Buscar

BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BENEFÍCIOS DA HIDROTERAPIA NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
 
 
 
 
Benefícios da Hidroterapia no Período Gestacional: Uma Revisão de Literatura
A Hidroterapia se mostra um dos recursos terapêuticos utilizados na Fisioterapia no sentido de promover qualidade de vida a gestante, bem como minimizar as complicações advindas desse período. Diante das transformações que ocorrem no corpo gestacional é comum o aparecimento de queixas e desconfortos. Assim, objetivou-se analisar os benefícios proporcionados pela intervenção hidroterapeutica durante a gestação. O estudo envolve uma pesquisa de caráter bibliográfico utilizando trabalhos cientificados que contemplam o tema em questão. A literatura levantada revela que as habilidades da fisioterapia associadas à prática em imersão interferem positivamente no decorrer da gestação.
Palavras-Chave: Gestação. Fisioterapia. Hidroterapia. Qualidade de Vida.
Benefícios da Hidroterapia no Período Gestacional: Uma Revisão de Literatura
 Problema: De que forma a hidroterapia pode minimizar as complicações advindas do período gestacional? 
Objetivo Geral: 
 Analisar a abordagem fisioterapêutica na aplicação da hidroterapia durante o ciclo gravídico, bem como as contribuições proporcionadas por tal estratégia na qualidade de vida da mãe e da criança.
Objetivos específicos:
 Descrever as complicações na qual a mulher esta submetida no decorrer da gestação;
Relatar de que forma se dá a abordagem fisioterapêutica no cuidado a gestante com o uso da terapia em imersão;
Apontar os benefícios proporcionados pela associação hidroterapia-gravidez.
Benefícios da Hidroterapia no Período Gestacional: Uma Revisão de Literatura
Objetivos específicos:
 Descrever as complicações na qual a mulher esta submetida no decorrer da gestação;
Relatar de que forma se dá a abordagem fisioterapêutica no cuidado a gestante com o uso da terapia em imersão;
Apontar os benefícios proporcionados pela associação hidroterapia-gravidez.
Introdução
O ciclo gravídico é um período na qual o organismo feminino passa por diversas transformações, tanto fisiológicas como funcionais, adaptando-se para o crescimento e desenvolvimento do feto (OLIVEIRA et al, 2010). 
As alterações ocorrem no sistema hormonal, musculoesquelético, cardiovascular, respiratório, tegumentar, gastrointestinal e psicológico (CASTRO et al, 2009). 
Dessa forma, faz-se necessário a adoção de múltiplos cuidados durante a gestação, a fim de minimizar os riscos da mãe e da criança, já que organismo feminino nesse período esta sujeito a intensas modificações. 
Introdução
Souza e Megia (2009) lembra que o Ministério da Saúde (2001) relata a gravidez não como um estado patológico, nem como uma debilidade de doenças que geram inatividade, mas como uma fase de diversas modificações anatômicas, fisiológicas e hormonais somado a transformações musculoesqueléticas, emocionais, circulatórias e respiratórias, estimulando adequadamente o feto para que o mesmo possa crescer e se desenvolver durante esse período. 
Introdução
Santos et al, (2011) ressalta que a fisioterapia dispõe de diversos recursos terapêuticos e técnicas, com o objetivo de aliviar e prevenir as dores e os desconfortos ocasionados pelas mudanças resultantes da gestação. Um desses recursos comumente objetivando o alcance de benefícios a gestante é a terapia em imersão, denominada Hidroterapia ou ainda Hidrocinesioterapia.
Hidroterapia é considerada um recurso terapêutico que utiliza a água como meio para efetuar a cinesioterapia, pois apresenta propriedades específicas que favorece a realização de exercícios em três dimensões facilitados pela ação da gravidade reduzida.
Metodologia
 Este estudo constitui-se de uma revisão de literatura, realizada entre os meses de Março e Maio de 2014, para tanto, realizou-se a consulta de livros do acervo da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, em Caxias (MA) e a artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do Scielo e Bireme, a partir das fontes MEDLINE e LILACS.
Desenvolvimento
 A mulher grávida sofre intensas alterações multissistêmicas, dentre as quais se destacam:
Sistema Cardiovascular
Há intensas alterações hemodinâmicas, como aumento do volume sanguíneo. Há ainda o aumento do débito cardíaco e, ao mesmo tempo, diminuição da pressão arterial média (MARTINS et al, 2008)
Sistema Respiratório
As funções pulmonares são também bastante alteradas durante a gestação. Na gestação há um aumento de 10 a 20% no consumo de oxigênio. (ALLEGRETTI, 2008)
Desenvolvimento
Sistema Musculoesquelético
No sistema musculoesquelético, as alterações nos níveis dos hormônios relaxina e progesterona nos ligamentos se mostram profunda, produzindo uma redução sistêmica da força tensiva ligamentar (Kisner, Colby, 2005)
As alterações hormonais em associação com o crescimento das mamas podem desencadear uma série de modificações posturais, dentre as quais incluem: hiperextensão de joelhos, aumento das curvaturas da coluna lombar, dorsal e cervical, acompanhada de uma projeção dos ombros. (Strassburguer; Dreher, 2006)
Desenvolvimento
Sistema Gastrointestinal
No período da gravidez, o aumento nos níveis de progesterona e estrogênio leva a diminuição do peristaltismo do estômago e intestino podendo causar a contispação intestinal, e este associado ao aumento da pressão nas veias, pode provocar hemorroidas (MARTINS et al 2008)
Sistema Geniturinário
Na gestação há um aumento no suprimento sanguíneo para o trato urinário. Ocorre ainda aumento do tamanho e do peso dos rins, da taxa de filtração glomerular e aumento da função dos túbulos renais. (Kisner, Colby, 2005; MARTINS et al 2008)
Desenvolvimento
Conduta Fisioterapeutica
Os objetivos cinesioterapeuticos em relação aos exercícios resistidos vão de intensidade leve a moderada promovendo melhoria na resistência muscular global, na flexibilidade muscular e fortalecimentos, alongamentos visando trabalhar o corpo todo onde a gestante passa a suportar melhor o aumento de peso e as alterações posturais decorrentes da gestação (LIMA e OLIVEIRA, 2005). 
O primeiro passo a ser feito antes de iniciar um programa de exercícios preventivos ou terapêuticos é a avaliação, que deve incluir uma anamnese seguida de uma avaliação física. As informações coletadas serão de fundamental importância para a conduta e direcionamento do tratamento. (MARTINS; ARZANI; LUCAS, 2008) 
Kisner e Colby (2005) apontam que as principais indicações para o exercício aquático incluem: facilitar os exercícios de amplitude de movimento, facilitar atividade com descarga de peso, prover acesso tridimensional ao paciente, facilitar os exercícios cardiovasculares, minimizar o risco de lesões e favorecer o relaxamento ao paciente.
Desenvolvimento
Segundo os autores, outro ponto bem importante, é que não se deve objetivar o aumento do condicionamento físico, pois no período gestacional ocorre exatamente o inverso: sua resistência inicial tende a diminuir (CHISTÓFALO; MARTINS; TUMELERO, 2003) 
Devem ser realizados alongamento, exercícios aeróbicos, exercícios respiratórios e perineais, muscular localizados, trabalho de equilíbrio e propriocepção e reeducação postural. (MARTINS; ARZANI; LUCAS, 2008)
Faz-se necessário tomar algumas precauções como: a temperatura da água deve estar entre 26º e 32º; observar uma freqüência cardíaca de, no máximo, cento e quarenta batimentos por minuto; evitar manobra de valsava; evitar saltos com projeção vertical acentuada. (MARTINS; ARZANI; LUCAS, 2008;) 
Desenvolvimento
Benefícios da Hidroterapia
A terapia na água é prazerosa e eficaz. Utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos da imersão do corpo
em piscina aquecida como recurso que ajuda na reabilitação ou prevenção de alterações (Faria et al, 2012).
A terapia aquática oferece algumas vantagens como: relaxamento do corpo em sua totalidade; alivio do quadro álgico na coluna, oferecendo maior e melhor equilíbrio ao corpo; redução do peso do corpo nas articulações do quadril, coluna e membros inferiores, facilitando assim uma melhor postura; melhora da condição cardiorrespiratória; aumento da força e flexibilidade; fortalecimento da musculatura postural dando maior condição de equilíbrio à gestante fora da água, além de proporcionar sensação de bem-estar. (Oliveira et al)
Desenvolvimento
De acordo com Allegretti (2008), o condicionamento aquático ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Estando na água, o corpo se livra do excesso de água e sal naturalmente.
Rosa e Chiumento (2008) realizaram um estudo de caso-controle com gestantes que se encontravam no ultimo trimestre de gravidez. Os resultados obtidos se mostram benéficos às gestantes do grupo tratado em água, pois essas relataram diminuição de dores lombares, redução de peso corporal e melhor capacidade funcional para realizar atividades de vida diária (AVDs). 
Um estudo de caso realizado por Sebben et al (2011), envolvendo o tratamento de lombalgias em duas gestantes utilizando a hidroterapia , analisou a influencia do uso desse tratamento na Escala Analogica Visual (EVA) antes e após a implementação. Verificou-se que as manifestações individuais de dor das gestantes, apresentaram diminuição significativa, sendo que ambas apresentavam um grau de dor considerado acima da média e ao término da intervenção hidroterapêutica, ambas apresentaram grau zero de dor.
Desenvolvimento
Conclusão
Durante a gestação, alterações morfológicas e fisiológicas sofridas pela gestante são profundas e multissistêmicas. Recentemente, diversos estudos vêm comprovando os inúmeros benefícios que a atividade física traz para a mãe e para o feto.
A Hidroterapia fornece diversos benefícios às gestantes, como o bom desenvolvimento do bebê, equilíbrio dos sistemas nervosos, disposição física, melhoria da oxigenação, entre outros. Os métodos aplicados na hidroterapia se mostraram eficientes na redução da dor lombar no período gestacional, além de melhorar a flexibilidade e a mobilidade do tronco, proporcionando melhora também da qualidade de vida e durante a realização das atividades de vida diária por estas gestantes. O uso desse tipo de recurso na Fisioterapia trará a gestante um forte componente de promoção a saúde, proporcionando efeitos significativos na sua qualidade de vida, melhorando seu estado físico e emocional.
Conclusão
Referências Bibliográficas
ALCÂNTARA, Nayara Neves de; JARDIM,Samuel Henrique Oliveira; VITORINO, Débora Fernandes de Melo; LIMA, Vanessa Pereira de. Influência da Hidroterapia nas Variáveis Cardiorrespiratórias na Gestação. Rev Neurocienc - 2012; in press. Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3847135/os_beneficios_da_fisioterapia_na_lombalgia_gestacional.pdf> Acesso em 12 de maio de 212.
 
ALLEGRETTI, Rafael Corcione. Agua como Recurso Terapêutico no Período Pré-Natal.Disponível em: https://www.uva.br/sites/all/themes/uva/files/pdf/agua_como_recurso_terapeutico_no_periodo_pre_natal.pdf> Acesso em 19 de maio de 2014.
 
ALVES, Tânia. Efeitos da Fisioterapia na Qualidade de Vida da mulher durante o Período Gestacional: Revisão Sistemática. Biblioteca Digital – Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Disponível em: http://bdigital.unipiaget.cv:8080/jspui/handle/10964/499> Acesso em 18 de maio de 2014.
 
ASSIS, R. G. de.; TIBÚRCIO, R. E. S. Prevalência e características da Lombalgia na gestação: um estudo entre gestantes assistidas no programa de pré-natal da Maternidade Dona Íris em Goiânia. 2004. Trabalho (Conclusão do curso de Fisioterapia) – Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2004.
CASTRO, Denise Maria Simão et al. Exercício físico e gravidez: prescrição,benefícios e contraindicações. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/cienciasaude/article/view/737/858> Acesso em 10 de maio de 2014.
 
COFFITO – Conselho Federal de Terapia e Terapia Ocupacional. Definição de Fisioterapia. Disponível em: http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=27> Acesso em 10 de maio de 2014.
 
COSTA, Sheila Bezerra Costa; ASSIS, Thiago de Oliveira. Hidrocinesioterapia como tratamento de escolha para lombalgia gestacional. Rev. Tema, Campina Grande, v. 9, n. 13/14, Julho 2009 / Junho 2010. Disponível em: http://revistatema.facisa.edu.br/index.php/revistatema/article/view/41/pdf> Acesso em: 20 de maio de 2014.
 
CRISTÓFALO, Cristiane; MARTINS, Ariane Jacon; TUMERELO, Sérgio. A Prática de exercícios Físicos durante a Gestação. Rev. Digital Buenos Aires – nº 59, Abril de 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd59/gestac.htm> Acesso em 15 de maio de 2014.
GOMES, Amanda de Almeida; OLIVEIRA, Cláudia de. Fisioterapia Uroginecológica na Gestação e no Trabalho de parto - Revisão bibliográfica. Pós Graduação em Fisioterapia Aplicada à Uroginecologia, Obstetrícia e aspectos Mastológicos – Faculdade Àvila. Disponivel em: http://www.portalbiocursos.com.br/artigos/uroginecologia/11.pdf> Acesso em 15 demaio de 2014.
Referências Bibliográficas
FARIA, Thaís Rayanne; ALVES, Débora Almeida Galdino; LEITE, Jacqueline Maria Resende Silveira. Efetividade da Hidroterapia em Gestantes com Lombalgia. In: VII Seminário de Iniciação Científica. Unilavras. Disponível em: http://www.unilavras.edu.br/pesquisa/resumos/FAPEMIG/Thais-Rayanne-Faria.PDF> Acesso em 13 de maio de 2014.
 
KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn A. Exercícios Terapêuticos - Fundamentos e Técnicas. 4 ed. SãoPaulo: Manole, 2005.
 
LAMEZON, Ana Cristina; PATRIOTA,Ana Lydia Valvassori Ferreira. Eficácia da Fisioterapia Aquática Aplicada d Gestantespara Prevenção e Tratamento da Lombalgia – Revisão Sistemática. Rev.Terra e Cultura; n.41; Ano 20. Disponivelem: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/41/Terra%20e%20Cultura_41-14.pdf > Acesso em 15 de maio de 2014.
 
MARTINS, Ana Carolina Venezuela Martins; ARZANI, Simone Aparecida; LUCAS, Thais Germani. Atividades Terapêuticas para Gestantes: Centro e Reabilitação Física Dom Bosco. UNISALESIANO, 2008, 78p. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/46124.pdf> Acesso em: 15 de maio de 2014.
Referências Bibliográficas
OLIVEIRA, Camila Fernandes Piveta; BARROS, Deiner José Morani; ARAÚJO, Franciele Aparecida Bazanini de; COSTA, Ana Cláudia de Souza; LIMA, Ana Beatriz. A Incidência de Dores Musculoesqueleticas na Gestaçao. Revista Científica do Unisalesiano –SP, ano 1, n.2, jul/dez de 2010. Disponível em: http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no2/artigo26.pdf> Acesso em: 18 de maio de 2014.
 
PANTOJA, Maria de Nazaré Lopes; SOUSA, Dayana Priscila Mejia de. Abordagem Fisioterapêutica em Gestantes com Lombalgia. In Pós-graduação em Fisioterapia em Uroginecologia, Obstetrícia e Mastologia – Faculdade Ávila. Disponível em: http://www.portalbiocursos.com.br/artigos/uroginecologia/08.pdf> Acesso em 19 de maio de 2014.
 
PREVEDEL, Tânia Terezinha Scudeller et al . Repercussões maternas e perinatais da hidroterapia na gravidez. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 1, fev.  2003 .   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032003000100008&lng=pt&nrm=iso Acesso em  15 de maio  2014.  
 
ROSA, Fernanda Carvalho da Rosa; CHIUMENTO, Lisiane Fabris. Análise da Influência da Fisioterapia Aquática sobre a capacidade para a realização das atividades de vida diária em gestantes no ultimo trimestre de gestação. Disponível em: http://www.aquabrasil.info/Artigos/Pdf%20artigo%20Fernanda.pdf> Acesso em 17 demaio de 2014.  
Referências Bibliográficas
SANTOS, Bruna Raphaela Marques dos Santos; ROSSINOLI, Caroline; COSTA, Ana Claudia de Souza. Importância da Hidroterapia
na qualidade de vida da gestante. In: UNISALESIANO. III Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0058.pdf> Acesso em: 17 de maio de 2014.
 
SEBBEN, V.; PEUSSOLO, C.; GUEDES, J.M.; TOURINHO, H. F. Tratamento Hidroterapêutico na Dor Lombar em Gestantes. PERSPECTIVA, Erechim. v.35, n.129, p. 167-175, março/2011. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/new/site/pdfs/perspectiva/129_164.pdf> Acesso em 18 de maio de 2014.
 
SIMONE Z. STRASSBURGER, Simone Z.; DREHER, Daniel Z. A fisioterapia na atenção a gestantes e familiares: relato de um grupo de extensão universitária. 
Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 16, n. 1, jan./mar. 2006. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=445385&indexSearch=ID> Acesso em 10 de maio de 2014.
 
SOUZA, Patrícia Silva de; MEGIA, Dayana Priscila Maia. Os benefícios da fisioterapia nas alterações posturais em grávidas do 3º ao 9º mês. In Pós Graduação em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em Terapia Manual – Faculdade Ávila. Disponível em: http://www.portalbiocursos.com.br/artigos/ortopedia/78.pdf> Acesso em 10 de maio de 2014.
Referências Bibliográficas
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais