APOL Lngua Estrangeira Moderna Ingls Fundamentos e Metodologias na Educao Bsica
5 pág.

APOL Lngua Estrangeira Moderna Ingls Fundamentos e Metodologias na Educao Bsica

Disciplina:Apol436 materiais1.385 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto a seguir: 
“A aprendizagem é um processo consciente, é o saber a respeito de uma nova língua, é o conhecimento formal gramatical do sistema linguístico. [...] Este conhecimento por si só não garante a aquisição, o qual define como um processo subconsciente de assimilação natural, intuitivo, fruto de interações em situações reais de convívio humano em que o aprendiz participa como sujeito ativo, desenvolvendo habilidade prático-funcional sobre a língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CITTOLIN, S.F. A afetividade e a aquisição de uma segunda língua: a teoria de Krashen e a hipótese do filtro afetivo.<http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/simone6.htm>. Acesso em: 13 set. 2017.
Segundo o texto-base Ensino de língua estrangeira para crianças: o papel do professor, quando o aluno aprende uma língua em um país na qual ela não é usada, ele tem menos contato com a língua do que uma pessoa que aprende em contexto de imersão, que está mais exposta às experiências com a língua. Pensando, portanto, no contexto da sala de aula, como ocorre a aprendizagem de língua? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	A aprendizagem não é suficiente, não podendo ser comparada à aprendizagem contextualizada em imersão.

	
	B
	A contextualização deve partir do aluno e os insumos devem ser buscados de maneira individual.

	
	C
	Cabe à instituição prover o contato com a cultura do país, pois não há aprendizagem fora da imersão.

	
	D
	Cabe à família oferecer oportunidades de contato com a língua no país de origem, para que as experiências forneçam a base necessária de aprendizagem.

	
	E
	Cabe ao professor fornecer o insumo necessário e propiciar o aprendizado da língua em atividades dentro da sala de aula.

Questão 2/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Compreender e refletir acerca das transformações que se dão no âmbito dos métodos de ensino de línguas é relevante para que consigamos compreender e nos situar com maior segurança na realidade em que atuamos, bem como compreender mais profundamente os papéis que desempenhamos de acordo com as escolhas que fazemos quando planejamos um curso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40350/3/2ed_ing_m1d1.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), sobre métodos e abordagens a partir da conceitualização de Almeida Filho, relacione corretamente os itens a seguir às suas respectivas características: 

1. Metodologia
2. Método
3. Abordagem 
(  ) Trata da materialidade de ensino, fórmula estável de ação pedagógica.
(  ) É o conjunto de ideias que justificam o ensinar de uma certa maneira.
(  ) É o conjunto potencial de crenças, conceitos, pressupostos e princípios que orientam e explicitam não só as experiências diretas, mas também as outras dimensões do processo complexo (a operação) de ensinar uma língua. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3

	
	B
	3 – 1 – 2

	
	C
	2 – 1 – 3

	
	D
	1 – 3 – 2

	
	E
	2 – 3 – 1

Questão 3/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Abordagem é entendida como ‘posições teóricas e crenças sobre a natureza da linguagem, a natureza da aprendizagem de línguas e a aplicabilidade de ambas no contexto pedagógico’, enquanto que Método é entendido como ‘um conjunto geral e prescrito de especificações da sala de aula para se atingir objetivos linguísticos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, G. A. A era pós-método: o professor como um intelectual. <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/28979/16359>. Acesso em: 13 set. 2017
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), em relação ao termo abordagem, considere as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	O termo abordagem emerge a partir do século XV, nomeando o método conhecido como método direto.

	
	B
	O termo abordagem baseia-se em saberes empíricos, construídos em sala de aula, a partir da relação professor-aluno.

	
	C
	O termo abordagem teve suas bases concretizadas a partir de experiências práticas, construídas a partir de ideias cognitivistas.

	
	D
	O termo abordagem surge a partir de pesquisas científicas no campo da psicologia comportamental e da linguística estruturalista.

	
	E
	O termo abordagem é derivado do latim cognoscere ('conhecer') e é baseada em antigas tradições de investigação acerca do pensamento e de processos de resolução de problemas.

Questão 4/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O período crítico, como conhecido e debatido por diversos pesquisadores, é entendido como aquele período de relativa plasticidade, no qual há a possibilidade de uma mudança relevante no domínio neural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONA, C. A aquisição de uma segunda língua e os argumentos acerca da existência de um período crítico. <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/4183/3219>. Acesso em: 13 set. 2017. 
Segundo o texto-base A aprendizagem de língua estrangeira nos anos iniciais do ensino fundamental, em relação aos estudos de Lenneberg sobre período crítico, considere as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	O cérebro do adulto, por já ter armazenado grandes quantidades de conhecimento, é o mais predisposto à aquisição de linguagem.

	
	B
	O período da puberdade coincide com a conclusão do processo de lateralização do cérebro, o que justifica a perda da predisposição biológica para aquisição da linguagem.

	
	C
	O período da puberdade está relacionado à centralização da predisposição biológica para aquisição de uma segunda língua.

	
	D
	O cérebro do idoso, por já ter acumulado grandes quantidades de informações, passa pelo processo de lateralização, o que corrobora para que tenham dificuldades de assimilação de uma segunda língua.

	
	E
	Não existe um período específico no qual existe maior ou menor facilidade para a aquisição da linguagem; há, apenas, o processo de estímulo e resposta.

Questão 5/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto a seguir: 
“No século XIX podemos identificar três etapas em relação ao ensino de língua estrangeira. Na primeira, acontece uma lenta incorporação das línguas estrangeiras no currículo das escolas secundárias; na segunda (por volta dos anos 1850), surge o ensino utilitário que foi decorrente da aproximação das nações europeias, em um contexto em que as pessoas sentiam interesses e necessidades práticas para aprenderem línguas.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40350/3/2ed_ing_m1d1.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), um acréscimo importante para a área é a tentativa de uma definição mais precisa do termo metodologia. Em relação ao termo metodologia, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo metodologia ganha destaque com a evolução dos estudos sobre a pedagogia de ensino de línguas.
II. Tentativas são feitas para tentar dissociar o termo metodologia do termo planejamento,