Buscar

Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201201816963 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201816963 - POLIANA DIAS PEREIRA
	Professor:
	SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/03/2015 16:09:24
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202484506)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Lori Tansey, especialista em ética empresarial, a ética dá lucro às empresas. Comente a afirmação de Tansey com base nas aulas, textos e discussões em sala.
	
	
Resposta: A ética está intimamente ligada ao bom desenvolvimento de uma empresa e ao seu aumento nos lucros, pois uma organização que age dentro dos preceitos éticos, criando uma ambiente de trabalho favorável e respeitoso a todos os funcionários e aos stakeholders, adquire a confiança e admiração de seus clientes, conseguindo a fidelidade dos mesmos e aumentando a longevitude desta empresa. Não podemos esquecer que se trabalha e se produz melhor em um ambiente de respeito.
	
Gabarito: A ética empresarial compete mudança nas relações internas, nas relações com o meio ambiente, com a comunidade e com os clientes. Criando mudanças na perspectiva de sustentabilidade, relações de trabalho respeitosas, e relação inclusiva com a comunidade. E por fim uma relação transparente com os clientes. sendo assim, as empresas conseguem uma maior rentabilidade e inclusive influenciar outras no mercado.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202469176)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	[...] Entre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social de uma organização, destaca-se o Balanço Social. O Balanço Social é uma ferramenta de gestão que permite demonstrar as ações sociais de cidadania desenvolvidas em um determinado período, e está sendo utilizado por empresas, em todos os países, para avaliar o nível da responsabilidade corporativa. Publicando o seu Balanço Social, a empresa torna transparente a sua atuação e assume um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta. Segundo a autora, uma das atividades importantes a serem desenvolvidas por empresas que atuam com responsabilidade social é a publicação do chamado Balanço Social, visto que este mostra quanto as empresas lucraram com as atividades de auxílio à comunidade. [...] SANTOS, Elenice Roginski. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2014 (adaptado). Considerando as informações apresentadas no texto acima, faça o que se pede nos itens a seguir: a) É correto afirmar que uma das atividades importantes a serem desenvolvidas por empresas que atuam com responsabilidade social é a publicação do chamado Balanço Social? (pontuação: 1/3 do valor total da pontuação atribuída a questão) b) Explique de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(am) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema, utilizado para sua resposta no item "a". (pontuação: 2/3 do valor total da pontuação atribuída a questão)
	
	
Resposta: Sim, pois tornam públicas se uma organização tem responsabilidade social investindo em programas sociais, ajudando assim a minimizar as desigualdades existentes, como a exemplo da fome, se não polui, se não degrada a natureza. Ccom isto ela consegue a admiração e respeito da sociedade e sendo assim, adquire também a lealdade de seus clientes. A empresa só é socialmente responsavel caso se envolva com os problemas da sociedade e essa ação é demonstrada pelo Balanço Social que é mais do que uma ferramenta contábil, ela é uma ferramenta de gestão, que demonstra de maneira clara e transparente a responsabilidade social de uma organização em relação a itens economicos, sociais e ambientais.
	
Gabarito: Resposta esperada: A assertiva apresentada no texto está incorreta, uma vez que, a publicação do Balanço Social tem caráter voluntário e não obrigatório. Fundamentação baseada no conteúdo: O sociólogo Herbert de Souza iniciou, então, uma campanha com o seu artigo publicado em 1997, pela publicação voluntária do Balanço Social, no reconhecimento das empresas públicas ou privadas como agentes essenciais no processo de desenvolvimento social.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A assertiva apresentada no texto está incorreta, uma vez que, a publicação do Balanço Social tem caráter voluntário e não obrigatório. Fundamentação baseada no conteúdo: O sociólogo Herbert de Souza iniciou, então, uma campanha com o seu artigo publicado em 1997, pela publicação voluntária do Balanço Social, no reconhecimento das empresas públicas ou privadas como agentes essenciais no processo de desenvolvimento social.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201201921665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cultura da sociedade institui uma moral para seus membros. Nesse sentido, ao contrário da reflexão ética que racionaliza a moral, a moralidade histórica é pôr-se de acordo com as regras
	
	
	globais, podendo-¿se desobedecê-las sempre que se quiser.
	 
	morais do grupo social em que se vive, internalizando-as
	
	filosóficas que pregam a desobediência das leis da sociedade.
	
	das diferentes religiões praticadas em um grupo social.
	
	científicas, para manter a razão fora do alcance da legislação jurídica
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201201924410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
	
	
	Dom Quixote
	
	Ética Social
	
	O Capital
	 
	A Ética protestante e o espírito do capitalismo
	
	A Ética protestante
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201201921720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
	
	
	o verdadeiro sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
	 
	o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.
	
	a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	
	a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202167918)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No exemplo dado em aula, segundo o qual uma companhia obriga seus funcionários a fazer exames de detecção de uso de drogas e álcool, visando a evitar acidentes operacionais, o dilema dos valores caracteriza-se pela dificuldade em se saber o que é ético. A partir dos conteúdos estudados, neste caso específico, a ética organizacional exige que a empresa dê prioridade:
	
	
	À lucratividade dos acionistas e investidores da empresa
	 
	À prevenção de acidentes que geram prejuízos materiais
	 
	Ao respeito à privacidade dos funcionários
	
	Aos acordos comerciais que regem a navegação internacional
	
	Aos usos e costumes vigentes nos países onde a empresa atua
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202141544)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Podemos definir meio ambiente como:
	
	
	conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada.
	
	o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.
	
	o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico.
	 
	a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
	
	o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202166537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O fato de não ter sido levado em conta a questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo. Cite dois exemplos
	
	
	Cobre e Prata;
	
	Níquel e Ouro;
	 
	Mercúrio e Chumbo;
	
	Zinco e Prata.
	
	Ouro e Prata;
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202168140)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O chamado Terceiro Setor é formado pelas organizações não governamentais (ONG), atualmente denominadas organizações sociais civis de interesse público (OSCIP). Pelo que foi estudado nas aulas online, e segundo a opinião de estudiosos, a razão da existência dessas organizações deve-se à:
	
	
	Atual rivalidade existente  entre as empresas responsáveis pela economia mundial
	
	Falta de alternativa para se satisfazer a necessidade de moradia para moradores de rua
	 
	Busca do lucro a qualquer custo e à burocracia que entrava a ação governamental
	
	Falta de emprego para a maioria da população, em alguns países do hemisfério sul
	
	Preocupação das entidades religiosas de todos os credos em proteger os pobres e oprimidos
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202128326)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as assertivas abaixo marque a única que está incorreta:
	
	
	b) A ISO 14001 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo;
	 
	c) SA 8000 é uma Lei de caráter multinacional com conceitos muito fortes de proteção à criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, segurança e discriminação;
	 
	d) A NBR 16000 é uma norma que se preocupa com a criação, por parte das empresas, de um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz;
	
	a) A ISO 9000 visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio com foco principal na satisfação do cliente e consumidor;
	
	e) A OHSAS 18001 é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional;

Outros materiais