Buscar

Aula%204

Prévia do material em texto

Honra
 
EXCEÇÕES:
Exceções:
3. Injúria preconceituosa (Art. 14, §3º)
Injúriapreconceituosa
Racismo
(Lei 7.716/89)
Dolo
Injuriarpessoadeterminada
Discriminargrupo
Prescrição
Prescritível
Imprescritível(Art. 5º, XLII, CF)
Fiança
Afiançável
Inafiançável(Art. 5º, XLII, CF)
Açãopenal
Públicacondicionadaàrepresentação
Públicaincondicionada
⚠️ Atenção: Ação penal (Art. 145)
- Ação penal privada: regra!
- Ação penal pública condicionada à requisição do Ministro da Justiça: vítima for Presidente ou Chefe de governo estrangeiro (Art. 141, I)
- Ação penal pública condicionada à representação do ofendido: 
	. Se resultar lesão corporal leve (Art. 140, §2º) – (há quem entenda que é ação penal pública incondicionada)
	. Se a ofensa for dirigida à funcionário público no exercício das funções (Art. 141, II) - Súmula 714, STF
	. Se for injúria preconceituosa (Art. 140, §3º)
Crimes contra a honra x Liberdade de imprensa
O jornalista do Grupo Bandeirantes Ricardo Boechat foi condenado a seis meses e 16 dias de prisão por crime de calúnia contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). A sentença foi proferida pela 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo. A juíza Aparecida Angélica Correa converteu a pena para três meses de trabalho comunitário.
Boechat foi condenado por comentário feito no dia 11 de maio de 2011 na Rádio Band News, onde ancora o noticiário matinal. Após reportagem sobre o incidente em que o senador pemedebista tomou o gravador das mãos de um repórter, Boechat acusou o senador de corrupção e nepotismo.
O jornalista fez acusações sobre a atuação do irmão do senador como gestor do Porto de Paranaguá e afirmou que a aposentadoria que Requião recebe como ex-governador do Paraná era "um roubo".
No mesmo comentário, Boechat disse que Requião o perseguia por atribuir a ele a divulgação de uma notícia que acusava o político paranaense de haver violentado uma menor, e tratou de esclarecer que jamais havia feito tal afirmação. Fonte: www.jusbrasil.com.br
Paulo Henrique Amorim terá de cumprir pena por injúria racial contra Heraldo Pereira
O Ministério Público do Distrito Federal pediu à Justiça que determine o cumprimento imediato da pena do jornalista Paulo Henrique Amorim pelo crime de injúria racial. Ele foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão de comentários sobre o jornalista da TV Globo Heraldo Pereira. Segundo o processo, Amorim afirmou em um texto na internet que o colega era "negro de alma branca". Em 2009, Amorim publicou no site "Conversa Afiada" que o jornalista da TV Globo Heraldo Pereira era "negro de alma branca" e que não conseguiu revelar nada além de ser "negro e de origem humilde".
Uma decisão do Tribunal de Justiça de 2013 concluiu que houve crime de injúria racial e que a divulgação da frase em site contribuiu para aumentar o dano ao jornalista Heraldo Pereira.
"Se o réu divulga artigo que se restringe a criticar a vítima, sem qualquer dado concreto, referindo-se a esta como sendo pessoa que não conseguiu revelar nada além de ser 'negro e de origem humilde' e utilizando expressões como 'negro de alma branca' resta caracterizado o crime de injúria preconceituosa", diz a decisão. Fonte: www.g1.globo.com

Continue navegando