmente na imputação da responsabilidade civil.
Deste modo, conclui-se, que os argumentos do artigo, se mostram condizentes com a realidade do instituto da responsabilidade civil e sua aplicabilidade prática. Embora ainda existam lacunas quanto ao seu conceito, a autora Maria Celina Bodin, abre horizontes à visão da responsabilidade civil pela constitucionalização do Direito Civil.

Outros materiais