Buscar

Av. DIss. - O currículo como instrumento ...

Prévia do material em texto

- Crítica presente na sociedade acerca do papel que tem sido desempenhado pela escola e consequentemente pelo currículo. Segundo essa crítica, a escola tem contribuído principalmente para que tipos de práticas?
O ser humano é um ser social e sociedade é, em si, uma concepção política onde encontraremos e repetiremos valores, conceitos e aprendizados. Toda a complexidade social encontrada em uma sociedade é, portanto, reproduzida em um contexto escolar, pois 
todo e qualquer processo de ensino-aprendizagem se insere em um contexto mais amplo de constituição da pessoa, porque a aprendizagem na escola não se efetua como um processo paralelo e dissociado de outras vivências e de outras instâncias de apreensão e compreensão da realidade. (Penin, in Ribeiro, p. 6)
A Educação, segundo Gadotti (2010), é muito mais vivenciada do que pensada. E a vivência de uma criança se dá tanto dentro quanto fora da escola, elas não são ações separadas mas se completam enquanto formadoras do sujeito. 
É falso dizermos que a escola não tem participação no processo de transformação social. Ela tem um papel fundamental no desenvolvimento do processo social mais amplo (LEITE, 1989). Ainda segundo o mesmo autor, pela 
visão idealista-liberal, em que a Escola é vista como instrumento de democatização e integração, na medida em que, sendo de boa qualdiade, poderia garantir uma condição de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos. Tal concepção mostrou-se inviável, pelo menos até hoje, uma vez que não se pode falar em igualdade de oportunidades sem que exista igualdade de condições, o que não caracteriza o nosso sistema capitalista.
A parágrafo acima demonstra que o sistema escola reflete, na verdade, a ideologia dominante, tornando-se uma reprodução das desigualdades e das injustiças sociais. PÁGINA 8 APOSTILA
Todas as questões levantadas atualmente acerca do ambiente escolar enquanto espaço formador são decorrentes das transformações pelas quais a sociedade contemporânea está sofrendo. 
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed.. São Paulo: Ática, 2010.

Continue navegando